Hub de negócios focado na logística agro e alimentício conecta produtores diretamente a varejistas
A startup FreeHub é a primeira plataforma digital focada em agro e alimentos com centro logístico de custo de armazenagem zero para produtores
Muito embora os setores agro e alimentício estejam em constante expansão – principalmente pela demanda gerada pelo crescimento populacional -, não são poucos os desafios enfrentados pelos agricultores no processo de entrega de seus produtos, e, dentre eles, a logística seja, talvez, o mais desafiador.
Geralmente, por conta dos custos com transporte de cargas, varejistas compram lotes fechados de produtos. Essa dinâmica tende a tornar menos competitivos pequenos produtores e varejistas que não fazem parte de grandes redes.
Com o propósito de conectar diretamente produtores rurais a importadores e fabricantes com os varejistas de todo o país, sem intermediários, além da possibilidade de fracionar a carga armazenada de forma a atender todos os públicos, nasceu a startup FreeHub, uma plataforma digital focada no setor de alimentos que oferece soluções de conectividade 24 horas por dia e espaço físico dedicado a centros logísticos e de distribuição.
“Partimos de uma visão sobre a necessidade de criar um ambiente de negócios seguro e rápido, onde cliente e fornecedor pudessem realizar transações fracionadas a qualquer momento. É um diferencial competitivo aos varejistas que não fazem parte de grandes redes, ao permitir as compras diretas de quem produz. Da mesma forma, facilita a distribuição de alimentos no atacado, de maneira clara e facilitada, utilizando nosso centro de distribuição a custo zero. Aos produtores é um meio de garantir as vendas, chegar a novos clientes e reduzir as perdas dos produtos perecíveis. A partir da tecnologia e inovação, a economia acontece para toda a cadeia”, destaca João Tomazeli, um dos idealizadores da FreeHub.
Oferecendo propostas de otimização e, geralmente, se utilizando da tecnologia como aliada, as startups focam na busca por soluções inteligentes, redução de custos e, consequentemente, aumento do lucro no setor em que atuam, e com a FreeHub não é diferente.
Com um hub logístico estrategicamente localizado, próximo às principais rodovias de São Paulo, de modo a facilitar tanto as entregas como as retiradas, a startup oferece serviço de armazenagem a custo zero aos produtores parceiros. Com a eliminação de intermediários do setor logístico e de armazenagem, a FreeHub permite que as cargas sejam fracionadas e vendidas e negociadas em menores quantidades. A empresa conta ainda com o serviço survey de carga, onde os alimentos são inspecionados e têm seus estados divulgados assim que entram no hub, proporcionando credibilidade ao produtor e segurança ao comprador. Além disso, o produtor pode optar por utilizar a frota logística da FreeHub ou retirar ele mesmo seu produto.
“Quando pensamos em alimentos frescos como frutas, legumes e verduras, a agilidade de entrega é fator determinante para garantir a qualidade do que será ofertado ao consumidor. Observando essa demanda crescente do last mile e alguns gaps enfrentados pela cadeia de alimentos, tivemos a ideia de agregar modernidade e inovar, desde o campo até a mesa dos brasileiros. Por meio da FreeHub, o produtor, importador ou fabricante podem cadastrar seus produtos, identificando sua localização e previsão de disponibilidade. Ao varejista, é um novo canal de vantagens que permite a compra direta com os fornecedores, a qualquer momento e de maneira fracionada”, explica João Tomazeli.
Tudo isso é possível graças à plataforma online inovadora da FreeHub, em que além de conectar diretamente os produtores aos varejistas de todo o Brasil, ainda lhes oferece uma linha de crédito pré-aprovado.
Com crédito segurado por instituições financeiras parceiras, todas as transações realizadas pela plataforma, ainda que sejam de alto valor, são instantâneas e oferecem segurança, tanto para quem compra, quanto para quem vende. Além disso, cada vendedor pode cadastrar uma lista de CNPJs, o que permite aos clientes efetuarem compras sem contabilizar em sua linha de crédito, com garantia e confiança direta pelo vendedor.
De forma prática, transparente, segura e lucrativa, o propósito inovador da FreeHub é encurtar as distâncias e gerar economia para a cadeia produtiva como um todo ao atender com inteligência a última milha do processo.
Sobre a FreeHub
Startup voltada ao comércio digital de alimentos, a FreeHub é a primeira plataforma de negócios omnichannel para o mercado Agro e FLV 24/7. Com o propósito de agregar velocidade às negociações, de forma prática, transparente, segura e lucrativa, por meio da conexão direta entre produtores rurais, importadores e fabricantes com os varejistas de todo o país, a solução integra todos os pontos da cadeia de alimentos, da origem às redes de supermercado. Como ponto de encontro para as negociações, a FreeHub oferece, ainda, uma estrutura logística que atua como centro de distribuição, um espaço físico que conta com mais de 1200 posições de paletes e um time especializado em fracionamento de cargas e survey de qualidade em tempo real, que realiza inspeções periódicas para acompanhamento do estado dos perecíveis armazenados. Para saber mais, acesse www.freehub.com.br