O erro das maiorias das empresas é não saber como funciona e como programar a análise de riscos para a Cadeia Logística Internacional
Via LMX Logística
No meio empresarial há inúmeras maneiras e medidas para ser feita avaliação de riscos, qual seria o modelo apropriado, fatores determinantes como da tecnologia instalada, tamanho, natureza operacional, localização geográfica e muitos outros fatores que podem ser citadas de acordo com sua atividade. Quando há operações, tanto de venda quanto de compra internacional, é fundamental que a haja o processo de análise de riscos para cadeia logística nacional e internacional. Tal motivo para tamanha relevância seria por conta do nível maior de ameaças quando se tem a diversidade de elementos, fatores e intervenientes envolvidos no processo.
Sabendo se disso e juntamente atuando em conformidade com os critérios do programa de Supply Chain Security, se tem a recomendação que as empresas logísticas mantenham um processo estruturado, documentado e atualizado, de como efetuar uma gestão de riscos na cadeia logística. Com isso, é possível ter o modelo de negócio e de acordo com as necessidades de cada gestão, evitando então, uma aceitação ampla do processo.
Consequentemente, é recomendável que as empresas certificadas considerem muito mais a documentação, como a revisão dos processos, para poder gerar a correção precisa e a permanência no programa. Seria essencial que cada empresa iniciasse apoio aos processos em conceitos claramente estabelecidos, trazendo assim uma boa prática de análise de riscos.
Confira a seguir:
Análises:
Relata ao estudo pormenorizado de cada parte de todo, para poder explorar mais a própria natureza, funções, relações, causas etc, podendo aplicar dados em uma pesquisa ou uma avaliação crítica de processo ou método.
Riscos:
Planejamento de recursos que precisam ser realizados, caso haja ocorrência de um determinado evento e os impactos, positivos ou negativos, que podem resultar, caso venha ocorrer.
Análise de Riscos na Cadeia Logística Internacional:
Uma avaliação de todas as empresas que tem algum contato direto com a mercadoria ou a informação relativo ao processo de importação e exportação.
Auditoria Interna e Externa:
A auditoria interna é realizada por uma pessoa ou departamento, no qual os mesmos operam as verificações necessárias e avaliar os sistemas e procedimentos, com a intenção de diminuir as probabilidades de erros, fraudes ou práticas ineficazes. Já a auditoria externa é realizada por empresa ou consultor externo, no qual os mesmos operam nos cuidados e sistemáticos das atividades desenvolvidas em uma determinada empresa, com o objetivo de analisar se as mesmas estão de acordo com o planejado ou estabelecido, se foram executadas com sucesso e adequadas à consecução dos objetivos.