Intelipost atinge 42% de mulheres nos cargos de liderança

0
18

Intelipost atinge 42% de mulheres nos cargos de liderança

Grupo reconhece a predominância masculina no setor de tech SaaS, mas aposta em ações internas e na representatividade em altos cargos para gerar “efeito cascata”
 

Há 10 anos no mercado, a Intelipost, líder em inteligência logística, tem experiência suficiente para afirmar que o setor de tecnologia, principalmente no seu setor de atuação, o SaaS, é predominantemente masculino. Mas a empresa tem atuado na mudança desta realidade em sua equipe.
 

Em um ano, o Grupo aumentou em 50% a presença feminina nas posições de liderança, atingindo a marca de 42% de mulheres em altos cargos. Um dos principais motivos deste avanço é o esforço na busca – intencional – de talentos femininos. Um pipeline de candidatas do mercado é construído continuamente e procura-se unir estas mulheres com as oportunidades de vagas que a empresa oferece no momento.
 

Lilian Franco, Diretora de Customer Success do Grupo Intelipost é um destes exemplos. Ela integrou o time em 2023 e, e com vasta experiência no mercado, sua rotina sempre foi marcada por estar em ambientes predominantemente masculinos. “Por me dedicar ao sucesso do cliente, trabalho bastante em conjunto das áreas de tecnologia para levar a frente melhorias e evoluções para nossos clientes, e essa área é percentualmente dominada por homens. Noto que aqui na Intelipost há um esforço constante para garantir um ambiente igualitário e seguro, percebo já uma mudança positiva nos dez meses que faço parte do time” afirma.
 

Embora tenha um equilíbrio de representatividade na maioria dos times e o registro de um aumento nos números da liderança, a empresa reconhece que as áreas de tecnologia ainda possuem um longo caminho a percorrer. “Ter esta maior presença feminina no topo do organograma da empresa, gera um efeito cascata no guarda-chuva abaixo e é por este motivo que nossos maiores esforços estiveram ali. Um ambiente mais equitativo torna a visão dos colaboradores cada vez mais sensível para estas questões, e atrelado às ações que estamos colocando em prática, não temos dúvidas que vamos conseguir avançar também nestes números em tech” ressalta Maria Marta, Diretora de Recursos Humanos da Intelipost.
 

Além de proporcionar este crescimento, o Grupo reconhece que manter os talentos femininos engajados é outro desafio. Por este motivo, quer desenvolver a cada dia mais as colaboradoras da organização, criando espaço de crescimento para elas, gerando inspiração dentro da Intelipost, como já acontece com os cases que já possuem. Este aumento de representatividade é um primeiro passo para construção de um ambiente de apoio mais intencional, com programas de mentorias internos e grupos de afinidade de liderança feminina.