Investimento em fontes renováveis garante redução de custos e preserva o meio ambiente
Empresa do segmento varejista tem obtido resultados positivos em agilidade e sustentabilidade, ao utilizar empilhadeiras elétricas em seu Centro de Distribuição
A Bagaggio, uma das maiores varejistas especializadas em malas, mochilas e artigos de couro do país, tem observado economia e agilidade ao adicionar em seu portfólio as empilhadeiras MR20HD, da Yale Brasil, com bateria de íon-lítio.
Os equipamentos evitam sala de bateria, fator que trouxe um ganho operacional para a empresa e permitiu a ela aumentar tanto o espaço do estoque quanto o time destinado à armazenagem e à distribuição, uma vez que já não haveria mais a necessidade de direcionar profissionais para cuidarem do local. Isso também proporcionou as chamadas cargas de oportunidade, que permitem recuperar carga da bateria em curtos intervalos de tempo (15-30 minutos, por exemplo). Assim, as empilhadeiras puderam operar 24 horas por dia, com a recarga feita nos intervalos de descanso das equipes.
Suporte na transferência de tecnologia
A Yale Brasil disponibiliza em seu portfólio equipamentos com baterias de chumbo-ácido e íon lítio, focando, de forma intensa, no suporte ao cliente que opta pela mudança da combustão para energia elétrica. A empresa entende que estar com o cliente nesse processo, esclarecendo sobre as vantagens e as adequações necessárias, irá ajudar para que ele faça isso de forma consciente. É importante ressaltar que a melhor tecnologia a ser adotada por uma empresa é definida pela sua realidade, o que inclui o tamanho e o tipo da operação, a dimensão da frota, etc.
“As empilhadeiras Yale Brasil são o coração da nossa logística. Elas nos permitem manter um estoque tão organizado e vertical, o que somente um equipamento moderno consegue viabilizar”, conta Filipe Barbosa, CEO da Bagaggio, destacando que os equipamentos são equipados com uma torre de 12,5 metros, para executarem o serviço com precisão.
Ele destaca que a escolha pelo modelo MR20HD foi respaldada por alguns fatores fundamentais. “Em 2017, quando iniciamos os estudos para construir nosso Centro de Distribuição, pesquisamos tudo o que havia de mais moderno, eficiente e sustentável em operações logísticas a nível mundial, fomos surpreendidos com o que a Yale Brasil nos apresentou: uma empilhadeira movida à bateria de íon lítio que nos permitiria operar em um estoque de 15 metros de altura, sem a necessidade de bateria extra ou sala de bateria. Tão simples quanto um celular, a empilhadeira funcionaria apenas com uma tomada e uma recarga completa de 1h30”, lembrou Filipe.
Outro ponto que contou a favor da escolha é que, como não é preciso realizar a troca de baterias durante o uso da máquina e uma vez que ela é carregada estando na própria máquina, as novas aquisições da Bagaggio trouxeram mais agilidade e ergonomia para o dia a dia dos operadores. “Antes, nós tínhamos que ter três baterias para cada equipamento. Quando você coloca esse e outros fatores na ponta do lápis, a compra de um novo equipamento, que não demanda a troca de bateria, acaba sendo um verdadeiro investimento”, reforçou Barbosa.
Sustentabilidade em jogo
Ser ambientalmente amigável completa a lista de vantagens que as empilhadeiras movidas à bateria de íon lítio trouxeram para a Bagaggio. “Temos investido cada vez mais tempo em pensar em soluções mais sustentáveis para a nossa empresa e as empilhadeiras da Yale Brasil estão totalmente alinhadas a este propósito. Além da questão ambiental, ter equipamentos que não emitem gases poluentes também contribui com a saúde dos nossos colaboradores, o que é fundamental para nós”, complementa o executivo da Bagaggio.
Redução de custos – Bateria de íon-lítio
As empresas, impulsionadas pelas demandas de mercado, têm investido em práticas que previnam ou minimizem impactos ambientais. De acordo com Marcel Rangel de Barros, Gerente de Negócios da Hyster-Yale Brasil, ao comparar os custos de consumo de combustível entre duas empilhadeiras, ambas de 2,5 toneladas, sendo uma à combustão e a outra elétrica com chumbo-ácido, observa-se uma redução de custos com consumo de combustível, da segunda para a primeira, em torno de 80%.
No caso de grandes operações e frotas, o investimento é maior e a redução de custos proporcional. Para se ter uma ideia, uma bateria de íon lítio oferece garantia de 3.000 ciclos de utilização e tem capacidade de recarga de até 50% em 30 minutos, em virtude das cargas de oportunidades. Trata-se de uma tecnologia limpa e eficiente, sem emissão de gases, portanto, menos poluente, e resulta em mais segurança e conforto para a operação.
Sobre a Bagaggio
A Bagaggio é uma empresa familiar que atua no comércio de malas, bolsas, pastas, carteiras e acessórios para viagem, desde 1942, destacando-se pela qualidade dos produtos, variedade, preço e bom gosto. Com mais de 150 lojas em todo o Brasil, comercializa uma variedade que inclui mais de mil produtos, tanto em seus pontos de venda como via e-commerce.
Sobre a Yale Brasil
A Yale Brasil é uma divisão da Hyster-Yale Group, Inc., uma subsidiária da Hyster-Yale MaterialsHandling, Inc. (NYSE: HY), sediada em Cleveland (Ohio, EUA) e emprega diretamente, em conjunto com suas subsidiárias, aproximadamente 8.100 pessoas no mundo todo.
A Hyster-Yale é líder mundial em design e fabricação de equipamentos de movimentação de materiais. A empresa, que está entre os maiores fabricantes do setor, investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, oferecendo soluções que auxiliam na eficácia do negócio de seus clientes. Seus produtos estão entre os mais inovadores e confiáveis do mercado. Além disso, oferece um suporte de alta qualidade em seus produtos, seja para seus distribuidores, clientes ou fornecedores. O resultado disso é maior produtividade e menor custo de propriedade para seus clientes.
Informações para a imprensa
Marilucia Caramalac – marilucia@mcaramalac.com.br – +55 19 99181-7889
Marta Lanzoni – martalanzoni@gmail.com – +55 19 98338-9675