KIABI ESCOLHE A ID LOGISTICS PARA GERENCIAR AS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS NO BRASIL

0
1455

Rede francesa de fast fashion desembarca em São Paulo e planeja

chegar a 40 lojas no País em cinco anos

A ID Logistics, operadora multinacional francesa de logística, está gerenciando toda a operação logística da Kiabi no Brasil, uma das maiores redes de moda da França, que inaugurou recentemente sua primeira loja no País. A rede fashionista francesa já está em pleno funcionamento em um espaço de 1500 m² no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, com produtos de vestuário, acessórios e calçados para toda a família, de recém-nascidos e prematuros, crianças, homens, mulheres e plus size. Já o centro de distribuição da Kiabi fica em Jundiaí.

Segundo Jesús Hernandez, CEO da ID Logistics Brasil, “a escolha da empresa logística se deu através de um processo seletivo bem estruturado para nomear um parceiro logístico local no Brasil, que já tivesse grande conhecimento no varejo muito específico das atividades de picking unitário e flexibilidade para atendimento às sazonalidades de venda, bem como lançamentos contínuos de novas campanhas, juntamente com um abastecimento logístico eficaz para entrega diretamente às lojas. 

A ID Logistics é responsável pelo recebimento, conferência, armazenagem, separação e entrega (transporte) nas lojas da Kiabi, bem como atividades correlatas: etiquetagem, dobradura das roupas, encabidamento de peças, etiquetagem de preço, fita de marcação de tamanho e lacre antifurto. Rodrigo Bacelar, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Inovação, destaca também a logística do e-commerce. “Em curto espaço de tempo, teremos ainda a operação de e-commerce, na qual haverá a possibilidade, por exemplo, do cliente solicitar para experimentar a roupa na loja e só comprar efetivamente caso goste”, afirma.

A operação logística foi iniciada em meados de abril deste ano com a chegada dos materiais que compõem o enxoval para montagem da loja e logo em seguida os produtos. Bacelar afirma que “os desafios desta operação são crescer e se adequar operacionalmente conforme o cliente vai abrindo loja a loja, num efeito elástico”.

A marca Kiabi prevê a abertura de 40 lojas nos próximos cinco anos e aposta no Brasil para iniciar seu processo de expansão.  “Iremos acompanhar a expansão da Kiabi por todo o Brasil. A parceria estabelecida tem foco de longo prazo, como já o temos na Europa”, afirma Bacelar.

Para Alexander Zilio, líder de logística da Kiabi, o processo é um dos pontos mais importantes na operação. “Temos que ter uma logística muito eficiente, para que nossos produtos estejam ao alcance dos nossos clientes, desta forma oferecemos uma melhor experiência ao consumidor, tanto na loja física, quanto no e-commerce”, explica.

No mundo, são mais de 500 lojas físicas em 17 países, presentes principalmente na Europa, com destaque para França, com 350 unidades, e Espanha, com 50 lojas. A nossa próxima unidade no Brasil será inaugurada em outubro, no Shopping West Plaza, também em São Paulo.

Pertencente à família Mulliez, dona das marcas Leroy Merlin (material construção, acabamento, decoração e jardinagem), Decathlon (artigos esportivos) e Zôdio (decoração e produtos para casa), já presentes no Brasil, a equipe da Kiabi usou a experiência destas marcas e um amplo estudo do mercado brasileiro para desenvolver seu plano de negócios.

As criações da Kiabi são inspiradas nas tendências internacionais captadas pelo Trend Lab, uma equipe composta por 56 designers que convidam clientes, colaboradores e influenciadores a pensarem juntos, e que além disso viajam para diferentes lugares do mundo em busca de inspirações, além de estarem presentes em diversos desfiles da Fashion Week.

São seis coleções por ano e, desde 2016, a marca lança mensalmente modelos em edição limitada. “No Brasil, em um primeiro momento as coleções serão importadas da França e teremos peças a partir de 15 reais. Na medida em que as lojas avançarem, desenvolveremos fornecedores locais, como fazemos em todo o restante do mundo.”, explica Alexander.

SOBRE A KIABI:

Fundada em 1978, a Kiabi movimenta 2 bilhões de euros anualmente e comercializa em média 275 milhões de peças por ano. São mais de 10 mil kiabers (nome dado aos funcionários da marca) em todo o mundo, com projeções para atingir a marca de 14 mil até 2021. Em 2018, foi considerada uma das ‘Melhores empresas para trabalhar pela Great Place to Work’ pelo quarto ano consecutivo nos mercados europeus onde operam.