Locação de equipamentos de movimentação triplica em dez anos
Adotada em vários setores da economia, a prática tem se mostrado vantajosa na relação custo benefício e representa quase metade da movimentação do mercado de empilhadeiras
O mercado de locação de equipamentos de movimentação no Brasil, puxado principalmente pelas empilhadeiras, tem experimentado um crescimento significativo, passando de 7.500 unidades em 2014 para uma previsão de 21 mil unidades em 2024. Este aumento representa quase 50% do mercado total de equipamentos produzidos no país, evidenciando as vantagens do modelo de negócios de locação.
Ricardo Oribka, CEO da Transpotech, explica que o crescimento está relacionado aos benefícios diretos da locação, entre eles a redução de custos e de perdas contábeis, como a depreciação de ativos. “Minimizar esses custos e perdas significa ganho de capital para investimentos diretos, ou seja, as empresas podem direcionar esses recursos para aumentarem suas operações e melhorarem a atividade-fim. Outra vantagem é a previsibilidade financeira, que facilita a linearização das despesas de locação no plano orçamentário da empresa, evitando surpresas durante o ano fiscal”, pondera o CEO.
Além disso, a terceirização da infraestrutura, equipamentos e gestão de movimentação e armazenagem também é um benefício significativo. E as empresas estão reconhecendo essas vantagens e a prática de locação de equipamentos tem sido adotada por praticamente todos os setores da economia, incluindo o setor primário, manufatura e logística. Os principais consumidores são os setores automotivo, de autopeças, operadores logísticos, bens de consumo corrente, incluindo alimentos, higiene e limpeza, com destaque, no pós-pandemia, para os setores atacadista e varejista.
Ricardo lembra, no entanto, que nesse cenário, a escolha de uma locadora eficiente envolve mais do que apenas o preço. “A capacidade de inovar e garantir a disponibilidade dos equipamentos é fundamental. Inovações como baterias de íon-lítio, carregadores inteligentes, sistemas de detecção de tráfego humano, câmeras de garfos, telemetria e equipamentos customizados são diferenciais importantes”, explica o executivo.
O pós-venda também é fundamental. Ter uma empresa que ofereça atendimento imediato, com equipe treinada e estoque adequado de peças de reposição, é essencial para evitar interrupções nas operações devido a falhas mecânicas. Afinal, a produção não pode ser prejudicada por problemas inesperados.