Logística 4.0 eleva a qualidade das entregas no e-commerce ao conectar cadeias de distribuição
Tecnologias unem ecossistema logístico, reduzem custos, aumentam eficiência das entregas e personalizam experiência do cliente
Elevar a qualidade de entregas e oferecer uma boa experiência de compras tem sido um dos principais desafios das empresas de logística no Brasil, em decorrência da alta demanda gerada pelo varejo online. Atualmente, 44% dos consumidores brasileiros realizam suas compras via e-commerce, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box e da Dito CRM. Esse mesmo comércio eletrônico, no Brasil, faturou R$ 262 bilhões em 2022, segundo a Nielsen|Ebit.
Para suprir essa demanda e proporcionar melhores serviços de entregas e coletas, elevando a satisfação dos consumidores, os players vêm adotando a logística 4.0 na sua rotina de entregas. O sistema consiste na utilização das mais avançadas tecnologias de comunicação, interligando clientes, marcas, armazéns, indústrias, transportadoras e todas as equipes que formam o ecossistema logístico. No Brasil, uma das principais tecnologias de mercado é o SaaS (sigla para Software as a Service) criado e desenvolvido pela Uello. A plataforma atende as demandas da cadeia logística de forma flexível e personalizada, de acordo com o que cada parceiro precisa.
Conectar toda a cadeia logística gera automação de processos e o controle de dados, possibilitando as empresas terem acesso – em segundos – a todas as informações dos produtos disponíveis nos armazéns e centros de distribuição, além das frotas disponíveis para realização de entregas ou coletas. Neste cenário, a otimização dos processos de entregas reduz prazos, custos e erros.
“Para os players, a logística 4.0 tem sido um fator-chave, porque eles conseguem entregar melhor e em menos tempo, além de personalizar a experiência de compras de acordo com o perfil dos clientes. Muitas vezes, a quantidade de pedidos não permite tanta atenção e cuidado, mas é exatamente isso que conquista e mantém o consumidor sempre voltando à loja”, explica Fernando Sartori, CEO da Uello.
Esse sistema tecnológico tornou-se fundamental nas principais datas varejistas, como o Dia do Consumidor, Dia das Mães, Black Friday e Natal, em que o grande movimento pode atrasar entregas e exigir mais das equipes de distribuição, trocas e devoluções. Uma jornada de compra que termina com uma entrega pontual e respeitosa vai fazer um cliente satisfeito.
“A alta demanda de mercado exige essa interligação entre os canais logísticos. As marcas e empresas devem aproveitar essa disponibilidade para obter melhores resultados de mercado, fidelizando clientes com uma entrega eficaz e sem percalços, mesmo quando a demanda estiver elevada. Cativar o usuário, que tem a atenção tão disputada nas datas comemorativas, é uma vitória que necessariamente passa por aprimorar os processos internos – sem falar na redução de custos e processos. Todo mundo sai ganhando”, ressalta Sartori.
Sobre a Uello
A Uello é uma das 289 empresas brasileiras que apresentam soluções para otimização da logística, processamento de pedidos, coleta, transporte e entregas, segundo estudo da Liga Insights. A empresa utiliza as mais inovadoras tecnologias de mercado, que entregam melhores performances para a atividade das companhias clientes. Por meio de uma plataforma SaaS exclusiva no mercado, a Uello é capaz de promover a orquestração e controle de diferentes frotas em tempo real, voltada para diversos segmentos.
A Uello realiza mais de sete mil entregas por dia, para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Alpargatas, Dengo e Mobly. Desde sua fundação, em 2017, foram mais de cinco milhões de entregas efetuadas.
A empresa recebeu premiações importantes, como o “Ranking Exame Negócios em Expansão”, “100 Startups to Watch” e “100 Open Startups”, pela segunda vez consecutiva, e participou de acelerações das renomadas 500 Startups (EUA) e Scale-Up, da Endeavor. Em abril de 2022, a empresa foi adquirida pela Lojas Renner.