Logística Sustentável: O Futuro Verde do Transporte e Suprimentos

0
791

Logística Sustentável: O Futuro Verde do Transporte e Suprimentos

Por Danilo Magri, CEO da Logmed

 

No setor logístico, onde a eficiência e a rapidez são cruciais, a sustentabilidade tem se tornado um tema cada vez mais urgente e essencial.

Me pego refletindo, como podemos, enquanto atores fundamentais deste segmento – aliar a busca por excelência operacional com a responsabilidade ambiental?

No meu ponto de vista, vejo que a resposta desse questionamento está em buscar informações, conhecimento e práticas de logística sustentável em todas as etapas da cadeia de Supply Chain.

Você sabia que o setor logístico é responsável por aproximadamente 7% das emissões globais de CO2?

O inventário de gases de efeito estufa (IGEE) é uma das ferramentas mais relevantes neste processo. E trata-se de um procedimento detalhado de medição e registro das emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes de diversas atividades da organização, como transporte, consumo de energia e processos de produção. Porém, mais do que entender a quantidade e o tipo de gases emitidos, temos que buscar implementar medidas eficazes que reduzam o impacto negativo causado no meio ambiente.

A logística sustentável visa otimizar os processos logísticos, minimizando os impactos ambientais e promovendo uma gestão mais eficiente e responsável dos recursos. Este conceito se desdobra em várias ações práticas, como a otimização de rotas para reduzir a pegada de carbono, o uso de embalagens reutilizáveis e a adoção de tecnologias mais limpas.

E aqui na Logmed estamos comprometidos com a sustentabilidade e temos implementado diversas ações para minimizar nosso impacto ambiental.

No mês de julho, renovamos o selo Carbon Neutral da Moss e compensamos 68 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) em 2023, apoiando projetos ambientais como Agrocortex, Fortaleza Ituxi e Florestal Santa Maria.

Outra mudança que fizemos em nossa operação desde o ano passado foi a troca do Filme Stretch pelo Stretch Logístico Retornável (SLR), uma cinta inovadora e sustentável que pode ser reutilizada até 14.000 vezes sem gerar resíduos plásticos. E também passamos a utilizar um sistema de automação de cálculo para rotas – reduzindo assim o tráfego de veículos e a pegada de carbono produzido.

Também buscamos fazer a instalação de painéis solares em nossos galpões como parte das práticas sustentáveis que adotamos em todas as unidades da Logmed.

Este projeto nos torna microgeradores de energia limpa, contribuindo para a conservação do meio ambiente e reduzindo nossos impactos no aquecimento global. São Ações como essas que representam nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa preocupação em avaliar constantemente nossos processos logísticos em busca de práticas mais sustentáveis.

E diante desse compromisso, temos buscado atuar de forma sustentável, nos tornando agente transformador no meio em que atuamos, fomentando, inspirando e educando as pessoas ao nosso redor. E por isso, temos um projeto interno chamado LogSustentável que desenvolve pequenas ações no dia a dia para promover boas práticas entre nossos colaboradores, como a redução do consumo de copos plásticos, substituição do demonstrativo de pagamento impresso pelo digital, instalação de secadores de mão nos banheiros, kit´s sustentáveis para ações internas, etc.

Na Logmed, acreditamos que a logística sustentável é uma prática essencial para o futuro. Estamos motivados em continuar inovando e buscando formas de minimizar nosso impacto ambiental, garantindo que nossas operações não só atendam às necessidades dos nossos clientes, mas também contribuam para um mundo mais verde e saudável.

E você e sua empresa, o que tem feito para contribuir?

Em um mundo onde as mudanças climáticas e a degradação ambiental são uma realidade crescente, não temos mais como ignorar esse tema e precisamos agir de forma concreta para de fato fazer a diferença.

A responsabilidade ambiental não é apenas um assunto a ser tratado em grandes esferas, mas sim um tema a ser discutido por todos nós como uma pequena onda que pode trazer efeitos gigantescos para nosso futuro.