Mercado de galpões industriais na América Latina é impulsionado por alta demanda, em especial, do e-commerce

0
63
Workers sort products at the MercadoLibre fulfillment center on Black Friday in Sao Paulo, Brazil, on Friday, Nov. 26, 2021. After a 2-year period in which Brazilians have greatly matured when it comes to online shopping, e-commerce platforms are ready for Black Friday. Photographer: Jonne Roriz/Bloomberg

Mercado de galpões industriais na América Latina é impulsionado por alta demanda, em especial, do e-commerce

 

Estudo da JLL aponta México e Brasil como principais pólos da região
São Paulo, 8 de julho de 2025 – O mercado de galpões logísticos na América Latina vive um momento de expansão, com crescimento de 25% nos últimos três anos. Impulsionado pelo avanço do e-commerce durante a pandemia de COVID-19 e pelo nearshoring, o setor tem registrado queda na vacância e aumento nos preços médios de aluguel na região como resposta à demanda aquecida. Os dados são do relatório Annual Latin America Industrial Market Overview 2025, realizado pela JLL.

O levantamento, que analisou 17 pólos de galpões em 11 países, revela que 15 desses mercados registram taxa de vacância abaixo de 10%, sendo a média da região de 7,2%. “O estoque atual de condomínios logísticos não é suficiente para suprir a demanda. Assim, a perspectiva é que a taxa de vacância permaneça baixa na maioria dos locais”, aponta André Romano, gerente da divisão Industrial e Logística da JLL.

“Vale destacar que esse tipo de empreendimento permite que investidores e proprietários construam com mais agilidade se compararmos com o setor de escritórios, por exemplo. Isso tem feito com que muitos galpões tenham sido entregues pré-locados, atendendo as necessidades específicas de determinados ocupantes”, analisa o especialista. 

Outro indicador de aquecimento é o preço médio dos aluguéis. A região registrou um aumento de 3,2% desse índice. A Cidade do México destacou-se como o mercado com maior elevação, com 20%, seguida de Tijuana, 19%. O valor médio de aluguel por metro quadrado em condomínios logísticos de alto padrão na América Latina é de U$6,9.

No mercado brasileiro, os preços aumentaram 11,6% no último ano, mas devido a volatilidade da moeda local, o preço em dólar ficou mais barato.

América Latina em contrastes

México e Brasil são os países mais representativos no mercado logístico latino-americano. De um total de 87 milhões de m² pesquisados, são responsáveis por 48% e 28% do estoque, respectivamente. Com 17,6 milhões de m², São Paulo é o maior pólo da região. Por outro lado, República Dominicana, Guatemala e Panamá, ambos localizados na América Central, têm uma participação menor, com menos de 1 milhão de m² cada.

Na contramão dos demais pólos pesquisados, Minas Gerais apresentou aumento na vacância, que terminou 2024 em 13,6%. “Isso se deve à expansão desse mercado, que vem ganhando cada vez mais importância logística no Brasil. A proximidade com áreas altamente populosas e a presença de boa infraestrutura tem atraído ocupantes para cidades como Extrema, por exemplo. Dessa forma, espera-se que a vacância entre em queda no estado nos próximos trimestres”, avalia Rafael Picerni, analista de Pesquisa e Estratégia da JLL.

O estudo ainda detalha as práticas de locação e venda em diferentes países, incluindo termos de contrato, unidades de medida e taxas de agência. Também pontua condições de mercado que variam significativamente entre os países, refletindo as particularidades econômicas e regulatórias de cada um.

De forma geral, as expectativas para a região são positivas. “A combinação de alta demanda e estoque qualificado limitado disponível está elevando os preços dos aluguéis na América Latina como um todo, indicando um momento de crescimento que deve continuar no curto e médio prazo na maioria dos mercados analisados”, finaliza Picerni.

Acesse o relatório Annual Latin America Industrial Market Overview 2025 aqui

______________________________________________________________________________________

Sobre a JLL

Por mais de 200 anos, a JLL (NYSE: JLL), líder global na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos, tem ajudado clientes a comprar, construir, gerenciar, ocupar e investir em uma variedade de imóveis corporativos, industriais, hoteleiros, residenciais e de varejo. Uma empresa Fortune 500®, com receita anual de US$ 20,9 bilhões e operações em mais de 80 países ao redor do mundo, nossos mais de 110.000 funcionários trazem o poder de uma plataforma global combinada com sua expertise local. Movidos pelo propósito de moldar o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, ajudamos nossos clientes, pessoas e todos que nos cercam a enxergar um caminho mais brilhante; SEE A BRIGHTER WAYSM. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com.br.

Estamos no Brasil desde 1996, com sede em São Paulo e escritório regional no Rio de Janeiro. Nossa equipe é formada por mais de 1.000 profissionais prontos para atuar em qualquer lugar do país. Serviços oferecidos no Brasil: Locação | Compra, Vendas e Investimentos | Consultoria e Avaliação | Gerenciamento de Propriedades | Gerenciamento de Facilities | Serviços de Sustentabilidade | Engenharia e Manutenção Predial | Projetos e Obras | Design & Build. Setores de atuação: Escritório | Industrial e Logístico | Varejo | Hoteleiro | Healthcare | Educação | Data Center | Life Sciences | Residencial em Portugal. Para mais informações, visite o site da JLL Brasil, jll.com.br.