Mercado Livre anuncia adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial
Esse é mais um marco nas iniciativas de diversidade e inclusão da empresa, que anunciou a contratação de pelo menos 2,5 mil pessoas negras no Brasil este ano São Paulo, 27 de maio de 2021 – O Mercado Livre, líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, passa a integrar a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, plataforma de articulação entre mais de 70 empresas comprometidas com a igualdade de oportunidades e com o tratamento justo a todas as pessoas, rejeitando práticas de discriminação racial que possam afetar o desenvolvimento de profissionais, dos negócios e da sociedade. Com isso, o Mercado Livre busca o intercâmbio de boas práticas e ideias para ganhar ainda mais assertividade nas iniciativas de fomento à igualdade racial em seu ecossistema. A adesão é mais um marco importante na série de ações que o Mercado Livre vem fazendo para promover a diversidade dentro da empresa, o que envolve a inclusão de mais pessoas pretas e pardas dentro do quadro de funcionários. Desde janeiro, por exemplo, a companhia contratou 700 colaboradores negros, com o objetivo de chegar a pelo menos 2500 admissões até o final do ano. “O Mercado Livre sempre buscou pluralidade, em sintonia com seu DNA, e agora com a ampliação do time no Brasil não vamos perder a oportunidade de trazer ainda mais diversidade para dentro da empresa, impulsionando assim também nossa vocação para a inovação e tecnologia”, afirma Fernando Yunes, Senior Vice-Presidente e Líder do Mercado Livre no Brasil. Atualmente, 39% dos funcionários e funcionárias da empresa no Brasil se autodeclaram pretos ou pardos, 10% dos quais ocupam cargos a partir de gerência. “Para nós, a assinatura dos 10 compromissos da Iniciativa Empresarial é um marco significativo em nossa jornada pela equidade racial, ainda mais simbólico por ter sido formalizado na semana em que a morte brutal de George Floyd completa um ano. Em 2020, sentimos o efeito do movimento ativista ‘Black Lives Matters’ aqui no Brasil e a necessidade de falar e agir ainda com mais empenho na causa e acelerar nossa agenda em igualdade racial no país”, conta Patrícia Monteiro, Diretora de People do Mercado Livre. À luz dos seus princípios culturais, o Mercado Livre persegue a democratização de perspectivas e de oportunidades para pequenos negócios e empreendedores da América Latina, e também para todos os seus colaboradores. Para isso, vem trabalhando com iniciativas externas e internas para promover equipes diversas e que representem cada vez mais a população nacional. Desenvolvemos uma cultura inclusiva, que abraça as diferenças e conecta as diversas perspectivas em benefício às pessoas, aos negócios e à comunidade que interage com nosso ecossistema”, complementa Patrícia. Embora a diversidade de perspectivas possa se basear em muitas dimensões, hoje, o Mercado Livre acelera sua jornada em diversidade e inclusão dando foco a quatro pilares: mulheres, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e etnias. Iniciativas em curso Entre as ações para a maior diversidade de etnia dentro da empresa no Brasil está o IT Bootcamp, focado na atração de jovens negros pelo sistema de cotas e imersão dos selecionados em mentorias para conhecimento de IT com a Digital House. Outra iniciativa é o First Mile, programa de carreira em logística lançado em 2020 que visa contratar e formar pessoas pretas e pardas no nível de analistas em lideranças de equipe. Durante 12 meses, o Mercado Livre oferece mentoria, bolsas de idiomas, certificação em Yellow Belt e outros treinamentos com o propósito de promoção dos participantes a uma posição de analista sênior no final do período. O projeto, em parceria com a Indique uma Preta, iniciou o ano com a contratação de 5 mulheres e até o final de 2021 a estimativa é ter 25 pessoas contratadas e promovidas. O Mercado Livre segue em busca, cada vez mais, de equipes que reflitam a diversidade de seus milhões de usuários a fim de projetar experiências próximas às expectativas de cada consumidor. Compromissos assumidos: Para concretizar seu posicionamento, a empresa orienta suas práticas em 10 compromissos: Sobre o Mercado Livre: O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o mercadolivre.com tem 69,8 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas, alcançando 27 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 60 milhões de pagadores ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre é a única da América Latina entre as top 10 Melhores Empresas para Trabalhar no Mundo, segundo o GPTW 2020. Informações para imprensa – Mercado Livre: |