MRS Logística anuncia entrada no modal hidroviário consolidando foco da empresa na Carga Geral
Investimento de R$1.5 bi inclui a construção de 2 terminais multimodais, novos ativos hidroviários, além do incremento da frota ferroviária
A MRS anuncia a criação da MRS Hidrovias, uma nova frente operacional com o objetivo de levar a excelência em logística da ferrovia para as águas e marca a ampliação de sua atuação no mercado multimodal. A iniciativa, que prevê investimento total de R$ 1,5 bilhão, faseado ao longo dos próximos anos, consolida o movimento da companhia com foco no crescimento do volume transportado de Carga Geral e em oferecer soluções multimodais integradas, sustentáveis e eficientes, conectando o Centro-Oeste à ferrovia em Pederneiras/SP, aproximando a produção agrícola brasileira dos portos e do mundo.
O projeto contempla a aquisição e operação de comboios formados por empurradores e barcaças, além das locomotivas e vagões alocados ao projeto, entre outros investimentos de suporte. Nele também estão previstos a construção de um Terminal Hidro Rodoviário em São Simão/GO e um Terminal Multimodal em Pederneiras/SP (preparado para movimentar cargas via hidrovia, ferrovia e rodovia). Essa nova operação, agora sob gestão da MRS, é associada à Hidrovia Tietê-Paraná e potencializa uma rota estratégica para o país no que diz respeito ao escoamento de grãos para exportação: soja, farelo de soja, milho, celulose, entre outros produtos, provenientes do interior do país (Goiás, Mato Grosso do Sul, entre outras possíveis regiões).
A operação multimodal combina a robustez ferroviária de 30 anos da MRS com a eficiência da navegação no interior do país, fortalecendo a competitividade do agronegócio brasileiro e reduzindo o Custo Brasil.
*Imagem meramente ilustrativa, que mostra o fluxo logístico da carga, desde sua origem até o Porto de Santos
Eficiência operacional, redução de custos e ganhos ambientais
A solução multimodal permitirá uma redução de até 71% nas emissões de CO₂ por tonelada transportada, em comparação ao modal rodoviário. Os terminais terão capacidade inicial para movimentar 2,3 milhões de toneladas por ano, com potencial de expansão de capacidade para 4 milhões de toneladas por ano.
O empreendimento contará com equipamentos de alta performance operacional, incluindo píeres de carga e descarga, armazéns, silos, sistemas de carregamento e descarga de barcaças, caminhões e vagões, novas linhas férreas interligadas à malha ferroviária e comboios formados por empurradores e barcaças.
O terminal goiano, em São Simão, adquirido recentemente pela MRS, passará por adequações estruturais e operacionais para melhor integração ao modal hidroviário, garantindo maior eficiência no transbordo e na formação dos comboios.
A previsão é que ambos os novos terminais hidroviários iniciem suas operações no 1º trimestre de 2027.
Integração logística e desenvolvimento regional
O corredor São Simão/GO – Pederneiras/SP amplia a conectividade logística entre o interior do Brasil e o Porto de Santos. Além dos ganhos de produtividade, redução de custos e desenvolvimento econômico das regiões atendidas, o projeto deve gerar cerca de 3.700 empregos diretos e indiretos, apenas durante a fase de obras e 1.200 empregos diretos e indiretos perenes na fase de operação, totalizando 4.900 novas oportunidades de trabalho naquela região do país. A MRS também prevê o uso de sistemas automatizados de controle, monitoramento ambiental e supervisão remota das operações, reforçando a segurança, tecnologia e a confiabilidade.
“Mais do que apenas ampliar nossa capacidade de transporte, estamos contribuindo para a eficiência da logística nacional. Abrimos fronteiras para levar a excelência da MRS para outros modais de transporte, integrando o Brasil por estradas, trilhos e águas, permitindo que nossos clientes usufruam do melhor que os 3 modais têm a oferecer por meio de um único fornecedor logístico: a MRS. Esta é a 1ª fase do projeto, mas já temos planos de expansão em análise”, afirma Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS Logística.
Com quase 30 anos de experiência no mercado de logística e operação em 1.643 km de malha ferroviária nos estados de MG, RJ e SP, agora, a MRS Logística reafirma a expansão de suas fronteiras, comprometimento com o desenvolvimento do país e seu compromisso com a inovação, a eficiência e o desenvolvimento sustentável da infraestrutura de transportes no país.
Sobre a MRS Logística
A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quatro vezes superior àquela registrada na década de 90, período em que houve o início de sua concessão.
A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.






