MRS Logística anuncia entrada no modal hidroviário consolidando foco da empresa na Carga Geral

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MRS Logística anuncia entrada no modal hidroviário consolidando foco da empresa na Carga Geral

Investimento de R$1.5 bi inclui a construção de 2 terminais multimodais, novos ativos hidroviários, além do incremento da frota ferroviária

     

A MRS anuncia a criação da MRS Hidrovias, uma nova frente operacional com o objetivo de levar a excelência em logística da ferrovia para as águas e marca a ampliação de sua atuação no mercado multimodal. A iniciativa, que prevê investimento total de R$ 1,5 bilhão, faseado ao longo dos próximos anos, consolida o movimento da companhia com foco no crescimento do volume transportado de Carga Geral e em oferecer soluções multimodais integradas, sustentáveis e eficientes, conectando o Centro-Oeste à ferrovia em Pederneiras/SP, aproximando a produção agrícola brasileira dos portos e do mundo.

O projeto contempla a aquisição e operação de comboios formados por empurradores e barcaças, além das locomotivas e vagões alocados ao projeto, entre outros investimentos de suporte. Nele também estão previstos a construção de um Terminal Hidro Rodoviário em São Simão/GO e um Terminal Multimodal em Pederneiras/SP (preparado para movimentar cargas via hidrovia, ferrovia e rodovia). Essa nova operação, agora sob gestão da MRS, é associada à Hidrovia Tietê-Paraná e potencializa uma rota estratégica para o país no que diz respeito ao escoamento de grãos para exportação: soja, farelo de soja, milho, celulose, entre outros produtos, provenientes do interior do país (Goiás, Mato Grosso do Sul, entre outras possíveis regiões).

A operação multimodal combina a robustez ferroviária de 30 anos da MRS com a eficiência da navegação no interior do país, fortalecendo a competitividade do agronegócio brasileiro e reduzindo o Custo Brasil.

   

*Imagem meramente ilustrativa, que mostra o fluxo logístico da carga, desde sua origem até o Porto de Santos

Eficiência operacional, redução de custos e ganhos ambientais

A solução multimodal permitirá uma redução de até 71% nas emissões de CO por tonelada transportada, em comparação ao modal rodoviário. Os terminais terão capacidade inicial para movimentar 2,3 milhões de toneladas por ano, com potencial de expansão de capacidade para 4 milhões de toneladas por ano.

O empreendimento contará com equipamentos de alta performance operacional, incluindo píeres de carga e descarga, armazéns, silos, sistemas de carregamento e descarga de barcaças, caminhões e vagões, novas linhas férreas interligadas à malha ferroviária e comboios formados por empurradores e barcaças.

O terminal goiano, em São Simão, adquirido recentemente pela MRS, passará por adequações estruturais e operacionais para melhor integração ao modal hidroviário, garantindo maior eficiência no transbordo e na formação dos comboios.

A previsão é que ambos os novos terminais hidroviários iniciem suas operações no 1º trimestre de 2027.

Integração logística e desenvolvimento regional

O corredor São Simão/GO – Pederneiras/SP amplia a conectividade logística entre o interior do Brasil e o Porto de Santos. Além dos ganhos de produtividade, redução de custos e desenvolvimento econômico das regiões atendidas, o projeto deve gerar cerca de 3.700 empregos diretos e indiretos, apenas durante a fase de obras e 1.200 empregos diretos e indiretos perenes na fase de operação, totalizando 4.900 novas oportunidades de trabalho naquela região do país. A MRS também prevê o uso de sistemas automatizados de controle, monitoramento ambiental e supervisão remota das operações, reforçando a segurança, tecnologia e a confiabilidade.

“Mais do que apenas ampliar nossa capacidade de transporte, estamos contribuindo para a eficiência da logística nacional. Abrimos fronteiras para levar a excelência da MRS para outros modais de transporte, integrando o Brasil por estradas, trilhos e águas, permitindo que nossos clientes usufruam do melhor que os 3 modais têm a oferecer por meio de um único fornecedor logístico: a MRS. Esta é a 1ª fase do projeto, mas já temos planos de expansão em análise”, afirma Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS Logística.

Com quase 30 anos de experiência no mercado de logística e operação em 1.643 km de malha ferroviária nos estados de MG, RJ e SP, agora, a MRS Logística reafirma a expansão de suas fronteiras, comprometimento com o desenvolvimento do país e seu compromisso com a inovação, a eficiência e o desenvolvimento sustentável da infraestrutura de transportes no país.

Sobre a MRS Logística

A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quatro vezes superior àquela registrada na década de 90, período em que houve o início de sua concessão.

A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.