NIVEA Brasil recebe certificação de logística sustentável

0
1301
NIVEA Brasil recebe certificação de logística sustentável
O certificado é fruto da parceria da NIVEA com a CHEP,

maior empresa de logística sustentável do mundo

 

 
Entrega do certificado de sustentabilidade de CHEP para a NIVEA Brasil, em seu CD localizado em Jundiaí-SP
São Paulo, Agosto de 2022 – A NIVEA, marca líder em produtos de cuidados com a pele, recebeu uma certificação de logística sustentável da CHEP, empresa global pioneira em economia de compartilhamento. O certificado foi emitido a partir do estudo da RDC Environment, consultoria externa que calculou os impactos ambientais do uso dos serviços e soluções em logística da CHEP nos processos da NIVEA no mercado brasileiro.

Para obtenção dos resultados, foi utilizada a metodologia ISO-14044, que por meio da Análise do Ciclo de Vida (ACV) mede os impactos ambientais da adoção do modelo de economia circular. Com o estudo, foi possível verificar que, ao utilizar os serviços da CHEP, ao longo do ano de 2021, a NIVEA chegou a números impressionantes em comparação com seus processos logísticos anteriores à parceria: contribuiu para a redução de 82% nas emissões de CO2 na atmosfera (o equivalente a 781 mil Kg, ou 714 mil Km rodados de caminhão), poupou 87% de madeira (equivalente a 1390 árvores) e evitou o descarte de 98% de resíduos em aterros (equivalente a 497 mil Kg, ou 117 caminhões). 

“A CHEP tem o compromisso em levar a sustentabilidade aos processos logísticos de seus clientes, e os resultados de NIVEA refletem isso. Nosso modelo de compartilhamento e reutilização de paletes segue os princípios da economia circular, e garante aos nossos clientes um transporte eficiente, sustentável e seguro”, explica Andre Cardoso, Country Manager da CHEP no Brasil.

 

Produtos da NIVEA Brasil transportados pelos paletes de CHEP

 

“É uma grande satisfação receber este reconhecimento da CHEP para operação de NIVEA no Brasil. Globalmente, temos uma Agenda de Sustentabilidade com metas desafiadoras que passam por tudo o que fazemos na companhia e o processo logístico sustentável é de extrema importância para avançarmos nessa agenda”, diz Fátima Ribeiro, diretora de Supply Chain da NIVEA no Brasil. 

Com os procedimentos de logística sustentável da CHEP, NIVEA avançou mais um passo para trilhar um caminho responsável com seu negócio, evidenciando o propósito da Beiersdorf, Cuidado Além da Pele, que adota medidas de sustentabilidade e transformação social que fazem a diferença na cadeia, impactando positivamente o meio ambiente”

Além de oferecer consultoria em processos logísticos para os clientes com foco em alcançar altos níveis de sustentabilidade dentro de uma cadeia de suprimentos regenerativa, a CHEP se diferencia neste mercado pelo alto padrão de qualidade empregado na construção de seus reconhecidos paletes azuis. Utilizando apenas madeira certificadamente reflorestada, medidas padronizadas e sistema de grampos exclusivos, os paletes CHEP permitem o encaixe perfeito e o transporte seguro das mercadorias sem provocar avarias nas embalagens e consequentes perdas, tão comuns nos “paletes brancos” comercializados pelo mercado.

Baseado no conceito de economia circular, que visa eliminar o desperdício e minimizar o consumo de recursos através de sua contínua reutilização, o modelo de negócios da CHEP, conhecido como “pooling”, o modelo de economia circular, baseia-se no compartilhamento e reutilização de todos os palete ao longo da cadeia de suprimentos. Eles são coletados pela CHEP, inspecionados e reparados, e enviados de volta à cadeia de suprimentos para iniciar o ciclo novamente. 

O certificado de sustentabilidade faz parte de um programa que a CHEP está iniciando no Brasil, com o objetivo de entregar certificações a seus clientes que já se encontram com o ciclo de economia circular em maior nível de maturidade. 

Sobre a CHEP

A CHEP é uma empresa de logística sustentável que ajuda a mover mais mercadorias para mais pessoas, em mais lugares do que qualquer outra organização no mundo. Com forte presença global em mais de 60 países e liderança de mercado na América do Norte e Europa Ocidental, a CHEP faz parte do Grupo Brambles e está opera no Brasil há 20 anos.

Seus paletes, caixas e contêineres formam a espinha dorsal invisível da cadeia de suprimentos global e as maiores marcas do mundo confiam na CHEP para ajudá-los a transportar seus produtos de forma mais eficiente, sustentável e segura. Como pioneira da economia compartilhada, a CHEP criou um dos negócios logísticos mais sustentáveis do mundo através da participação e reutilização de suas plataformas sob um modelo conhecido como “pooling”.

O objetivo da CHEP é criar um impacto positivo no planeta e na sociedade, sendo pioneira nas cadeias de suprimentos regenerativas. A CHEP atende principalmente os bens de consumo, que está em constante movimento (por exemplo, alimentos secos, mercearia e saúde e cuidados pessoais), produtos frescos, bebidas, varejo e indústrias de manufatura em geral. 

A CHEP possui aproximadamente 345 milhões de paletes, caixas e contêineres operando com uma rede de mais de 750 centros de serviço, suportando mais de 500.000 pontos de contato de clientes para marcas globais como Procter & Gamble, Sysco e Nestlé.  

Sobre a NIVEA 

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.