nstech adquire líderes de tecnologia para terminais multimodais e portuários e amplia em 10 vezes seu potencial de crescimento no setor
Log.One e GBM, empresas de tecnologia para a operação de terminais multimodais e gestão de pátio, chegam ao ecossistema da companhia para aumentar a eficiência dos portos
O Brasil enfrenta desafios históricos de infraestrutura logística, envolvendo questões de regulamentação, falta de investimento público e altas taxas de juros que dificultam a melhoria da produtividade portuária. Anualmente, as filas de caminhões para embarque e desembarque no porto geram bilhões em prejuízos. Para endereçar este problema de mercado, a nstech, maior empresa de software para supply chain da América Latina, anuncia aquisição de duas empresas líderes no setor de tecnologia para terminais: a Log.One e a GBM. Por meio da incorporação das soluções de TOS (Sistema Operacional de Terminais), YMS (Gestão de pátio), produtividade e automação ao seu ecossistema, a nstech aumenta em 10 vezes seu crescimento na gestão de terminais logísticos e endossa ainda a integração entre seus 75 mil clientes e R$ 15,5 trilhões em mercadoria gerenciada por ano.
Atualmente, o agronegócio é responsável por 60% da movimentação de cargas nos terminais portuários brasileiros, e a nstech é a empresa líder em soluções de tecnologia para a logística do agronegócio, o que tornou as aquisições um movimento natural considerando casos de melhoria na produtividade de até 55% em alguns terminais.
A Log.One possui 25 anos de experiência em logística e gestão de terminais multimodais atendendo alguns dos maiores operadores do Brasil, como Ferroport, TGG, Porto Açu e Bunge. Já a GBM é a empresa líder em tecnologia para produtividade e automação de operações em terminais e portuárias, possuindo como clientes algumas das maiores empresas brasileiras, como Rumo, ADM, Bunge, Amaggi, CLI, FS Agrisolutions, bem como alguns dos principais terminais portuários e até mesmo a FIPS (Ferrovia Interna do Porto de Santos).
O movimento acompanha a estratégia de desenvolvimento de soluções integradas a partir de necessidades reais de clientes, responsável pelo salto da receita recorrente anual (ARR) de R$800 milhões, em 2023, para R$1 bilhão em 2024, momento em que a nstech completa 4 anos de atuação. “As soluções de TOS e YMS ainda possuem pouca penetração na América Latina e nossa produtividade sofre com isso. Em países mais desenvolvidos, por exemplo, a capacidade de portos e terminais é superior e uma das razões é a utilização deste tipo de tecnologia. É isso o que queremos fazer em território nacional”, avalia Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech.
“Com a combinação das soluções de YMS, Agendamento, TOS, Produtividade e Automação, a nstech terá uma oferta única, capaz de dar visibilidade e melhorar a produtividade das operações da origem ao porto e vice-versa”, ressalta Oliveira. Além disso, a companhia também é líder na solução de YMS e Agendamento, que consiste na gestão das operações no pátio e automação das janelas de carga e descarga de caminhões para ampliar a efetividade de qualquer operação, de uma indústria, um centro de distribuição, uma transportadora ou um terminal.
De forma a manter o posicionamento de líder em tecnologia para transporte moderno, a abordagem em questão permite que a empresa antecipe demandas e entregue valor de forma contínua, atribuindo a logística como fator de vantagem competitiva nas empresas.
“Por meio de inteligência artificial e machine learning, nossa solução analisa, interpreta e extrai informações para entrega de eficiência em sistema de controle logístico, reconhecimento de vagões e placas de veículos, vídeo analytics e outros, aliados aos mais de 15 anos de experiência em operações portuárias e ferroviárias. Por isso, juntamente ao ecossistema da nstech, nossos clientes ganham uma gama de soluções que contribuirão para o aumento da produtividade e maior redução de custos”, reforça Guilherme Macário, fundador da GBM.
“Unindo nossa expertise de 25 anos de mercado com toda a inovação construída pela nstech, nossa proposta de multimodalidade agrega um conjunto de sistemas que permitem uma gestão logística integrada de commodities e cargas gerais, resultando em redução de custos, conformidade regulatória e visibilidade em tempo real para os clientes”, analisa Gustavo Mourão, fundador da Log.one.
A nstech foi fundada em 2020 pela Tarpon e pela Greenbridge. Foram investidos, até agora, mais de R$ 1,6 bilhão em uma plataforma de logística e mobilidade que se tornou líder na região e a mais completa do mundo para transporte doméstico. São mais de 100 soluções de diferentes segmentos e indústrias, como Mondelez, Unilever, Raízen, BRF, Meli, CIMED, Carrefour, Lactalis, Fedex, Rumo, entre outras gigantes. Um dos grandes diferenciais, além de ser a única plataforma one stop shop que resolve as principais dores ligadas à otimização do transporte de todas as personas do sistema logístico, é que a nstech permite o acesso a um verdadeiro ecossistema integrado, e está cada vez mais investindo em automação, usando a inteligência artificial para alavancar a produtividade.