Os ganhadores do Prêmio Abralog 2024

0
50

Os ganhadores do Prêmio Abralog 2024

Anunciados na quarta-feira 11 de dezembro os ganhadores do XXI Prêmio Abralog de Logística. A cerimônia de entrega foi realizada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP, durante as festividades de final de ano da Associação Brasileira de Logística

Categoria: Sistemas de Movimentação, Armazenagem e Embalagem

Vencedora: Raízen
Com o trabalho: Projeto Horizon

O projeto Horizon, desenvolvido pela Raízen, modernizou a gestão de estoques e logística na companhia, com foco na eficiência e segurança. Ele integra 68 terminais de combustíveis, 4 mil caminhões e 40 transportadoras, utilizando tecnologias avançadas como telemetria, câmeras de fadiga e inteligência artificial para monitoramento em tempo real e automação. As principais dificuldades enfrentadas incluíram a falta de uniformidade no monitoramento de estoques, que ainda era analógico em algumas bases até 2021, e a necessidade de elevar os padrões de segurança rodoviária, visando “zero acidentes”. Como resultados, o Horizon monitora anualmente 15 bilhões de litros de combustível e gera insights de 300 milhões de dados mensais, permitindo economias de R$ 65 milhões e maior produtividade da frota. A plataforma também aprimora a tomada de decisões e a sustentabilidade.

Categoria: Automação, Tecnologia da Informação, e Novas Tecnologias

Vencedor: JSL
Com o trabalho “Capacitando e cuidando da nossa gente”

O projeto “Capacitando e Cuidando da Nossa Gente” da JSL S.A. foi desenvolvido para aprimorar a capacitação de motoristas, promovendo segurança e eficiência nas operações logísticas. Diante do desafio de treinar motoristas para enfrentarem situações de risco impossíveis de simular com segurança em condições reais, a empresa implementou um Simulador Profissional de Direção. Este equipamento de última geração recria cenários complexos, permitindo que os motoristas adquiram experiência prática em condições adversas sem colocar vidas ou ativos em risco. Desde o início da operação, em maio de 2024, o projeto treinou 93 motoristas experientes e habilitou 100 novos motoristas para veículos de grande porte. Com investimento de R$ 2,2 milhões e mais de 2.000 horas de treinamento realizadas, a iniciativa demonstrou resultados expressivos, como maior confiança, redução de riscos e alinhamento à cultura organizacional da JSL.

Categoria: Logística 4.0, Tecnologias Disruptivas e E-business

Vencedora: Panvel
Com o trabalho “Entrega Turbo – Verticalização da entrega de 30 minutos na última milha”

O Grupo Panvel desenvolveu o projeto “Entrega Turbo”, que oferece entregas na última milha em até 45 minutos, sendo pioneiro no varejo farmacêutico ao verticalizar essa modalidade. A iniciativa combina logística eficiente, estratégias de dark store e ship from store, além de algoritmos avançados para otimizar operações e garantir disponibilidade do serviço. O principal desafio foi integrar eficiência operacional e tecnologia para oferecer um modelo de entregas ultrarrápidas, competindo com super apps que dominam o mercado. A expansão para cidades menores, com menos recursos, também representou uma barreira significativa. O projeto atingiu rapidamente 3% dos pedidos da Panvel, com um tempo médio de entrega de 24 minutos e pedidos entregues em até 15 minutos em algumas localidades. Essa solução inovadora trouxe eficiência, atendeu necessidades emergenciais dos clientes e destacou a Panvel no mercado de logística rápida.

Categoria: Colaboração e Parcerias em Logística

Vencedora: Invent
Com o trabalho “Desenvolvimento de IA voltada à logística, em parceria com a Universidade Mauá e Grupo Pereira”

O projeto desenvolvido pela INVENT em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia e o Grupo Pereira visou aprimorar processos logísticos por meio de inteligência artificial. A principal dificuldade enfrentada foi o alto custo com insumos operacionais, como etiquetas, além de erros frequentes na separação de pedidos e baixa eficiência no processo de picking, que dependia da impressão dessas etiquetas. A solução envolveu o desenvolvimento de um algoritmo de IA capaz de identificar códigos de barras diretamente nas embalagens, eliminando a necessidade de etiquetagem. A infraestrutura implantada incluiu câmeras Datalogic e um sistema de classificação (sorter), permitindo o processamento de até 5.000 volumes por hora. Como resultado, o Grupo Pereira economizou cerca de 12 milhões de etiquetas por ano, otimizou a separação de pedidos e eliminou erros operacionais. O retorno sobre o investimento (ROI) foi alcançado em menos de 10 meses.

Categoria: ESG, Descarbonização e Transição Energética em Logística

Vencedora: Suzano
Com o trabalho “Ethos 30”

O Projeto Ethos 30 é um plano estruturado de transformação sustentável na logística da Unidade de Negócios de Papel e Embalagem da Suzano, baseado em sete pilares: (1) Energia Verde; (2) Otimização de Rotas; (3) Combustíveis Alternativos; (4) Gestão de Água; (5) Gestão de Resíduos; (6) Logística Reversa; e (7) Descarbonização. Entre as iniciativas estão a adoção de painéis solares, modais ferroviários, combustíveis alternativos, reaproveitamento de materiais e redução de emissões de CO₂. A principal dificuldade foi a ausência de um plano claro para descarbonização e transição sustentável, superada com a elaboração de um estudo robusto e a consulta a especialistas, culminando em um projeto integrado e com governança estruturada. Os resultados incluem redução de emissões com o uso de modais ferroviários (diminuição de 60% em CO₂), expansão de frotas GNV e elétricas, implementação de logística reversa, otimização de recursos hídricos e energéticos e criação de um dashboard de emissões.

Categoria: Multimodalidade, Infraestrutura, Terminais e Condomínios Logísticos

Vencedora: CSN Cimentos do Brasil
Com o trabalho “Rota do Pet Coke: Superando Desafios e Impulsionando a Eficiência na Cadeia Logística”

O projeto “Rota do Pet Coke: Superando Desafios e Impulsionando a Eficiência na Cadeia Logística” foi desenvolvido pela CSN Cimentos para reestruturar o abastecimento de pet coke após a aquisição da Lafarge Holcim. Com o aumento do volume e número de plantas atendidas, surgiram desafios como a integração de modais e a gestão de múltiplos terminais. A solução envolveu implementar transporte multimodal, integrar novos fornecedores e criar ferramentas de planejamento, como simuladores de rotas. Também foram realizados treinamentos de segurança, alinhamento operacional e desenvolvimento de indicadores para controle rigoroso da operação. Os resultados incluem a redução do ciclo operacional de 45 para 22 dias, economia de R$ 5,4 milhões em fretes rodoviários e redução de 347 mil toneladas de CO₂. O projeto ampliou a capacidade de armazenagem em 10% e eliminou interrupções de produção.

Categoria: Estudante de Logística

Vencedor: Thiago José dos Santos Vieira
Com o trabalho “Otimização do roteamento de aeronaves com emparelhamento de tripulações para o transporte aéreo não regular”

O projeto liderado por Thiago José dos Santos Vieira, doutorando em Engenharia de Produção pela UFSCar, focou na otimização do roteamento de aeronaves e emparelhamento de tripulações no transporte aéreo não regular. Foram abordados dois problemas principais: o Dial-a-Flight Problem (DAFP), envolvendo a VistaJet, e o Aircraft Recovery Problem (ARP), relacionado à Petrobras. O DAFP buscou minimizar custos associados ao reposicionamento de aeronaves e à gestão de tripulações em voos sob demanda, enquanto o ARP visou reprogramar voos pendentes devido a interrupções operacionais. A maior dificuldade foi lidar com a imprevisibilidade do transporte aéreo não regular, que exige decisões rápidas e soluções otimizadas em curto prazo. A pesquisa empregou métodos como heurísticas MIP (Relax-and-Fix e Fix-and-Optimize) e o método exato Branch-and-Price, resultando em soluções de alta qualidade. Experimentos com dados reais resolveram ambos os problemas, otimizando custos e melhorando a operação de ambas as empresas.

Categoria: Mérito Jornalístico

Vencedor: Deivid Roberto Santos
Fundador do portal Painel Logístico

Deivid Roberto Santos é uma das figuras mais conhecidas do meio logístico. Está na área há 30 anos e tem feito grande trabalho de divulgação do setor, não só com seu portal, mas também com a caravana logística que sob seu comando percorre o Brasil levando profissionais e empresas de renome para falar e apresentar cases do nosso ecossistema. Trata-se do maior evento itinerante do segmento, que juntamente com a Arena de Intralogística Integrada retratam ações marcantes de sua atuação profissional e habilidade de construir parcerias sólidas.

Fotos: Rafael Luvizetto