Parceria sustentável: como CHEP e Embalatec estão transformando a logística de mercadorias
Inovação, rastreabilidade e economia circular na prática
São Paulo, Maio de 2025 – Na logística moderna, a eficiência não pode mais ser dissociada da sustentabilidade. Empresas de diversos setores enfrentam desafios como a rastreabilidade de materiais, a redução de desperdícios e a necessidade de atender a regulamentações ambientais cada vez mais rígidas. Nesse cenário, parcerias estratégicas são fundamentais para transformar a cadeia de suprimentos, garantindo processos mais inteligentes, sustentáveis e economicamente viáveis.
A sinergia entre CHEP e Embalatec – é um exemplo de como colaboração e inovação podem redefinir os padrões do setor. Com foco na certificação florestal, rastreabilidade da madeira e reaproveitamento de resíduos, as empresas unem esforços para oferecer uma solução logística que reduz impactos ambientais sem comprometer a eficiência operacional. Além de a Embalatec produzir paletes de acordo com os critérios de sustentabilidade e qualidade da CHEP, ambas as companhias firmaram parceria para o aproveitamento de resíduos de madeira, destinados à biomassa, contribuindo para a geração de energia de forma sustentável.Mais do que paletes: um ciclo sustentável completo
Diferente do modelo tradicional de paletes descartáveis, a CHEP adota um sistema de pooling, que permite o compartilhamento, reutilização e manutenção contínua dos equipamentos, reduzindo a necessidade de novas extrações de madeira. A parceria com a Embalatec fortalece essa estratégia ao garantir que a matéria-prima utilizada nos paletes siga um rigoroso controle de qualidade, procedência e sustentabilidade.
Algumas práticas adotadas no processo incluem:
- Uso de madeira certificada FSC® – garantindo que a matéria-prima provém de florestas manejadas de forma sustentável;
- Rastreamento da madeira – controle total da origem e do ciclo de vida dos materiais, promovendo transparência e confiabilidade;
- Tratamento fitossanitário HT– essencial para a exportação e setores como alimentos e baby care, eliminando pragas quarentenárias por meio de aquecimento controlado a mais de 56°C por 30 minutos;
- Controle de umidade ideal – uso de madeira de pinus, que seca rapidamente (entre 8% e 10% de umidade), reduzindo riscos de bolor e deterioração;
- Zero resíduos para aterros sanitários – todo material excedente é reaproveitado como biomassa, gerando vapor para novas secagens e fechando o ciclo sustentável.
Soluções alinhadas às necessidades do mercado
Além da preocupação ambiental, a parceria entre CHEP e Embalatec responde a demandas estratégicas do mercado. A rastreabilidade dos paletes é um diferencial para indústrias reguladas, como a farmacêutica e a de alimentos, que precisam assegurar o cumprimento de normas sanitárias internacionais, incluindo a NIF 15 para exportação.
Outro destaque é a eficiência logística proporcionada pela reutilização dos paletes, que reduz custos operacionais e evita desperdícios. Ao eliminar a necessidade de descartes frequentes, as empresas conseguem otimizar processos, diminuindo a pegada de carbono e melhorando sua performance ESG.
“Nosso objetivo é transformar a logística em um processo mais sustentável e eficiente. A parceria entre CHEP e Embalatec garante não apenas qualidade e segurança, mas também um compromisso real com a economia circular”, afirma Emanuela Mascarenhas, Gerente Sênior de Supply Chain da CHEP.
“A parceria entre CHEP e Embalatec reforça um modelo de negócios onde sustentabilidade e eficiência caminham juntas. O resultado é uma cadeia de suprimentos mais inteligente, transparente e alinhada às exigências de um mercado que valoriza cada vez mais práticas responsáveis”, completa Marcus Souza, engenheiro de produção da Embalatec .
Com tecnologia, rastreabilidade e inovação, as empresas mostram que repensar a logística é um passo essencial para a construção de um futuro mais sustentável – e essa transformação já está acontecendo.
Sobre a CHEP
A CHEP é líder global em soluções para a cadeia de suprimentos. Em conjunto com produtores, fabricantes, varejistas e parceiros logísticos, a CHEP promove o movimento inteligente e sustentável de mercadorias em mais de 60 países. Com sua rede de compartilhamento, reparo e reutilização de paletes, caixas e contentores conectados, a CHEP ajuda empresas a otimizar suas cadeias de suprimentos, reduzindo custos e minimizando o impacto ambiental de suas operações. A CHEP alia a sua liderança em circularidade, que ajuda a combater emissões, desperdício e embalagens descartáveis, com um foco na resiliência, para construir redes de suprimentos preparadas para o futuro por meio de dados, escala e colaboração. Com sua excelência operacional confiada pelas principais marcas do mundo, a CHEP atende principalmente clientes nos setores de bens de consumo (como alimentos secos, mercearia, produtos domésticos, saúde e cuidados pessoais, produtos frescos e bebidas), varejo, automotivo e indústrias de manufatura em geral. Parte do Grupo Brambles, a CHEP gerencia cerca de 347 milhões de paletes e contentores por meio de uma rede com mais de 750 centros de serviço, empregando aproximadamente 11.000 pessoas em todo o mundo, com suas maiores operações na América do Norte e Europa.
Para mais informações, visite chep.com
#CircularEconomy #RegenerativeSupplyChains