PepsiCo conquista Selo Verde em Transporte de Carga por sustentabilidade na frota
Empresa obtém classificação máxima na certificação do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB)
|
São Paulo (SP), fevereiro de 2025 – A PepsiCo Brasil, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, acaba de receber o Selo Verde em Transporte de Carga no nível “Gold”, integrando um grupo seleto de empresas com foco na transição energética e redução de emissões. A certificação do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), gerido pelo Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), é direcionada a transportadores, embarcadores e operadores logísticos que protagonizam a sustentabilidade nas atividades logísticas por meio de abordagem ESG, adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e soluções para atingir emissão líquida nula de carbono em suas atividades.
“Essa é uma conquista muito relevante para o nosso trabalho e reflete a preocupação da PepsiCo com as pessoas e o planeta. Como donos de uma das maiores frotas próprias do setor de bens de consumo, buscamos adotar soluções que impactem cada vez menos o meio ambiente, desenvolvendo métodos que respondam aos desafios de maneira economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente responsável. O selo nos mostra que estamos no caminho certo”, diz Anderson Pinheiro, diretor de Transportes da PepsiCo Brasil.
A companhia conta com cerca de 4 mil veículos, entre caminhões pesados, de médio porte e carros executivos e, em 2024, adquiriu o seu primeiro caminhão elétrico semipesado de distribuição no Brasil – do modelo Scania P230 B6X2, fabricado na Suécia. Este veículo possibilita reduzir a 0% as emissões de GEE em comparação a um caminhão movido a diesel, tem 10 toneladas de capacidade de carga e 200 km de autonomia. Atualmente, a frota ainda contabiliza mais de 170 caminhões movidos a GNV ou elétricos, sendo que, desde 2023, 20% de toda compra de caminhões novos passam a ter essa característica. Por meio de inovações como uso de energia renovável, instalação de paineis solares, uso de material reciclado na carroceria e outras iniciativas, a PepsiCo visa uma redução de GEE em mais de 40% até 2030 (linha de base de 2015), com o objetivo de atingir emissões líquidas neutras nas operações globais até 2040.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.