PepsiCo conquista Selo Verde em Transporte de Carga por sustentabilidade na frota

0
12

PepsiCo conquista Selo Verde em Transporte de Carga por sustentabilidade na frota

Empresa obtém classificação máxima na certificação do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB)

 

     

Caminhão elétrico semipesado de distribuição da PepsiCo no Brasil – do modelo Scania P230 B6X2. Foto: Marco Pinto.

 

São Paulo (SP), fevereiro de 2025 – A PepsiCo Brasil, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, acaba de receber o Selo Verde em Transporte de Carga no nível “Gold, integrando um grupo seleto de empresas com foco na transição energética e redução de emissões. A certificação do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), gerido pelo Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), é direcionada a transportadores, embarcadores e operadores logísticos que protagonizam a sustentabilidade nas atividades logísticas por meio de abordagem ESG, adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e soluções para atingir emissão líquida nula de carbono em suas atividades.

Essa é uma conquista muito relevante para o nosso trabalho e reflete a preocupação da PepsiCo com as pessoas e o planeta. Como donos de uma das maiores frotas próprias do setor de bens de consumo, buscamos adotar soluções que impactem cada vez menos o meio ambiente, desenvolvendo métodos que respondam aos desafios de maneira economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente responsável. O selo nos mostra que estamos no caminho certo”, diz Anderson Pinheiro, diretor de Transportes da PepsiCo Brasil.

A companhia conta com cerca de 4 mil veículos, entre caminhões pesados, de médio porte e carros executivos e, em 2024, adquiriu o seu primeiro caminhão elétrico semipesado de distribuição no Brasil – do modelo Scania P230 B6X2, fabricado na Suécia. Este veículo possibilita reduzir a 0% as emissões de GEE em comparação a um caminhão movido a diesel, tem 10 toneladas de capacidade de carga e 200 km de autonomia. Atualmente, a frota ainda contabiliza mais de 170 caminhões movidos a GNV ou elétricos, sendo que, desde 2023, 20% de toda compra de caminhões novos passam a ter essa característica. Por meio de inovações como uso de energia renovável, instalação de paineis solares, uso de material reciclado na carroceria e outras iniciativas, a PepsiCo visa uma redução de GEE em mais de 40% até 2030 (linha de base de 2015), com o objetivo de atingir emissões líquidas neutras nas operações globais até 2040.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.

O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.