Premiação da 4ª Edição do PrêmioLOG do Assaí: Reconhecimento ao Trabalho Colaborativo e Inovador

0
41

Premiação da 4ª Edição do PrêmioLOG do Assaí: Reconhecimento ao Trabalho Colaborativo e Inovador

A 4ª edição do PrêmioLOG do Assaí revelou fornecedores, que demonstraram comprometimento, inovação e uma trajetória de evolução junto ao Assaí. Este ano, mais uma vez, a premiação reconheceu aqueles que se destacaram em diversas categorias, como Evolução e Cases de Sustentabilidade

Na categoria Evolução, a grande vencedora foi a Kraft Heinz, que demonstrou comprometimento exemplar, atingindo 9,7% de pontos de crescimento. Em seguida, aparece a Italac, com 8,5%, e em 3º Lugar a Seara, com um avanço de 7,9%Kimberly-Clark e a Camil completam o top 5  atingindo 4,8% e 4,7%.

Na categoria de Case de Sustentabilidade, o prêmio foi entregue para a L’Oréal, cujo diferencial ficou para a frota inovadora focada no uso de biometano. O Biometano é um gás renovável obtido por meio da coleta de resíduos urbanos ou agrícolas, que passam por um processo de digestão realizado por bactérias, gerando metano e CO₂. Com o uso de tecnologia especializada, o biogás gerado é captado e purificado, evitando a liberação de poluentes na atmosfera e sendo transformado em biometano.

Com essa iniciativa, a L’oreal conseguiu alcançar 90% das metas de sustentabilidade junto ao Assaí, trazendo à tona um potencial de quase 60% de redução de emissões de CO₂. Até o momento, já foi registrado 30% de diminuição de CO₂ por toneladas transportadas.

O primeiro lugar foi conquistado pela Kenvue, seguida da Colgate-Palmolive, que ficou com o segundo lugar. A Jacobs Douwe Egberts – JDE garantiu a terceira posição. 

Durante o evento de premiação, tivemos a oportunidade de conversar com João, diretor Comercial do Assaí, sobre a importância do prêmio no mundo da logística e seus impactos nos fornecedores e nas operações da empresa.

Qual a importância dessa premiação para o mundo da logística?

Como mencionei durante o evento, o prêmio tem ganhado uma importância cada vez maior, principalmente pelo nível de engajamento que a indústria tem demonstrado. 

Os fornecedores, agora, priorizam o prêmio, se preocupando em prestar um serviço de qualidade, em entregar o que foi contratado, com um nível de serviço adequado. E isso gera resultados positivos. Estamos muito focados e dedicados a fazer com que o prêmio seja cada vez mais relevante. Queremos manter esse engajamento, para que, com empenho e colaboração, possamos atingir melhores resultados.”

João destacou: “Os resultados são claros: queremos mais disponibilidade de produtos para o consumidor. Nosso objetivo é sempre atender bem o cliente final, e uma das nossas grandes vantagens competitivas é o número significativo de pessoas, que passam por nossas lojas. Queremos evitar a perda, devido à indisponibilidade de produtos. Este trabalho contínuo de alinhamento e planejamento visa atender melhor o cliente, sempre garantindo uma experiência satisfatória.”

Com isso, João reforçou o papel do prêmio como um elo entre os fornecedores e o Assaí, impulsionando não só a competitividade, mas também a qualidade do serviço e a experiência do cliente. O evento, com certeza, se consolidou como uma importante vitrine de reconhecimento e um marco para a logística no Brasil.

Em 2024, o Assaí Atacadista celebra 50 anos de uma trajetória marcada por inovação e crescimento acelerado. Ao longo desse meio século, a rede evoluiu de forma impressionante, passando de 61 lojas em 2012 para 302 unidades distribuídas por 24 estados e o Distrito Federal, atualmente. Essa expansão reflete não apenas um crescimento físico, mas um avanço robusto na capacidade operacional e na eficiência do atendimento, contando hoje com mais de 85 mil colaboradores e recebendo aproximadamente 500 milhões de clientes anualmente.

A força do Assaí está também em sua estrutura, composta por 12 escritórios regionais, 28 células de compra, 12 centros de distribuição e 4 centrais de marketing. Esse modelo permite uma adaptação fina às demandas locais – ajustando sortimentos, estratégias de precificação e campanhas de comunicação – algo fundamental para o sucesso da marca em diferentes regiões do país.

Paralelamente, o Assaí construiu uma rede de parcerias estratégicas ao longo dos anos, trabalhando com cerca de 3.500 fornecedores – 60% são regionais -, além de manter mais de 50 patrocínios que reforçam seu compromisso com o desenvolvimento local. Esses números traduzem a amplitude e a solidez da operação, evidenciando que o sucesso vem também do fortalecimento das relações comerciais e da colaboração constante com parceiros.

Wlamir dos Anjos, VP Comercial & Logística, ressalta essa transformação. “Crescemos de R$ 5 bilhões para R$ 79 bilhões em 12 anos, um aumento de 17 vezes. Essa evolução é fruto de um trabalho estratégico, que expandiu nossas operações de forma exponencial.” Essa declaração reforça o compromisso do Assaí com a inovação e a busca contínua pela excelência.

Investimentos em tecnologia têm desempenhado um papel crucial nessa jornada. A adoção de um sistema avançado de agendamentos já gerou ganhos significativos. Ao mesmo tempo, a implementação de um novo Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) promete otimizar ainda mais a cadeia de abastecimento e a eficiência operacional. Essas inovações mostram que o Assaí não apenas acompanha, mas também lidera as transformações no setor logístico.

Ao concluir este ciclo de 50 anos, o Assaí Atacadista reafirma sua posição de liderança e seu compromisso em seguir inovando.