Rayflex oferece soluções anti-contaminação e de alta segurança para indústrias farmacêuticas
Inseridas nos parâmetros anti-contaminantes exigidos pela Anvisa, portas RP SL 01 e RP AL 01, produzidas pela Rayflex, possuem alta resistência à impactos e design de fácil higienização
O ambiente de produção do setor farmacêutico é controlado e utilizado para testes ou manufatura de produtos químicos de alto risco. Por isso, deve estar 100% livre de contaminação por partículas presentes no ar. A Rayflex, líder no mercado nacional de portas rápidas industriais, possui em seu catálogo soluções voltadas justamente para esse tipo de local. Tratam-se das portas RP SL 01 e RP AL 01, que atendem as principais exigências em controle de contaminação e resistência a pressões positivas de até 150Pa (pascal).
Atendendo a salas limpas classificadas até grau 5, as portas rápidas Rayflex da linha AL e SL são próximas a um desenho higiênico. Sua lona lisa e sem barra metálica, guias laterais contínuas e sem rugosidade, além do acabamento de motor e cilindro, são desenvolvidos para facilitar a limpeza e reduzir o acúmulo de sujeira. Na versão SL, ela conta com as carenagens todas em sistema de encaixe, o que elimina parafusos aparentes que poderiam acumular sujeira.
As portas AL e Sl são produzidas em lona flexível resistente a impactos de paleteiras e carrinhos, fazendo com que ela se auto repare sem sofrer danos. A grande vantagem da lona flexível em comparação com as portas de vidro, por exemplo, é que elas não se quebram eliminando o risco de contaminação dos produtos manuseados no ambiente.
“Nossas portas são específicas para serem utilizadas em salas limpas que requerem um alto grau de pureza e ao mesmo tempo possuem grande fluxo de passagem. São dimensionadas para suportar ilimitados ciclos de aberturas e fechamentos diários, com uma velocidade de abertura de até 2,5 m/s, reduzindo o tempo em que a porta fica aberta”, explica Giordania R. Tavares, diretora executiva da empresa.
Diferencial da porta RP SL 01 da Rayflex, o acabamento em alumínio e fibra é responsável por aumentar a resistência à corrosão, devido a higienização da sala. “A RP SL 01 também tem um impacto muito grande na redução de custos dentro das organizações, pois, por serem estanques, preservam o ar tratado dentro da sala, economizando o uso do ar condicionado e, consequentemente, baixando o consumo de energia elétrica e a frequência de troca de filtros do aparelho”, complementa a executiva.