Setor de galpões logísticos segue em alta no Brasil

0
641

Setor de galpões logísticos segue em alta no Brasil

O segundo trimestre de 2024 continuou apresentando resultados positivos no setor de galpões logísticos, atingindo o maior valor de absorção líquida desde o terceiro trimestre de 2022, chegando em 645.368 m². Somando o ano de 2024, o valor líquido absorvido até o momento é de 796.472 m². Mais uma vez, São Paulo representou mais da metade do total, com 58% do valor. Minas Gerais e Rio de Janeiro também apresentaram valores positivos, correspondendo a 17% e 15% do total absorvido no Brasil, respectivamente.

Taxa de Vacância e Preço Pedido – A taxa de vacância das classes A e A+ do Brasil fechou em 9,38% nesse segundo trimestre, queda de 1,4 p.p. em relação ao período anterior, uma vez que as absorções superaram as entregas. Analisando separadamente as regiões do país, o Norte foi a única em que registou aumento de vacância, devido à absorção líquida negativa de -14.398 m². Neste segundo trimestre, as ocupações que foram originadas de pré-locações no Brasil somaram 193.751 m², demonstrando que a busca por imóveis novos e de alto padrão segue aquecida, deixando certos ativos obsoletos vagos por mais tempo em determinadas regiões.

Os dados fazem parte do MarketBeat, estudo trimestral produzido pela Cushman & Wakefield.

A média de preço pedido no Brasil foi de R$ 23,78/m² no fechamento do segundo período, ficando 2,0% abaixo do trimestre anterior. Essa diminuição é devida, sobretudo, aos preços de alguns novos empreendimentos estarem relativamente mais baixos que as médias de suas regiões, fato que não é o comum do mercado, já que nos trimestres anteriores os ativos foram entregues com preços maiores que a média. Além disso, registrou-se fortes saídas em empreendimentos com baixos valores de aluguel e grandes ocupações com preços pedidos elevados, como mais de 100 mil m² em um empreendimento com preço pedido de R$ 34/m².

Market Overview São Paulo – O mercado logístico classe A e A+ do estado de São Paulo registrou 373.974 m² líquidos absorvidos no segundo trimestre de 2024, volume quatro vezes maior em relação ao trimestre anterior.  

Market Overview Rio de Janeiro – O mercado logístico classe A e A+ do estado do Rio de Janeiro registrou absorção líquida de 95.932 m², o maior valor desde o final de 2021. Com isso, a taxa de vacância do estado caiu 3,7 p.p., atingindo 16,4% e sendo o menor valor registrado desde o segundo trimestre de 2022. O segundo trimestre do ano não registrou novas entregas. Com isso, as absorções positivas impactaram diretamente na taxa de vacância.