Sorters com desviadores podem potencializar operações durante a Black Friday
Especialista da Pitney Bowes explica como ferramenta otimiza processos de triagem de encomendas utilizando tecnologia avançada
São Paulo, outubro de 2024 – De acordo com levantamento realizado pela Neotrust e ClearSale, o faturamento da Black Friday 2023 no e-commerce ficou em R$ 5,23 bilhões, com 8,21 milhões de pedidos. Os números, em relação ao ano anterior, apresentam uma queda de 15,1% e 17,6%, respectivamente, mas o setor segue em alta como uma das datas mais importantes para a movimentação do comércio.
Diante disso, empresas de e-commerce e operadores logísticos precisam lidar com o aumento significativo de encomendas de forma eficiente, mantendo os prazos de entrega e a qualidade do serviço. Um dos principais aliados para enfrentar esse pico sazonal de demanda são sistemas automatizados que melhoram e otimizam a produtividade. Segundo Murilo Namura, Head Of Sales da Área de Equipamentos da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes, sorter com desviadores pode ser o diferencial durante o período.
“Sorters são sistemas de classificação automatizada que identificam e separam mercadorias de acordo com destinos ou categorias predefinidas, garantindo que cada item seja enviado para o local correto. Quando equipados com desviadores, os sorters tornam-se ainda mais versáteis, permitindo que cada item seja direcionado de forma eficiente por rotas diferentes ao longo da linha de processamento, de acordo com a necessidade da operação”, comenta Murilo.
Conforme o especialista, esses sistemas são configurados para trabalhar com diferentes tipos de pacotes, tamanhos e formas, o que os torna ideais para as operações logísticas dinâmicas e variadas, típicas do comércio online. Ainda, a empresa consegue minimizar falhas humanas durante a operação e atuar de forma simultânea e constante. Este tipo de solução se torna extremamente estratégica para épocas de pico de demanda, como a Black Friday.
“Quando falamos de benefícios, encontramos vantagens importantes que vão além de agilidade e precisão no processo de separação. A automação proporciona uma maior eficiência na operação, permitindo que as empresas reduzam custos e aumentem a capacidade de processar encomendas sem a necessidade de expansões físicas dos centros logísticos. Como exemplo, temos o Grupo Soma, que adotou o equipamento OneShip Slim Sorter, no modelo ZigZag e reduziu o fechamento da Black Friday de 72h para apenas 24h”, ressalta o Head.
Uma pesquisa da empresa de tecnologia Wake, em parceria com a Opinion Box, mostrou que 66% dos consumidores no Brasil pretendem comprar algo na Black Friday 2024, mostrando que a procura nesta época do ano é, de fato, grande para as organizações. Estes equipamentos, portanto, reduzem o lead time, erros manuais, organizam as encomendas por tipo e necessidade e são despachados de forma correta, reduzindo o número de frota, protegem a receita e reduzem custos operacionais, como frota e erros de envio.
“Essa automação transforma o modo como as empresas de e-commerce e operadores logísticos operam, especialmente em períodos críticos como a Black Friday. Implementar tecnologias avançadas, como sortes com desviadores, virou realidade em busca de evolução no mercado, visando potencializar os serviços e obter vantagens competitivas perante o concorrente”, conclui Namura.