Startup de logística RoutEasy aumenta em 66% a capacidade de entregas por dia de rede de atacado e varejo

0
1489

Startup de logística RoutEasy aumenta em 66% a capacidade de entregas por dia de rede de atacado e varejo

Além da capacidade, entregas não realizadas no horário previsto, emissão de CO2 e distância percorrida são as maiores dores resolvidas pelo software da RoutEasy

Entregas não realizadas no horário previsto, emissão de CO2, distância percorrida e tempo de roteirização estão entre as principais dores das empresas que atuam no setor de logística. É o que consta na base de dados da RoutEasy, startup que oferece soluções 360 no segmento. 

Desde 2019, a marca viu a adesão aos seus serviços crescer rapidamente ao solucionar os principais conflitos logísticos. Ao intermediar processos de logística de empresas de pequeno porte, a RoutEasy cresceu 148% em seu primeiro ano de atuação. No entanto, em 2019, a startup recalculou a estratégia de clientes e prospects focando em enterprises e rotas com mais de 10 veículos. O novo posicionamento foi bem sucedido: em 2019, o crescimento foi de 464%, em 2020, de 205% e em 2021 de 216%. Já o número de funcionários foi de 13 em 2018 para 100 em 2022.

Atualmente, a RoutEasy apoia mais de 320 clientes com gestão, otimização e orquestração de serviços. A empresa foi criada em 2016 a partir das pesquisas feitas pelo fundador e atual CEO Caio Reina, durante o mestrado em Engenharia de Transportes na Poli-USP.

Nomes como  Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, Magalu, Obramax e DHL estão na cartela de clientes da startup, que conta com equipe direcionada para a satisfação nos primeiros dias de implantação e time de suporte técnico com índice de 99,6% dos chamados solucionados e tempo médio de 6 minutos para a resolução de problemas. “No mercado, não há solução de logística com atendimento em tempo real e é isso que acreditamos que atribui um NPS de nota 9,3 na pesquisa de avaliação dos nossos serviços”, pontua o fundador.

Case Maxfort, rede de Atacado e Varejo

Em redes de varejo com muitas lojas, uma das maiores dificuldades logísticas é a distribuição efetiva entre todas. Esse é um dos principais desafios da Maxfort Atacado e Varejo, rede que atua há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, em mais de 106 cidades. A Maxfort buscou soluções capazes de melhorar os resultados de seus indicadores e alavancar sua atuação. Para isso, atua no setor de logística a startup RoutEasy, que possui soluções 360 de gestão, otimização e orquestração da área.

Partindo da necessidade de diminuir os processos manuais para aumentar a produtividade das equipes, reduzir custos e conseguir atender mais lojas em menos tempo, sem prejudicar a qualidade do atendimento, o software da RoutEasy é essencial para sanar os principais problemas por meio de tecnologia e inteligência artificial, no intuito de atingir a maior eficiência logística possível da rede de varejo.

Após um ano de implementação da ferramenta, houve um aumento de 66% na capacidade de entregas por dia, 15,5% de aumento no número de lojas atendidas em um mês, 10% de redução na quilometragem total percorrida pela frota, redução de 25% para 7% de entregas com ocorrências, além do aumento de satisfação do cliente para 4,89/5. 

“Fazer roteirizações manuais gastava muito tempo da nossa equipe e, como eu já tinha um conhecimento técnico sobre ferramentas de roteirização, resolvi buscar algumas soluções no mercado. Antes da utilização do sistema da RoutEasy, fazíamos seis entregas por dia, agora entregamos 10”, diz Marcos Azevedo, Analista de Logística da Maxfort.

Sobre a RoutEasy:

A RoutEasy é uma startup de logística que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina, a Logtech aposta na inovação no tradicional setor de entregas. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a startup fundada por Caio Reina gera economia de até 40% a seus clientes, que reúnem nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, Magalu, Obramax e DHL. Em agosto de 2021, a RoutEasy recebeu um aporte liderado pelo Grupo Ultra (UVC) no valor de R$5,8 milhões.