A RoutEasy, logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização, gestão e orquestração de entregas, lançou uma planilha gratuita de BID de frete, como forma de tornar mais fácil e segura a tomada de decisão na hora de contratar as diversas formas de transporte. Com a Planilha de BID, a empresa espera proporcionar maior controle para escolher os melhores parceiros de frete.
Termo usado para nomear o processo de coleta de tabelas de frete para obter o melhor custo-benefício para uma determinada demanda, o Bid, do verbo to bade, em inglês, significa dar um lance, ofertar, sendo, portanto, uma espécie de concorrência. Com a Planilha de Bid, a intenção da RoutEasy é tornar simples para o embarcador todas as características da carga, os requisitos dos veículos e a qualificação dos transportadores, por exemplo.
Segundo Guilherme Giordano, head de Operações da RoutEasy, ter dados atualizados pode auxiliar em diversas dificuldades da operação, como necessidade de redução de custos, melhoria no nível de serviço prestado, e até mesmo obter referências de mercado para estratégias de precificação e atuação.
Facilidade – Guilherme Giordano elenca alguns exemplos desses dados a serem coletados: tipo de frete, ponto de origem, destino, distâncias, tipo de veículo utilizado, frete peso, frete lotação, frete dedicado, pedágio, impostos e outros parâmetros e custos relevantes para o cálculo do frete.
Ainda de acordo com Giordano, o BID oferece às empresas a opção de aumentar sua operação de transporte conforme necessário, sem a necessidade de obter um contrato fixo com um fornecedor. “Por isso, tão importante quanto estabelecer os critérios de avaliação, é saber negociar preços e todas as condições do serviço”, diz.
História – A RoutEasy tem sua origem em 2009, durante o projeto de mestrado de Caio Reina no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP. Ao desenvolver um algoritmo de roteirização, bastaram alguns testes para ele perceber que em alguns minutos, ou segundos, era possível eliminar problemas que demoravam até cinco horas para serem resolvidos.
Após ser testado em operações de várias empresas de grande porte, o algoritmo foi integrado à plataforma web em 2016, com o objetivo de facilitar a utilização e distribuição da ferramenta. Nascia, então, a RoutEasy.
Em 2018 foram lançados os módulos Torre de Controle, Visibilidade e Indicadores, além da Roteirização. Um ano depois, o foco estava nos segmentos estratégicos com clientes de grande representatividade.
Em 2021, a RoutEasy conquistou aporte de R$ 5,8 milhões do Grupo UVC, fundo do Grupo Ultra, dono dos Postos Ipiranga. Hoje a startup já conta com mais de 100 colaboradores e uma vistosa coleção de cases de sucesso logístico construídos com empresas como Light, Royal Canin, Solística, Infracommerce, Logbee (Magalu), Léo Madeiras, Labi Exames e IBL Logística.
Serviço: acesse a Planilha de BID | O que é a RoutEasy
Links para download da imagem:
Guilherme Giordano – head de Operações da RoutEasy |