Tecnologia israelense agrega inteligência à gestão do estoque |
Algoritmos de aprendizagem em tempo real otimizam a gestão de estoque com redução de até 50% nos itens e garantem 99% de disponibilidade de produtos nas lojas.
São Paulo, abril de 2022 – Redução expressiva dos itens em estoque, disponibilidade praticamente total de produtos nas lojas, redução de custos da operação e otimização das vendas. Esses são os resultados prometidos pela Onebeat, empresa israelense de tecnologia, voltada para o mercado varejista de médio e grande portes. A empresa comercializa uma tecnologia baseada em algoritmos de aprendizagem em tempo real (inteligência artificial), que faz a utilização massiva de dados (big data) para otimizar o fluxo de produtos no varejo e nos centros de distribuição. “Temos clientes que atingiram 50% de redução nos estoques de lojas, além de garantir até 99% de disponibilidade de produtos. Com isso, conseguiram ampliar o retorno sobre capital investido em estoque (GMROI) em até três vezes”, garante Igor Melo, Head da Onebeat no Brasil. Entre os clientes brasileiros está a Aramis, empresa de vestuário masculino, que utiliza a tecnologia Onebeat desde abril de 2021. “Estamos vendendo mais peças com um sortimento menor e tivemos uma melhoria de 60% no giro de estoque”, relata Richard Stad, CEO da empresa, em matéria recente na imprensa. “Conseguimos manter as margens de lucro e reduzir a necessidade de realizar liquidações. Além disso, vamos ter maior acuracidade para desenvolver coleções mais assertivas”, complementa. A tecnologia da Onebeat se integra aos sistemas estruturantes do cliente (como um ERP, por exemplo) para dar inteligência à gestão do varejo e contribui para reduzir os investimentos em estoques, melhorar a distribuição de itens de acordo com a demanda de mercado, reduzir faltas e rupturas e potencializar as vendas. Utilizando dados diários do varejo, ela é capaz de captar rapidamente as mudanças nas tendências de mercado e reorientar a produção, aquisição e a distribuição de produtos para as lojas. A tecnologia Onebeat possibilita que os itens que estejam despertando maior interesse dos consumidores fiquem disponíveis na quantidade adequada para atender a demanda específica em cada localidade. Para Melo, no cenário atual do varejo, as lojas não podem se dar mais ao luxo de perder vendas pela falta ou inadequação de produtos nas prateleiras. “Não é apenas uma venda perdida, mas a frustração da experiência de compra do consumidor. Esse é o maior problema num mercado cada vez mais competitivo, seja tradicional ou online”, alerta. Para o Head da Onebeat no Brasil, a correta gestão de estoques, dos fluxos de mercadoria e a previsibilidade de demanda se tornaram ainda mais críticos para o sucesso do varejo. Prova de conceito A tecnologia da Onebeat atua como uma camada de inteligência que se conecta com os softwares de gestão já utilizados pela empresa. A solução analisa e interpreta em tempo real os dados de vendas do cliente, automatizando a cadeia de distribuição do varejo e oferecendo informações que orientam as tomadas de decisão dos gestores, responsáveis pela distribuição dos produtos nas lojas e pela gestão de estoque. O sistema analítico online, baseado em inteligência artificial e big data, avalia as tendências de alta de demanda, estabilidade ou redução das vendas de cada produto em cada loja, indicando a distribuição dos itens de acordo com a tendência da demanda. O modelo comercial mais aplicado é o de SAAS, (software as a service), ou seja, por assinatura. A empresa oferece gratuitamente aos clientes a possibilidade de realizar uma POC (Proof of Concept/Prova de conceito). Nesse caso, o cliente pode realizar uma simulação com os seus dados reais para checar os resultados que a solução pode efetivamente trazer ao negócio. No processo, é possível conferir, com muita precisão, quais são os ganhos potenciais com o uso da tecnologia. O sistema também é modular e expansível e pode ser implantado em um número reduzido de lojas. Esse formato facilita o controle e os ajustes para a adequação da tecnologia aos desafios do projeto. Permite, ainda, que o cliente ganhe confiança antes de um roll-out pleno. “Ao fazermos a prova de conceito com dados reais, o cliente passa a saber o resultado efetivo que a tecnologia Onebeat trará ao seu negócio. Ele ainda pode optar por escalonar a implantação da ferramenta, conferir os ganhos reais e, aos poucos, ajustar as mudanças na operação”, pontua Melo. Crescimento A Onebeat é uma retail tech, spin-off do Grupo Goldratt, que pretende dobrar o tamanho da operação brasileira em 2022. O Grupo Goldratt é uma organização israelense fundada pelo físico Eliyahu Goldratt, criador da renomada Teoria das Restrições (TOC – Theory of Constraints). A empresa conta com mais de 140 clientes ao redor do mundo, que em conjunto respondem por cerca de 55 mil pontos de venda e gerencia aproximadamente US$ 11 bilhões em estoques. Entre os clientes estão o mega-grupo indiano Tata, que sozinho responde por cerca de 4% do PIB da Índia, e a Agência de Logística das Forças Armadas dos Estados Unidos, responsável pela distribuição de insumos e equipamentos à defesa norte-americana. A empresa está presente em todos os países da América do Sul e também no México. A Onebeat começou a atuar de forma independente em 2018, após a empresa passar por restruturação mundial. Nessa mudança, o braço tecnológico do grupo ganhou autonomia e novos investidores. No Brasil, a empresa possui clientes nos segmentos farmacêutico, moda (roupa e calçados), joias, eletroeletrônicos, bebidas, tintas, laticínios e home centers. Entre eles estão, além da Aramis, a Grand Cru, a Vivara e Lojas Lebes entre outros. “Ao todo, temos 18 grandes redes como clientes ativos, nas verticais de indústria, distribuição e varejo. Pretendemos dobrar esse número nos próximos 12 meses”, prevê Melo. Segundo o Head da Onebeat no Brasil, apesar dos resultados expressivos, esses últimos três anos foram marcados por intenso aprendizado, adaptação e ajustes na operação local. “Todo mercado e segmento têm suas especificidades que demandam ajustes no modelo de negócios. Essa tropicalização foi feita para atender mais adequadamente o perfil dos usuários brasileiros”, explica. Melo frisa, ainda, a ampliação da equipe comercial e a disponibilidade internacional de consultores. *** Sobre a Onebeat A Onebeat criou uma tecnologia de varejo orientada por IA que usa algoritmos de aprendizagem em tempo real para traduzir o comportamento do cliente em ações que reduzem eventuais sobras (sell-through) e maximizam as vendas. Com algoritmos de IA, a empresa otimiza todo o processo de varejo, desde a alocação inicial de produtos até o reabastecimento e as liquidações. A Onebeat divide o problema em atributos básicos e, em seguida, ajusta a quantidade de estoque em diferentes segmentos de varejo, como moda, artigos de luxo, eletrônicos de consumo, bricolagem e muito mais. A Onebeat já otimizou mais de US$ 11 bilhões em valor de estoque em mais de 55.000 pontos de venda em marcas conhecidas na Europa, Estados Unidos, além de países da Ásia, do Pacífico e da América Latina. Acesse https://1beat.com/pt/onebeat-br/ Informações para a imprensa Comunicação e Conteúdo Ana Americano – ana.americano@e-vocar.com – (11) 9 6852-9623 |