Tendências de segurança: como a inovação está garantindo maior proteção nas indústrias
O manuseio de máquinas e equipamentos automatizados sem medidas de segurança pode ocasionar em acidentes de trabalho; No Brasil, foram cerca de 83,65 acidentes por hora em 2023
Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho da Previdência – AEAT, de 2023, elaborado pelo Serviço de Epidemiologia e Estatística – SEE-Fundacentro, o país registrou 732.751 acidentes de trabalho no ano, o que significa cerca de 83,65 por hora. O dado evidencia a urgência de soluções que inibam acessos indevidos a áreas críticas e melhorem a leitura de risco em tempo real.
Para contribuir com a redução de riscos de acidentes nas plantas industriais e, ao mesmo tempo, preservar o fluxo operacional, a Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e na América Latina, atua com soluções de dispositivos e barreiras inteligentes de segurança para proteção do colaborador que lida diretamente com maquinários dos mais diversos ambientes industriais.
“Segurança industrial não é custo, é fator de continuidade do negócio. Ao restringir o acesso durante a movimentação de máquinas e integrar sensores que param o equipamento no momento certo, reduzimos incidentes e elevamos a eficiência”, afirma Giordania Tavares, CEO da Rayflex.
Segundo a especialista, quatro movimentos ajudam a mudar os processos dentro de uma fábrica, entenda:
1. Barreiras físicas com operação rápida
Portas rápidas e enclausuramentos que se abrem e fecham em alta frequência, garantem vedação e criam zonas seguras sem travar a logística;
2. Sensoriamento inteligente
Cortinas de luz, scanners e intertravamentos que detectam a presença de pessoas e objetos, e interrompem a operação automaticamente conforme a NR‑12 – Norma Regulamentadora que estabelece requisitos de segurança para o manuseio de máquinas e equipamentos no trabalho;
3. Integração a controladores e sistemas
Interface com Controladores Lógicos Programáveis, os chamados CLPs, scanners e sistemas de supervisão para comandos, alertas e registros de eventos, dando rastreabilidade e conformidade;
4. Soluções sob medida e retrofit
Adequações por célula de trabalho, com projetos dimensionados para cada risco, ambiente e padrão de limpeza, tais como: linha de montagem de veículos, salas limpas, ambientes refrigerados, áreas internas e externas, galpões e centros logísticos de distribuição, entre outros.
Visibilidade sem exposição ao risco
Para garantir essas importantes medidas de segurança, um dos equipamentos indicados é a Janela de Segurança, um recurso projetado para permitir visibilidade do processo e, ao mesmo tempo, restringir o acesso de pessoas durante a movimentação de máquinas. “Compacta e de fácil instalação, pode ser integrada a cortinas de luz e scanners, além de se comunicar com os controladores existentes. O conjunto aumenta a proteção do colaborador e evita danos a equipamentos, sem comprometer o ritmo produtivo”, avalia Giordania.
A tecnologia aliada ao dia a dia das fábricas, cada vez mais automatizadas, oferece segurança e cadência, além de atuar como uma parceira valiosa da produtividade. “Com essas soluções, esperamos reduzir incidentes e paradas não programadas por intrusão de área, garantir conformidade regulatória com todos os requisitos de segurança de máquinas, conquistar ganho de produtividade com mais fluidez operacional e menos retrabalho, além de oferecer uma melhor experiência ao operador, com ergonomia e previsibilidade de processo”, conclui a CEO.