Tendências logísticas: o que esperar do segundo semestre de 2023?
Atenção para as datas comemorativas e logística sustentável são algumas das apontadas pelo CEO da logtech RoutEasy
Segundo dados da Kantar, o mercado logístico cresceu 30% nos últimos anos, evoluindo processos, desenvolvendo soluções e criando novas tendências para o segmento em 2023. As inovações são valiosas para otimizar processos do setor, agregar em termos de sustentabilidade e promover eficiência em diversos sentidos para as organizações. Pensando nisso, Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy, logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de gestão, otimização e orquestração de entregas, destaca as três principais tendências para o segundo semestre. Confira abaixo:
- Atenção para as datas comemorativas:
O segundo semestre traz diversas datas comemorativas que são essenciais para o e-commerce: Dia do Consumidor, Black Friday e Natal. Nessas ocasiões, a logística se torna essencial para otimizar as vendas e garantir o sucesso dos negócios. Por isso, é importante que as empresas estejam preparadas para essas datas otimizando seus processos.
“Muitas empresas aderem às promoções no Dia do Consumidor, que acontece no dia 19 de setembro. Essa data serve como uma oportunidade de treino para a Black Friday e o Natal, ajudando as empresas a reverem seus processos na prática e encontrar pontos de melhoria e desenvolvimento para os picos de demanda no fim do ano”, afirma Caio Reina.
- Otimização de processos e agilidade dos negócios:
Outra tendência em voga é a otimização dos processos como ponto chave para garantir o sucesso das entregas, principalmente nessas datas especiais. “É essencial investir em ferramentas que ajudem a aumentar a agilidade nas operações, afinal, mesmo nesse período, o cliente continua esperando entregas rápidas e eficientes”, completa o profissional.
- Inteligência Artificial e análise de dados:
Essas novas tecnologias podem ajudar as empresas a prever demanda, identificar áreas de melhoria na operação e maximizar a produtividade das equipes. É nesse sentido que muitas empresas aproveitam os dados de Dia dos Pais e Dia do Consumidor para se preparar para o alto volume de vendas no fim do ano.
- Logística sustentável:
Há algum tempo, empresas têm investido em maneiras mais sustentáveis de dirigir seus negócios. Nesse sentido, entram os carros elétricos, uma evolução recente do mercado que veio para ficar, ajudando as empresas a desenvolver rotas mais verdes e eficientes.
Sobre a RoutEasy:
A RoutEasy é uma logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina, a logtech aposta na inovação no tradicional setor de entregas e passou a integrar, em dezembro de 2022, o ecossistema de soluções logísticas nstech. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a logtech fundada por Caio Reina gera economia de até 40% a seus clientes, que reúnem nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, Magalu, Obramax e DHL.