Vantagens competitivas na otimização do espaço físico

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Vantagens competitivas na otimização do espaço físico – 

A armazenagem convencional, vertical e automática são essenciais para que as empresas ganhem mais espaços e reduzam custos por metro quadrado

Para ter um espaço físico as empresas têm gastado cada vez mais. O custo de imóveis, especialmente, nas grandes cidades, vem crescendo exponencialmente, desta forma, encarecendo o custo das operações intralogísticas no País.

No entanto, as empresas que seguem tendências e antenadas ao setor, conseguem vislumbrar alternativas mais atrativas. 

E para conquistar redução significativa de custo, um dos primeiros investimentos é na armazenagem.

Gabriel Gutoch Garbosa, diretor comercial da Portilhiotti, uma das expositoras do evento, comentou como as empresas podem maximizar a eficiência logística, quando o assunto é armazenagem.

“Para otimizar o espaço físico, tanto na indústria quanto no centro de distribuição, é de fundamental importância que seja pensado em um processo de armazenagem tanto convencional quanto automático, que vai possibilitar a otimização de área, em função do custo do metro quadrado e metro cúbico no mercado”

Além disso, Gabriel ressaltou a vantagem das empresas terem um projeto de verticalização, para uma operação mais lucrativa.

“A grande sacada em verticalizar o estoque é, justamente, aproveitar uma área disponível. Então, a otimização do espaço físico, por meio da implementação de projetos de armazenagem, possibilita ocupar o espaço que antes não era possível”, diz.

No quesito competitividade, o executivo salientou a redução de custo, que gera ainda mais oportunidades de negócios.

“Primeiro, que a empresa consegue organizar melhor o estoque, que traz mais produtividade, sendo um dos pontos para a redução de custos. Além disso, não haverá investimento em estrutura física para aumentar o espaço, então, teoricamente, minimizando os gastos para aumentar a CD. Isso faz com que as empresas possam ter mais espaço de armazenagem, colocar mais produtos e agregar mais clientes”, orienta Gabriel.

 

Redação Painel Logístico 

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