WDC Networks fortalece presença na Região Sul com novo Centro de Distribuição em Itajaí (SC)

0
120

WDC Networks fortalece presença na Região Sul com novo Centro de Distribuição em Itajaí (SC)

Posição estratégica, a poucos quilômetros do Porto de Itajaí, visa agilizar processos burocráticos e fiscais de importação e também diminuir tempo de entrega nas regiões Sul e Sudeste

 São Paulo,  março de 2025 – A WDC Networks – empresa de TI e Telecom que importa, fabrica e distribui soluções no Brasil e na Colômbia – anuncia a inauguração do primeiro Centro de Distribuição (CD) na Região Sul do país, na cidade de Itajaí, Santa Catarina. O novo CD reforça sua participação na região e tem como principal objetivo otimizar sua operação logística ao atender os clientes de forma mais ágil e transparente.

Situado às margens da BR-101, a 7km de distância do Porto de Itajaí e com uma capacidade para armazenar 11.000 pallets, o novo CD de Santa Catarina irá descentralizar o estoque – hoje concentrado na Bahia, nas cidades de Ilhéus e Simões Filho – trazendo mais agilidade aos processos de importação, montagem e distribuição para atender as demandas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que atualmente representam 15% do faturamento total da WDC Networks.

“Hoje, essa nova operação logística irá focar nas soluções de Telecom, mas muito em breve irá atuar também com outras linhas de produtos que fazem parte do nosso portfólio, como as soluções de Áudio e Vídeo Pro-AV e cibersegurança”, conta Juranilson Santos, diretor de Logística da WDC.

A nova unidade será operada pelo parceiro logístico Contrans, utilizando o mesmo sistema integrado de gestão empresarial que a WDC Networks aplica na Bahia, trazendo mais controle à operação para facilitar a tomada de decisão, visando sempre reduzir custos, otimizar os ganhos e prestar o melhor atendimento e suporte ao cliente. “Com a nova unidade, esperamos diminuir o tempo de entrega dos produtos de cinco a sete dias úteis para 48 horas, uma vez que podemos realizar a importação no próprio porto de Itajaí. Todo esse ganho reflete em aumento de produtividade tornando nossas entregas muito mais competitivas”, afirma Santos.

De acordo com o diretor de logística da WDC, o novo CD de Itajaí irá beneficiar não somente os clientes da Região Sul, mas também os clientes do Sudeste uma vez que a distância entre Santa Catarina e São Paulo, por exemplo, é bem menor em comparação a Bahia e São Paulo. “Tem transportadoras na cidade que enviam todas as noites um caminhão rumo à capital paulista, o que nos permite vislumbrar a possibilidade de entregas dentro do prazo de 24 horas. Além disso, com a nova operação, o frete marítimo via a nova rota Cabo da Boa Esperança vai poder entregar os produtos diretamente em Itajaí, economizando dez dias de viagem até o Porto de Ilhéus e ainda o tempo do processamento do produto, emissão de nota, separação e então despacho ao cliente”, destaca Juranilson Santos.

Para Bruno Rigatieiri, diretor Comercial e de Marketing da WDC, esse novo investimento representa o DNA da companhia que é o de descomplicar a vida do cliente, agilizando e facilitando os negócios. “Nosso propósito com essa expansão é nos aproximar do cliente para tornar a sua experiência de compra em algo rentável para seu negócio, resolvendo a demanda que o motivou a confiar nas nossas tecnologias. Não se trata só de uma questão de logística, é um movimento de confiança que retroalimenta a nossa missão de ser o parceiro tecnológico que resolve todas as suas dores”, resume Rigatieri.

ESG

Entre os pontos que foram considerados para a escolha do operador logístico em Itajaí, a adesão às medidas de Environmental, Social, Governance (ESG) esteve no rol dos critérios seletivos, uma vez que a WDC Networks faz parte do Comitê ESG Workspace da B3 (Bolsa de Valores), que reúne informações sobre as empresas listadas para análise de dados ambientais, sociais e de governança corporativa.

“Esse olhar para sustentabilidade é algo que nasceu junto com a empresa, desde o primeiro momento. Na WDC, acreditamos que a tecnologia pode mudar a vida das pessoas, e isso engloba o meio ambiente e a comunidade ao nosso redor”, diz Bruno Rigatieiri, pontuando que a companhia usa 100% de energia limpa na unidade de Ilhéus, gerada na usina fotovoltaica instalada em seu telhado, atua na preservação de manguezal daquela região, mantém parcerias com diversas ONGs para reaproveitamento de resíduos sólidos e reuso da água pluvial, entre outras ações.

Segundo o executivo, a unidade de Itajaí conta com um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva com capacidade para 90.000 litros, assim como com um sistema de iluminação zenital, construído com telhas transparentes, posicionadas para aproveitar a luz natural e reduzir o consumo elétrico no armazém.

Sobre a WDC Networks

A WDC Networks (Livetech da Bahia Ind. e Com. S.A.) é uma empresa distribuidora de tecnologia que atua nos segmentos de Telecomunicações, Energia solar, Áudio e Vídeo Profissional, Cibersegurança, Segurança Eletrônica, Infraestrutura de redes, Wi-Fi, Comunicação Unificada e Serviços gerenciados – Listada na B3, desde 2021, sob ticket LVTC3. Fundada em 2003, com capital 100% nacional, a empresa se tornou líder em seus segmentos na oferta do modelo de negócio TaaS – Tecnologia “As a Service” (Hardware e Software as a Service). A empresa industrializa no Brasil mais de 50% dos itens de maior volume, conta com parcerias estratégicas com fabricantes internacionais e nacionais, a maioria líderes em seus segmentos, e possui uma rede de canais em todo o Brasil. Isso garante um portfólio amplo, com mais de 30 marcas.