5G e logística: Como a tecnologia pode melhorar o setor?

0
618

  Grupo MOVE3

 

5G e logística: Como a tecnologia pode melhorar o setor?

Rede promete ser até 100 vezes mais rápida que 4G e pode deixar operações logísticas mais seguras

São Paulo, maio de 2022 — O 5G está em pauta desde 2020, com muitas discussões sobre a tecnologia que promete ser de 50 a 100 vezes mais veloz que o 4G enquanto consome até 90% menos energia, de acordo com normas estabelecidas pelo GSMA, a organização internacional formada por mais de 1200 operadoras de rádio, telefonia e internet para implementar a rede. Para o setor logístico, essa tecnologia pode trazer muita segurança e confiabilidade nos prazos.

A rede 5G representa a quinta geração da tecnologia de comunicações móveis, e foi desenvolvida para melhor lidar com problemas como o aumento de dados sendo compartilhados mundialmente e a preocupação ecológica com consumo energético excessivo. A cobertura 5G é mais eficiente e ampla, suportando uma maior transferência de dados e de usuários simultâneos.

Segundo Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE3, referência em logística no Brasil, a tecnologia representa um grande avanço para o setor. “A fluidez e rastreamento das mercadorias pode ser facilitada, já que as cargas e veículos serão rastreáveis em real time, sem delays, o que traz mais segurança para os prazos de entrega serem constantemente atualizados. Outro fator é que a análise de dados será mais completa com o 5G, possibilitando uma tomada de dados mais informada e, consequentemente, mais eficaz e inteligente”, conta o CEO.

Confira três formas que a tecnologia pode ajudar a logística:

 1 – Segurança

Além da maior segurança em passar prazos atualizados para o cliente, existe uma maior segurança física proporcionada pelo 5G. “Poderemos fazer um monitoramento amplo dos veículos mais preciso, com maior observação contínua dos mesmos, o que fará falhas mecânicas serem detectadas antes de se tornarem críticas. Isso garante maior eficácia das entregas e maior segurança dos entregadores, que não correrão o risco de ficarem presos em regiões em que veículos de entrega são mais visados”, aponta Guilherme. “Além disso, o maior número de conexões sem fio minimiza riscos de incêndio, que muitas vezes são iniciados por curto-circuitos na rede elétrica”, afirma Juliani.

 2 – Gestão

Com o 5G, o processo de gestão logística pode se tornar menos mecânico e mais informado por dados. “A gestão de armazéns e estoques com radiofrequência (RFID) não terá interferência, e poderá ser usada em toda a carga. A maior conectividade também possibilita que mais veículos, dispositivos e equipamentos estejam na mesma rede, o que melhora a visibilidade dos processos e a tomada de decisões mais inteligentes”, explica Guilherme.

 3 – Velocidade

A velocidade de 50 a 100 vezes maior traz benefícios, como uma atualização em tempo real de veículos e entregas, assim como a possibilidade de alteração de rotas por variáveis como acidentes e engarrafamento. Segundo Juliani, a velocidade não é necessariamente responsável por novidades, e sim uma melhoria no que já existe: “Já é comum rastrear veículos e pedidos, assim como calcular rotas e alterá-las com tecnologia especializada, mas os sistemas nem sempre tem um funcionamento sem atrasos e dependem da conexão dos veículos, que pode ser afetada em localidades mais remotas. Outro problema que enfrentamos é a interferência eletromagnética em grandes centros urbanos, com muitos aparelhos conectados a mesma rede, uma questão que a tecnologia também se propõe a solucionar. O 5G dá maior estabilidade e velocidade aos processos que já existem.”

 Sobre o Grupo MOVE3

O Grupo MOVE3 está presente no mercado há mais de 25 anos e é referência em logística no Brasil. Sediado em São Bernardo, no ABC Paulista, opera em um espaço de mais de 20 mil m². Entre as empresas que fazem parte do grupo está a Flash Courier, líder no setor bancário e com uma carteira de clientes composta por agências financeiras, bancos, empresas de ingressos, gestoras de benefícios como vale alimentação, refeição e transporte, planos de saúde, entre outros segmentos, além da Moove+, Moove+ Portugal, a gráfica Jall Card e a fintech M3Bank. Para se ter uma ideia da proporção da operação, atualmente, a malha de distribuição realiza em torno de 10 milhões de entregas por mês.

Nos últimos anos, o Grupo MOVE3 investiu pesado em tecnologia e inovação – como robótica, mobile, big data, automação e sharing economy – e no processo de adaptação às novas exigências do governo, em especial as obrigações de CT-e, MDF-e e SPED, que de maneira geral, têm o objetivo de garantir a transparência e a segurança durante o transporte. Além disso, a empresa está licenciada para operar no mercado de logística e distribuição de produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segmento que tem impulsionado ainda mais o crescimento da empresa.

 Mais informações à imprensa

Eduardo Cosomano
EDB comunicação
www.edbcomunicacao.com.br 
11 9 72725400

Catarina Lopes
EDB comunicação
www.edbcomunicacao.com.br 
71 9 99221717

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here