Estratégia corporativa: Mozaiko aposta em IoT e Mercado externo para expandir negócios

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Estratégia de expansão dos negócios objetiva mais mais visibilidade, reforço da imagem corporativa e aumento de valor da marca nos mercados nacional e internacional

Buscar expansão no mercado internacional e consolidar a boa fase no Brasil, onde atende grupos de destaque como Sephora, InBrands, Centauro e Objeto Brasil. Essa é a estratégia corporativa da Mozaiko, empresa de base tecnológica com sede em São Paulo especializada em oferecer soluções completas e inovadoras sustentadas em processos operacionais inteligentes como a Internet das Coisas (IoT). Denominada Statos até junho desse ano, a Mozaiko acaba de passar por um processo de reposicionamento de sua marca, adotando uma nova identidade visual, ampliando ainda mais seu DNA disruptivo.

A mudança foi resultado de um plano de transformação empresarial e visa atender a esse novo cenário de mercado. “Esperamos mais visibilidade, forte imagem corporativa e aumento do valor da marca nos mercados nacional e internacional”, explica o engenheiro de sistemas Guilherme Barbosa, CEO da empresa.

[quote align=’left’]Guilherme Barbosa, CEO da Mozaiko fala sobre internet das coisas e expansão internacional dos negócios [/quote]

Um dos alvos da Mozaiko é o cenário expansionista da IoT (Internet das Coisas, do inglês Internet of Things). O grupo definiu estratégias de crescimento apostando em estudos recentes que indicam que o ecossistema de IoT deve dobrar de tamanho no Brasil até o final da década, superando US$ 13 bilhões em negócios. Os números em nível mundial são ainda mais animadores. Até 2020 serão pelo menos 34 bilhões de aparelhos de todos os tipos conectados pela internet em todo o planeta.

Neste contexto de transformação global a empresa acaba de consolidar mais um passo em sua escalada internacional, com a participação como expositora na IDTechEX, maior feira mundial sobre Internet das Coisas (IoT). O evento será realizado de 15 a 16 de novembro no Santa Clara Convention Center, na Califórnia, Estados Unidos, e reúne empresas de todos os continentes para debater novos modelos de negócios, estudos de caso, oportunidades e perspectivas de mercado, além de apresentar as inovações em produtos e serviços do setor de IoT. “Teremos a oportunidade de mostrar nosso trabalho a potenciais parceiros, saber ainda mais sobre as novas tecnologias disruptivas ligadas à IoT e identificar chances de novos negócios em toda a cadeia de suprimentos e na Indústria 4.0”, ressalta Barbosa.

Perfil da Mozaiko

O foco de negócio da Mozaiko são empresas da cadeia de varejo que desejam melhorar a sua eficiência através do uso de tecnologia com o objetivo de aumentar ou não perder vendas, controlar estoques e custos, ganhar eficiência na cadeia de suprimento, melhorar a experiência dos seus clientes e simplificar processos. A empresa foi projetada com valores globais, sejam eles orientados a idiomas ou a soluções que atendam mercados que possam aderir a sua plataforma escalável, principalmente de software, que pode ser instalado de forma simples e rápida em empresas de todos os portes e perfis, salienta Barbosa, cuja formação envolve MBA em Gestão de Projetos e Especialização em Negócios pela Fundação Dom Cabral. “Conseguimos enviar hoje nosso mix para outros países como Argentina, Uruguai e Estados Unidos, permitindo a instalação sem dificuldades operacionais”, explica o engenheiro.

O sistema da Mozaiko, o Voilà, um painel de controle do varejo inteligente, tem como inspiração a IoT. Trata-se de uma aposta da empresa em soluções corporativas inteligentes, destinadas a facilitar o dia a dia das empresas. A tecnologia RFID (do inglês Radio-Frequency Identification) também está inserida neste contexto, de oferecer ferramentas para gerir a operação em uma única plataforma de analytics focada em sensores. Segundo dados de atendimento da empresa, a adoção das soluções Mozaiko no varejo traz benefícios comprovados nas operações de fábricas, centros de distribuição e pontos de venda. Entre eles estão a redução de até 92% no ciclo de inventário; melhora de até 99,9% na precisão de dados e informações de estoque; até 92% de aperfeiçoamento na taxa de conversão (métrica entre número de consultas de consumidores e vendas efetivas); além de redução de até 71% no tempo de recebimento e movimentações de mercadorias; e de até 80% na redução da ruptura.

“Nosso pilar de fazer negócio é aquele onde todos ganham. Valorizamos a inovação, desafiando os modelos preestabelecidos e nos empenhamos para entender as reais necessidades dos clientes, nos adaptando a novos cenários e expectativas, com rapidez e versatilidade”, afirma o CEO da empresa. Seu diferencial são ferramentas que usam data mining e inteligência artificial a partir de dados de sensores para resolver problemas importantes das empresas. A proposta da Mozaiko é oferecer a solução completa e dar suporte pró-ativo e preventivo, não apenas repassar uma tecnologia. Segundo Barbosa, o estímulo da equipe é entregar valor aos clientes.