A importância da logística no social commerce

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A importância da logística no social commerce

No Brasil, redes sociais se tornaram grandes aliadas dos empreendedores ajudando a potencializar seus negócios

São Paulo, Setembro de 2023 – O uso cada vez mais frequente das redes sociais no Brasil impulsionou uma mudança significativa na forma como os empreendedores conduzem seus negócios. Segundo dados da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome as redes, com YouTube, Facebook e Instagram liderando a lista de plataformas mais utilizadas – o alcance dos três é de 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente. São 131,5 milhões de pessoas conectadas no país, principalmente nesses sites. 

Os dados da pesquisa mostram que as redes sociais são canais de comunicação bastante relevantes para o público brasileiro, logo, é de extrema importância que o seu e-commerce se faça presente nessas mídias, e tendo isso em vista, o social commerce ganhou força no mercado nacional. 

O social commerce se destaca como uma abordagem inovadora no comércio eletrônico, enfatizando a integração das redes sociais no processo de compra e venda de produtos e serviços. Este modelo não apenas aumenta o alcance e visibilidade das marcas, mas também proporciona acesso a uma ampla base de clientes em potencial, permitindo assim que as empresas alcancem um público maior e otimizem a visibilidade da marca.

Com todo potencial do social commerce, outro fator importante dessa equação ganha destaque: a logística. Em linhas gerais, a logística reúne tudo o que acontece entre a compra online e a entrega do produto. Para além do transporte, o processo também envolve outras atividades como recepção, armazenamento, separação e rastreio de mercadorias.

A logística para e-commerce é comumente considerada um dos maiores, se não o maior desafio dos lojistas que têm ou desejam montar uma loja online. Portanto, se você tem dúvidas sobre o assunto ou está enfrentando problemas nesse processo, saiba que não está sozinho.

Gerir a logística de um negócio digital não é simples, mas também não é algo necessariamente complexo ou caro. Existem soluções para empresas de todos os tipos, especialmente para as pequenas e médias.

A boa notícia é que os setores da área avançaram muito nos últimos anos. Muitos especialistas, inclusive, já tratam as mudanças como uma verdadeira revolução.

Os especialistas da Bagy e do Melhor Envio elencaram os principais destaques pelos quais a logística é importante no social commerce:

 Entrega rápida e eficiente

A logística ágil é fundamental para atender e superar as expectativas dos consumidores, que muitas vezes interagem em tempo real nas mídias sociais. A entrega pontual resulta em satisfação do cliente. Segundo pesquisa da Melhor Envio, a empresa intermediou mais de 24 milhões de encomendas em 2022, um aumento de 40% em relação ao ano anterior. 

No ano passado, as principais categorias que demandaram os serviços de logística da empresa foram Moda, com 5.8 milhões de produtos, mais que o dobro do 2º lugar, que foi para a categoria de Jóias e Relógios, com cerca de 2,4 milhões de produtos enviados. Em seguida, vêm Beleza e Cuidados Pessoais, Entretenimento e Lazer, Esportes e Saúde, entre outros. 

 Rastreabilidade
A capacidade de rastrear pedidos proporciona transparência e confiança entre a marca e o consumidor, fomentando um relacionamento positivo.

 Gestão de estoque

O social commerce pode gerar picos de demanda devido a campanhas virais ou promoções nas redes sociais. Uma logística eficaz ajuda a gerenciar o estoque, evitando a indisponibilidade de produtos e garantindo a satisfação do cliente.

 Atendimento ao cliente

A logística adequada está intrinsecamente ligada à qualidade do atendimento ao cliente. Entregas pontuais e produtos em perfeito estado aumentam a satisfação do cliente e a interação com a marca.

 Feedback e revisão

Nas mídias sociais, as opiniões dos consumidores sobre produtos e serviços são amplamente compartilhadas. Uma logística eficiente pode resultar em feedback positivo, impulsionando as vendas e a credibilidade da marca.

 Logística reversa

O social commerce também engloba a logística reversa, como devoluções e trocas. Uma política de devolução simples e uma logística reversa intuitiva aumentam a confiança dos consumidores nas compras por meio das mídias sociais.

 Em resumo, a logística exerce um papel crucial no sucesso do social commerce. Empresas que investem em logística eficiente e integrada ganham uma vantagem competitiva nesse cenário de comércio eletrônico cada vez mais influenciado pelas redes sociais. A abordagem centrada no cliente e na interação social permite que as empresas se destaquem no cenário competitivo atual e estabeleçam relacionamentos duradouros com os clientes.

 Sobre a Bagy

A Bagy é uma das principais plataformas de loja virtual do Brasil, dedicada a impulsionar e fortalecer o e-commerce nacional, através da profissionalização do mercado, possibilitando que pequenos e médios empreendedores possam criar, gerenciar e crescer o seu negócio na internet, utilizando uma plataforma completa que oferece tudo o que eles precisam. Combinando uma interface intuitiva, recursos avançados e design inovador, a Bagy oferece uma experiência diferenciada, permitindo que o lojista desfrute de uma plataforma completa, que garante estabilidade e performance ao seu site, suporte humanizado com um time preparado para atender e ajudar, e ferramentas de marketing para escalar suas vendas. Para mais informações, acesse o site.

 Sobre Melhor Envio

O Melhor Envio é uma logtech para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 6 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Buslog, e Loggi.

 Sobre a Locaweb Company

A Locaweb Company é um ecossistema de marcas integradas que oferecem soluções digitais completas e modulares para todos os tamanhos e maturidades de negócios. É uma companhia que disponibiliza portfólio completo de produtos que auxiliam o empreendedor desde o momento em que inicia a presença na web até processos para melhorar o relacionamento com cliente, além de soluções de  e-Commerce com uma gama completa de ferramentas que promovem negociações de compra e venda online, independentemente do tamanho, realidade ou momento do empreendimento por meio de um ecossistema que atua de forma sinérgica, trazendo a melhor solução para cada necessidade, garantindo resultados e crescimento sustentável para todos os clientes. Para mais informações, acesse.

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