Americanas S.A. expande presença no país e reforça estratégia multicanal para a Black Friday

0
629

Americanas S.A. expande presença no país e reforça estratégia multicanal para a Black Friday

Companhia amplia alcance nas regiões Sul, Norte e Nordeste com novos CDs e lojas, para entregar cada vez mais rápido

A Americanas S.A. antecipa as ofertas da sua primeira Black Friday a partir desta quarta-feira, 27, nos apps, sites e lojas físicas em todo o Brasil, e reforça a estratégia multicanal com operações combinadas entre as plataformas física, de e-commerce, logística e fintech Ame Digital. A companhia, que já conta com uma robusta estrutura logística com 24 centros de distribuição (CDs) em 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e mais de 2,2 mil lojas, expandiu áreas de armazenagem em CDs em que já opera e abriu, neste mês de outubro, mais um armazém na região Sul, em Curitiba (PR). A Americanas S.A. ainda prevê a abertura de dois novos CDs, no Pará e na Bahia, em fase avançada de construção, além da inauguração de mais 100 lojas nos próximos meses. A expansão da capilaridade e da operação logística da companhia, que inclui a entrega de itens pesados em favelas onde atua, já nesta Black Friday, e a ampliação da oferta de diferentes inciativas que conectam os mundo online e off-line, aceleram o objetivo da Americanas S.A. de oferecer a melhor experiência de consumo multicanal, com diferentes modalidades de entrega, como a em até 3h – e até em 1h, em diversas cidades.

A Americanas S.A. está presente em cerca de 800 cidades, de todos os estados do Brasil e conta com uma base relevante de 49 milhões de clientes ativos. Com estratégia centrada no cliente e atenção total aos novos hábitos de consumo – acelerados pela pandemia -, a Americanas S.A. destrava sinergias para oferecer um alto nível de serviço para os clientes atuais, além de captar novos clientes em diferentes territórios. Com a oferta de jornadas de consumo customizadas e iniciativas que conectam o mundo físico ao digital, a companhia quer ampliar sua omnicanalidade e oferecer ainda mais conveniência, com diferentes opções de entrega rápida em todo o Brasil.

Para atingir esse objetivo, a plataforma de logística ecoeficente e multimodal da Americanas S.A. é peça fundamental. Com a abertura do CD de Curitiba, a estrutura logística da companhia conta agora com 25 centros de distribuição, 215 hubs urbanos e mais de 2,2 lojas físicas – totalizando 2,5 milhões de m² de área total -, e mais de 17 mil pontos de coleta de pedidos em todos os estados do Brasil, incluindo armários inteligentes (lockers) instalados em postos de gasolina, farmácias, shoppings e estações de metrô em diversos estados. Para conectar todos esses pontos aos mais de 40 mil entregadores ativos cadastrados na nuvem a pontos de coleta e entrega, a Americanas S.A. adota o modelo logtech, que prioriza o uso intensivo de tecnologia e inteligência artificial na operação.

Do início de 2020 até junho deste ano, a companhia abriu 7 novos centros de distribuição, sendo cinco no último ano e dois, no segundo trimestre de 2021, nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Foram realizadas, ainda, ampliações de três outras áreas, nos estados do Ceará, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Com a previsão de abertura de novos CDs nos próximos meses, a companhia pretende aumentar a participação das entregas em até 24 horas – que já representam 51% do total -, otimizar o abastecimento das lojas físicas nas regiões contempladas e alavancar o serviço de entrega a partir da loja mais próxima direto para a casa do cliente, em até 3 horas (Ship From Store). A modalidade representou 15% do total de entregas no segundo trimestre deste ano e tem adesão ainda maior dos clientes em grandes eventos, como a Black Friday.

Além de funcionarem como hub de distribuição, as lojas físicas são parte fundamental para a última milha de entrega, funcionando ainda como base para retirada de pedidos do e-commerce da companhia. Cerca de 200 lojas da Americanas já funcionam como unidades avançadas de estocagem e distribuição de produtos de pedidos online (dark stores), base para a operação de entrega ultrarrápida, em até 30 minutos, de itens de conveniência, como alimentos, bebidas higiene, cuidados pessoais e pet, entre outros, realidade em diversas cidades. As novas lojas, em diferentes estados do país, também já nascem com áreas dedicadas à operação online, e reforçarão a logística da companhia neste fim de ano.

Com essa operação robusta e multimodal, a Americanas S.A. atende a 100% dos CEPs brasileiros, além de becos e vielas de favelas sem CEPs e endereços padronizados. Para a Black Friday deste ano, a companhia está evoluindo ainda em seu projeto de entregas em favelas com o início da operação de entrega de itens pesados em Paraisópolis – segunda maior favela do estado de São Paulo. Os mais de 100 mil moradores poderão receber eletrodomésticos como geladeiras e fogões na porta de casa, ampliando o leque de itens disponíveis para a entrega pelo e-commerce da companhia. Com foco em inclusão, empregabilidade e capacitação, a iniciativa conta com a parceria do G10 favelas e a startup Favela Brasil Xpress, em comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, e já atingiu picos de 1.300 entregas diárias.

Mais Informações:

Paula Reiter                                                                                paula.reiter@inpresspni.com.br 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here