ARTIGO – VAMOS ARRUMAR A CASA ANTES??

0
789

Por: Jorge de Brito Miguel, Diretor de Operações da empresa Visio Sistemas.

VAMOS ARRUMAR A CASA ANTES??

Na busca por melhores práticas na Cadeia de Suprimentos, podemos afirmar que os investimentos e custos envolvidos nas operações logísticas sempre são pautados de muita tensão, ou seja, é um organismo VIVO que reage de acordo com o momento, com um contrato, com uma metodologia aplicada, com um padrão processual, com uma ideia, etc. Para se tomar uma decisão de investimento para aquisição de um WMS – Warehouse Management System (0 que? Quando? Quanto? Como? Onde? e Porquê?) não é tarefa das mais fáceis para uma Organização.

Considerando isto, podemos afirmar que a padronização básica de processos deve estar estabelecida para que a definição sistêmica seja simplificada ao máximo, pois ideias não faltarão no decorrer de um Projeto.

Estatisticamente, o sucesso em Projetos de Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) está intimamente atrelado a uma decisão à  ARRUMAR A CASA ANTES. Lamentavelmente, inúmeros Projetos são interrompidos por não considerar esta condição.

Com a aplicação da metodologia 5S (SEIRI, SEITON, SEISOU, SEIKETSU e SHITSUKE), podemos tratar de forma coordenada tais pré-requisitos antes da Implantação de um Sistema, tais como:

  • Revisar itens obsoletos;
  • Definir e organizar espaços para os itens (Ex.: m3)
  • Gerar curva A-B-C de movimentação de materiais e considera-la na organização das movimentações e armazenagem;
  • Organizar as estruturas físicas, considerando algumas premissas:

– Peso e Volume;

– Posições/Endereços;

– Ergonomia;

– Otimização de Percurso e Espaços.

– Segurança.

  • Revisar processos e recursos com base na proposta operacional estabelecida pelo Sistema e pela Organização, objetivando buscar permanentemente a eficácia e eficiência nos processos. Um ponto importante é reconhecer a necessidade de mudanças de conceitos quando é preciso.

A partir destas premissas, teremos um melhor aproveitamento de espaços, maior produtividade, redução dos custos operacionais, padronização de operações, definição de responsabilidades, definição da cadeia Cliente-Fornecedor interno, etc.

Por experiência e observação, o êxito obtido em Projetos de implantação de Software de Gestão de Armazém-WMS, está atribuído a uma simples decisão, ARRUMAR A CASA ANTES.