Bracell implementa Inteligência Artificial como aliada para segurança de motoristas

0
553

Bracell implementa Inteligência Artificial como aliada para segurança de motoristas

Entre as diversas práticas preventivas de segurança realizadas, a empresa inseriu câmeras com IA dentro das cabines dos caminhões interligadas a uma central de monitoramento 24h e implementou módulos de bem-estar, os resultados já apresentados são positivos

São Paulo, 16 de junho de 2023 – Com o objetivo de ampliar a segurança em suas operações logísticas, que incluem trechos em rodovias e entre as comunidades, a Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, implementou um sistema que detecta sinais de cansaço e outros desvios de atenção em motoristas que atuam no transporte de madeira e celulose. O sistema consiste em um acompanhamento em tempo real, feito por meio de câmeras com inteligência artificial (IA), que emitem alertas em caso de cansaço, sonolência ou desvio de atenção do motorista. As câmeras ‘falam’ com os motoristas, emitindo alertas como ‘fique atento’, ‘faça uma pausa’. Na Bracell, localizada em Lençóis Paulista, equipes de operadores atuam 24h na Central Integrada de Monitoramento registrando os alertas e tomando as medidas preventivas necessárias.

Além disso, desde outubro de 2022, a empresa também investiu no módulo de bem-estar, em que os motoristas do turno noturno passam por um ‘circuito’, com dez minutos de duração, acompanhados por técnicas de enfermagem que realizam a aferição de pressão, fazem o teste de reflexo, exercícios e alongamentos, com o intuito de monitorar a qualidade da saúde do motorista.

“Esta união de tecnologia (IA) com equipes qualificadas no monitoramento de todas as rotas, possibilita que a Bracell amplie a confiabilidade e a segurança em suas operações de transporte de madeira e celulose. Este sistema nos permite adotar as medidas necessárias de forma imediata. Com isso, aumentamos ainda mais a segurança para nosso time de motoristas e para os usuários das rodovias que vêm ao encontro de um dos nossos valores, sendo o cuidado com as comunidades onde atuam nossas operações”, destaca André Luis Scarin do Amaral, gerente de Logística Florestal da Bracell.

O processo de instalação das câmeras já está concluído e abrange 100% da frota própria e de terceiros da Bracell. Além dos alertas em relação ao motorista, as câmeras possibilitam o envio de alerta sonoro e comunicação para a Central caso o veículo invada a pista contrária ou esteja em ‘comboio’, ou seja, muito próximo de outro caminhão. “Este é um sistema pioneiro em operações de transporte de madeira e celulose, que torna nossas operações mais seguras e assertivas. O sistema nos fornece dados que permitem decisões estratégicas, como por exemplo, remanejar os turnos dos motoristas conforme o perfil de cada um. É uma forma de valorizar o profissional, prezando sempre pela segurança e o bem-estar da nossa equipe”, reforça Scarin.

Resultados positivos

Scarin comenta que, em 6 meses de atuação do módulo, os resultados são evidentes. “Já tivemos motoristas que descobriram a pressão alta por meio do circuito. Como eram assintomáticos, tornava-se mais difícil detectar a oscilação da pressão arterial. Assim que é identificado, a equipe já encaminha o motorista para seguir o protocolo de saúde cabível”, ressalta.

Para o motorista Cristiano Rodrigo Ladeira, todo o investimento feito pela empresa traz mais conforto a ele e também a sua família. “A gente que vive nas estradas muitas vezes se sente sozinho. Com essa câmera a gente nunca está mais sozinho. Sei que tem alguém comigo, zelando pelo meu trabalho e minha segurança. Me sinto acolhido e minha família também. Segurança é essencial e todas as ações são sempre bem-vindas”.

O gerente de logística florestal André Luis Scarin do Amaral, também apontou uma redução de mais de 50% no número de alertas na Central de Monitoramento, resultado que ele atribui às ações em conjunto realizadas em parceria com a área de segurança da empresa. “Durante todo o ano são feitas diversas ações preventivas relacionadas à segurança dos motoristas como palestras, treinamentos e diálogos diários sobre o tema. Acredito que esses resultados são reflexos dessas práticas somadas à tecnologia das câmeras, a Central de Monitoramento e ao módulo de bem estar. Temos como filosofia que só é bom para a Bracell se for bom para a comunidade, e o investimento em segurança é um benefício coletivo”.

 Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo e conta com operações no Brasil nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. A Bracell também é signatária do Pacto Global e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU Mulheres. https://www.bracell.com/

Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com