Descubra as vantagens da automação nos armazéns logísticos

0
875

Descubra as vantagens da automação nos armazéns logísticos

Empresas que querem se destacar da concorrência sabem que não tem como fugir da automação nos armazéns logísticos. O termo refere-se ao conjunto de medidas que buscam agilizar as operações, reduzir os custos e melhorar a eficiência operacional.

A Bertolini Sistemas de Armazenagem sabe bem disso, pois há mais de 20 anos participa de projetos em centros de distribuição com parceiros estratégicos. Desde 2018, a empresa entrega seus próprios projetos — e hoje, traz dicas de como implementar a automação nos armazéns logísticos.

O que é a automação nos armazéns logísticos

Como aponta Marcelo Lafore Domene, Supervisor de Aplicação e Vendas em Automação, esse processo é o aumento de produtividade aliado a redução dos tempos de coleta e consequentemente os custos por unidade separada.

É do entendimento de todos no setor que 50% dos custos de uma operação intralogística está no tempo gasto do deslocamento do separador até o produto ser encontrado e separado. Logo, quanto mais rápida for a implementação automação, menos tempo será gasto a longo prazo.

Para o especialista, o futuro da logística passa pela armazenagem automatizada. A prática é essencial na “guerra” da competitividade, motivando novas oportunidades em prol de uma cadeia logística mais rápida e independente. Isso só é possível graças ao uso de tecnologias, softwares e sistemas focados em melhores resultados.

Descubra as vantagens da automação nos armazéns logísticos

Ao implementar a automação nos armazéns logísticos, o gestor começa a perceber mudanças positivas na empresa. Entre elas, podemos citar:   

  • Operação com alta precisão e controlada on-line;
  • Separação de pedidos com mais agilidade;
  • Avaliação individualizada dos colaboradores
  • Aumento no volume de movimentação e diminuição no tempo de entrega;
  • Suporte do crescimento no número de itens;
  • Diminuição de avarias, erros operacionais e extravio de produtos.

Implementação da automação nos armazéns logísticos

Muitos gestores acreditam que precisam gastar uma fortuna para implementar a automação. Esse é o primeiro erro, pois tal prática deve ser vista como um investimento em vez de gasto.

O segundo erro é acreditar que precisa de uma verba exorbitante para começar. Um bom projeto pede um estudo aprofundado de cada caso e, como bem aponta Marcelo Lafore, é neste momento que a empresa contratada analisa o dimensionamento e define qual tecnologia vai ser usada.

“Nossos clientes após receberem nossas propostas não ficam com o sentimento de caro ou barato. Nós da Bertolini entregamos mais do que uma proposta ou um simples layout: comprovamos por ROI (retorno sobre investimento) e levamos em consideração fatores como redução de pessoas e rentabilidade por unidade adicional separada”.

Boa parte das empresas necessita da ajuda de uma consultoria especializada para dar o correto direcionamento e norte ao plano de crescimento proposto. É neste momento que fica evidente a importância de ter bons fornecedores, focados em entregar projetos de automação nos armazéns logísticos com qualidade e expertise.

Gostou deste conteúdo? Ele foi produzido pela Bertolini Sistemas de Armazenagem, que oferece soluções em intralogística para gerar valor com inovação e competitividade desde 1984. A empresa tem um time técnico com expertise na área de separação fracionada de pedidos, pois entende que a inteligência em logística é um diferencial de mercado cada vez mais valorizado.

Afinal, a Bertolini sabe que não é simplesmente armazenar: é como armazenar. Entre em contato pelo site www.bertoliniarmazenagem.com.br e saiba mais.