Dessulfatação é principal ameaça às baterias de chumbo-ácido

 Dessulfatação é principal ameaça às baterias de chumbo-ácido

Além de medidas de prevenção, já existe tecnologia que pode até reverter o problema, segundo especialista da Fronius

Se as baterias de chumbo-ácido das empilhadeiras estão durando menos do que o normal, ou os equipamentos precisam ser carregados com mais frequência em intervalo menor, o problema pode ser a formação de cristais grossos de sulfato de chumbo, também conhecida como sulfatação. Considerada a causa número um das falhas precoces de baterias deste tipo, a sulfatação pode ser evitada e até revertida, em alguns casos, com ajuda de tecnologia existente no mercado, segundo Mariana Kroker, gerente de negócios da Perfect Charging, da Fronius do Brasil, unidade especializada em soluções para carregadores de bateria.

A sulfatação é uma reação química natural em baterias de chumbo-ácido, que ocorre quando as empilhadeiras e as máquinas permanecem operando com baixo nível de energia por muito tempo. A carga baixa na bateria permite que os sulfatos de chumbo se acumulem no sistema, agindo como um isolante, o que reduz a capacidade de carregamento e, consequentemente, a disponibilidade da frota.

Prevenção e solução

A prevenção de sulfatação não é um processo complicado. “É importante que os operadores de equipamentos fiquem atentos ao nível de carga das baterias. Quando a capacidade residual da bateria de tração cair até atingir em torno de 20% é caso de descarga profunda. Isso significa danos significativos à bateria”, alerta Mariana. Segundo a executiva, geralmente nesses casos a bateria torna-se inutilizável, já que a regeneração não é mais possível com carregadores comuns.

Outra dica é usar a tecnologia a seu favor. “Já existem no mercado carregadores de bateria de chumbo-ácido, com recursos inteligentes que, além de evitar a sulfatação, podem reverter o processo em alguns casos, aumentando significativamente a vida útil desses acessórios”, ressalta.

Os modelos Fronius da linha Selectiva 4.0, por exemplo, contam com recurso que permite reverter a sulfatação mesmo que a descarga total já tenha ocorrido. O processo consiste em quebrar os cristais de chumbo sulfatado, restabelecendo as funções da bateria.

“Esse mesmo recurso da Selectiva 4.0 serve para renovar a manutenção da bateria de chumbo-ácido de tempos em tempos, aumentando a sua performance com segurança”, afirma Mariana. A linha de carregadores de bateria da Fronius inclui as versões de 12V, 24V, 48V-36V, 80V-70V e o recém-lançado 96V-120V, para atender empilhadeiras e veículos de tração intralogísticos de todos os tamanhos e com baterias de diferentes tensões.

Todas as versões da Selectiva 4.0 executam ainda carregamento automático de energia de maneira controlada. Em caso de baterias com baixíssimo nível de carga, a solução da Fronius executa um carregamento gradual e monitorado de energia, para evitar superaquecimento que pode danificar os componentes do equipamento.

Conta ainda com equalização de carga automática que faz o controle da carga da bateria por tempo em equipamentos que ficam longo tempo em inatividade (como fim de semana e feriado prolongado), a fim de garantir se estão totalmente carregados.

“A tecnologia da Fronius ainda pode prolongar a vida útil da bateria em 10% a 15% e, ao recuperar as que sofreram sulfatação, evita despesas elevadas com a aquisição de novas baterias para substituição. E, graças aos recursos inteligentes, os nossos carregadores consomem cerca de 30% menos energia do que os similares do mercado”, conclui Mariana.

Sobre a Fronius do Brasil

Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW.

Saiba mais no site da empresa.

Perfect Charging

Perfect Charging é a mais antiga das três unidades de negócios da Fronius, sendo uma das maiores especialistas em inteligência e carregamento sustentável de tração e baterias de arranque há mais de 75 anos. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias em automóveis, a tecnologia Fronius confere sustentabilidade e eficiência a milhões de usuários no mundo todo.

Informações para a imprensa

LILÁS COMUNICAÇÃO

Denise de Almeida (11) 99753-7360

Núbia Boito (11) 98315-7159

 

Publicidade