Empresa de logística Pathfind registra crescimento de 60% em 2022
Companhia soma 500 clientes e projeta aumento de 50% a 60% na receita este ano a partir de contratos já firmados, que serão implementados nos próximos meses
A Pathfind, empresa brasileira de software para a cadeia logística, registrou crescimento de 60% no faturamento em 2022, em relação ao ano anterior, e projeta aumento de 50% a 60% na receita este ano a partir de contratos já firmados, que serão implementados nos próximos meses. A carteira de clientes alcançou 500 empresas no ano passado, quase o triplo de 2018. A expectativa é ampliar essa carteira em 20% este ano e chegar a 600 clientes.
Segundo o sócio e conselheiro da Pathfind, Antonio Wrobleski, a empresa já está gerando caixa líquido e ultrapassou o número de 100 funcionários. Ele explica que 95% do faturamento vêm do MMR (Monthly Recurring Revenue, Receita Recorrente Mensal em português). A Pathfind investe 15% da receita em novos produtos e o equivalente a um ano de receitas em operacionalização. “Temos um centro de desenvolvimento de produto muito bom, forte, tocado por especialistas, pesquisadores doutores, que é nosso centro nervoso”, comenta.
De acordo com Wrobleski, a empresa conta com um produto máster, a Control Tower, Torre de Controle, baseada em inteligência artificial, que opera basicamente sozinha, inclusive na tomada de decisões. A Pathfind conta ainda com roteirizador e planner. “Vamos do setor de alimentos ao de transportadoras, inclusive combustíveis. Hoje temos um mercado de atuação muito diversificado e pretendemos continuar diversificando, Usamos as melhores ferramentas para fazer as coisas acontecerem, tudo é totalmente digital e integrado”, afirma.
Para 2023, o planejamento estratégico da Pathfind está focado no crescimento orgânico dos clientes atuais através de cross selling, venda cruzada, que se refere à venda de produto ou serviço adicional a um cliente existente, e na exploração de novos setores, como o químico. “Os produtos Torre de Controle, inteligência artificial, roteirizador e planner estão na linha de frente. Vamos agregar com os clientes buscando crescimento orgânico via cross selling. Ao mesmo tempo, queremos ir para outros setores, como o químico, que vai ter muita relevância nos próximos anos”, diz Wrobleski.
Segundo o sócio da Pathfind, a concorrência no setor de otimização de logística está se fortalecendo no Brasil. Mesmo assim, todas as empresas juntas não atingem 5% da capacidade que o mercado oferece. “No Brasil, cabem mais empresas de otimização. Quanto mais empresas tiver, melhor será para todos porque o segmento será mais divulgado e os competentes estarão sempre na frente”, alega.
A Pathfind é a única empresa que roteiriza a frota dinamicamente, com um modelo de entrega personalizado para adequar as rotas ao tamanho do veículo e à velocidade, utilizando o machine learning, tecnologia de ponta que opera em conjunto com todos os softwares do mercado para reduzir custos e aumentar a rentabilidade.
Sobre Antonio Wrobleski
Especialista em logística, presidente da BBM Logística, sócio e conselheiro da Pathfind. Engenheiro com MBA na NYU (New York University) e também sócio da Awro Logística e Participações. Foi presidente da Ryder no Brasil de 1996 até 2008. Em 2009 montou a AWRO Logística e Participações, com foco em M&A e consolidação de plataformas no Brasil. Foi Country Manager na DHL e Diretor Executivo na Hertz. O trabalho de Antonio Wrobleski tem exposição muito grande no mercado Internacional, com atuação em mais de 15 países tanto no trade de importação como de exportação. Além disso, ele é faixa preta em Jiu-jítsu, há 13 anos, e pratica o esporte há 30 anos.
email: antonio@pathfind.com.br
Bartira Betini
contato@betinicomunicacao.com.br
(11) 99604-8255