Encontro Logístico – Parcerias que Fortalecem seu Negócio!

0
582

Encontro Logístico – Parcerias que Fortalecem seu Negócio!

Compartilhar experiências constrói agenda colaborativa para a logística brasileira

   

 Fortalecer a confiança e a transparência entre embarcadores e operadores logísticos!  Foi com esse objetivo que ocorreu, no dia 19 de junho, em Campinas (SP), o evento “Encontro Logístico – Parcerias que Fortalecem seu Negócio” organizado pelo Grupo Painel Logístico com apoio da BBM Logística, presente em todos os estados brasileiros e responsável por 93 milhões de entregas por ano para diferentes setores da economia. O evento reuniu cerca de 200 empresários do setor logístico com a participação de palestrantes de grandes companhias: Amazon, TOTVS, Grupo Boticário, Unilever e Eaton.

 

Em sua primeira apresentação Agapito Anjos, diretor executivo comercial da BBM Logística destacou números da companhia: 93 milhões de entregas feitas por ano; 400 milhões de quilômetros rodados por ano; 430 mil metros quadrados disponíveis para ocupação e  parcerias colaborativas desenvolvidas com seus clientes. Um exemplo apresentado foi a  MRO, empresa com atuação no segmento de papel e celulose que apontou máxima urgência em sua demanda. “No prazo de quatro horas, com saída de São Paulo para o Paraná, conseguimos realizar a consolidação da carga, com otimização de custos e se tornou um dos grandes cases de sucesso da BBM Logística”, destacou Agapito.

       

O uso dos dados tem a mesma importância do petróleo! Foi assim que Tathyana Sampaio Sadeck, diretora sênior de estratégia logística da Unilever LATAM iniciou sua palestra “Uso de dados na cadeia de abastecimento”. A executiva destacou que a empresa investe fortemente em banco de dados e análises que servem para fortalecer a tomada de decisões dos diretores. “Temos uma pirâmide para classificar serviços de demandas, fluxos entre CDs, rupturas e vendas, principalmente para que os nossos produtos não faltem no ponto de venda/consumidor final. Com isso, a ruptura caiu 5% e ainda melhoramos muito o nível de serviços para os nossos clientes. “Hoje, ao invés de armazenar dados, a diferença é como aplicamos esses dados para o aperfeiçoamento das operações”, finalizou Sadeck.

     

A gerente senior de operações da Amazon, Debora Costa, apresentou a palestra “Experiencia do Cliente e os Desafios na Logística”. Além de investimentos em tecnologia, centros de distribuição em zonas quentes de consumo, visibilidade da carga para os clientes, planejamento de rotas, é preciso que a tecnologia aprenda com o ser humano. “Em nossa companhia, é um aperfeiçoamento diário, pois, milhões de entregas do nosso e-commerce acontecem também em parceria com profissionais que conhecem as comunidades em nosso País. “Nossos clientes esperam cada vez mais, rapidez e qualidade na entrega, preço acessível do produto e custo baixo na entrega” E assim, vamos adaptando o nosso negócio com novas soluções e processos que atendam às exigências atuais do nosso consumidor”.

 

   

A  gerente de logística América Central e Sul da Eaton, Aline Gomes de Oliveira contou sobre os benefícios da unificação do transporte rodoviário.  “Inicialmente, a empresa tinha oito parceiros para atender cinco unidades fabris. “Hoje, temos apenas a BBM Logística para a execução dos serviços, e além da sua expertise no dia a dia, fazemos renegociações e renovações muito mais rápidas para o transporte. A BBM Logística hoje, sabe muito mais da nossa logística do que os próprios colaboradores da Eaton, sendo que a nossa cadeia automobilística adquiriu muito mais agilidade e eficiência em nossos 4.900 pedidos diários e 200 mil viagens realizadas por mês”.  

         

A logística mudou radicalmente em várias partes do mundo! Mas,  aqui no Brasil, muitas soluções utilizadas atualmente pelas empresas surgiram nos anos 80 e 90. Essa foi a análise de Jacson Sell, gestor de desenvolvimento logístico da TOTVS, ao afirmar que a logística 4.0 precisa ser aplicada na prática e que ainda temos grandes problemas ainda de integração. “Mas, estamos trabalhando em uma grande plataforma, que já recebeu 2 bilhões de investimentos, e entrega tecnologia pronta para todos os elos da cadeia e integra embarcadores, transportadores, operadores logísticos em um mesmo ambiente tecnológico. Ao mesmo tempo, será preciso que cada empresa dê o seu próprio passo com a digitalização interna dos seus dados, alerta Sell”.

     

Unificação do Transporte foi o tema apresentado por João Conde, gerente de Transporte do Grupo Boticário. “Desenvolvemos um modelo de parceria para que todos os nossos transportadores apresentassem seus desafios diários. É desta forma, que juntos resolvemos os principais entraves da nossa logística. Hoje, juntos, revisamos processos, visitamos constantemente nossos hubs e assim avançamos cada vez mais em nosso nível de performance para os nossos clientes”.

       

Para encerrar o encontro, Agapito Anjos destacou a participação de grandes empresas que incentivaram a troca de informação para o crescimento do setor. Os eventos realizados pela BBM em várias cidades do País apresentam práticas que possam melhorar os níveis de serviços das empresas. Informação e troca de conhecimento constroem agendas colaborativas.  “A BBM Logística entende que a parceria estratégica, fortalecida na confiança e transparência entre embarcadores e seu operador logístico, é essencial para o crescimento dos negócios. Com esse pensamento o Encontro Logístico realizado na região de Campinas onde está situado um dos nossos maiores hubs logísticos, fortaleceu ainda mais as nossas parcerias, estreitou laços e nos aproximou dos nossos clientes e prospects” finaliza Agapito Anjos , diretor executivo comercial do Grupo BBM.

   

“Uma das missões da BBM Logística é contribuir com o setor por meio de relacionamento e agendas colaborativas. Quando criamos o “Encontro Logístico” idealizamos um ambiente itinerante no qual pudéssemos em regiões geográficas chave para a nossa estratégia de mercado, compartilhar boas práticas, parcerias, networking e negócios, fortalecendo o segmento de transporte e logística. Estamos felizes com a repercussão e planejando novas praças para o evento, comenta Juliana Blumenthal, gerente geral de marketing do Grupo BBM.

 

Depoimentos sobre a organização do evento!

Sobre a iniciativa da BBM Logística para promover encontros regionais em parceria com o Painel Logístico, temos as seguintes opiniões:

Importante para estreitar relacionamentos com empresas parceiras da região. Aqui no interior, temos carência em encontros como este. Por exemplo, a palestra sobre o uso de dados na logística já apresentada pela Unilever foi fundamental para incentivar empresários brasileiros sobre a interpretação dos dados sobre o seu próprio negócio – Sandro Sartot, gerente comercial da Transpallets, especializada na fabricação e compra de paletes em Indaiatuba e região (SP).

   

É importante participar deste encontro para ter contato com as principais práticas do mercado. Além disso, é fundamental mostrar o nosso modelo e consolidação de marca, atrair mais pessoas e assim aumentar a cultura da nossa marca, explica a gerente senior de operações da Amazon, Debora Costa

Alexandre Miatto, diretor da Cube Solutions avaliou o evento com ótima qualidade, pois, apresentou as últimas tendências do setor em relação à tecnologia, aperfeiçoamento de processos. Ele avaliou as apresentações de palestras da Unilever e Amazon como grandes cases que servem como exemplos para operações logísticas.

A gerente de logística América Central e Sul da Eaton, Aline Gomes de Oliveira, disse que o encontro promovido pela BBM Logística foi importante também para mostrar como a participação de mulheres em cargos de liderança na logística têm obtido destaque. “Aqui, o público teve acesso a três palestras de grandes empresas com projetos logísticos liderados por mulheres, assim como Amazon, Unilever e Eaton”. Estou muito feliz em contribuir com este momento”.

Iniciativa que aproxima o mercado, reconhece tecnologias e promove parcerias! Acredito na união de embarcadores e transportadores para melhorar a logística brasileira. E o evento é um caminho para incentivar esse objetivo, disse João Conde, gerente de Transporte do Grupo Boticário.

Redação Painel Logístico                                                                                Jornalista – Anna Karina