FM Logistic comemora 10 anos de Brasil e registra faturamento global de 1,7 bilhão de euros

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FM Logistic comemora 10 anos de Brasil e registra faturamento global de 1,7 bilhão de euros

 

Projeção é crescer, anualmente, 25% no mercado brasileiro, com foco em serviços como omnichannel e distribuição urbana

 

 

São Paulo, julho de 2023 – A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo, divulgou os resultados financeiros para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2023. A empresa registrou um faturamento de 1,7 bilhão de euros, aumento de 13% em relação ao ano anterior, com o lucro operacional também registrando crescimento de 15%.

 

O incremento expressivo nos negócios é reflexo do dinamismo crescente das vendas omnichannel com as atividades de e-commerce. No ano passado, em torno de 20% do faturamento refletiu o crescimento significativo do omnichannel, bem como os investimentos realizados em mercados internacionais importantes como Vietnã e Índia. O Brasil também foi uma das regiões importantes para os negócios da empresa, com uma melhora líquida nos resultados.

 

Em julho, a FM Logistic comemorou 10 anos de atuação no Brasil, onde o país tem uma representatividade em torno de 2% nos negócios globais. “Com a retomada da atuação no setor de transporte, ampliamos a oferta de um maior escopo de serviços aos clientes e desenvolvimento de novos produtos como o omnichannel e a distribuição urbana, utilizando uma frota ecologicamente sustentável. Temos a perspectiva de que o serviço de transporte, no prazo de três anos, represente 30% dos nossos negócios. Nossa projeção é crescer, em média, anualmente, 25% no mercado brasileiro”, ressalta Ronaldo Fernandes da Silva, presidente da FM Logistic do Brasil.

 

Hoje, a FM Logistic conta no Brasil com uma área total de armazenagem de 80 mil metros quadrados, distribuída em três centros de distribuição multiclientes localizados em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A taxa de ociosidade dos CDs está praticamente em 0%. Anualmente, a empresa movimenta mais de 105 milhões toneladas de produtos diversos. Muitos clientes que eram majoritariamente B2B com o crescimento do comércio online, alteraram seu escopo de atuação para B2C, atendendo diretamente ao consumidor final.

 

“Por meio de processos efetivos, investimentos e da digitalização a qual a empresa já estava inserida, fizemos toda essa transição com sucesso, dando suporte ao crescimento dos negócios dos clientes e ampliando ainda mais nosso escopo de atuação no e-commerce. E esse dinamismo seguirá, com investimentos estratégicos e direcionados às novas frentes de atuação como o omnichannel, o transporte de cargas na modalidade green – com veículos ecologicamente corretos e, principalmente, estando atentos às inovações esperadas, sempre um passo à frente para atender com total expertise todo tipo de demanda”, completa o executivo.

 

No Brasil, os negócios da empresa estão centralizados em 30% no segmento de bens de consumo, 27% em cosméticos, 22% no varejo e 21% no industrial. “Para o mercado brasileiro, vamos ampliar ainda mais a nossa área de armazenagem, atendendo ao crescimento contínuo do comércio online. Hoje, 10% do faturamento da FM Logistic do Brasil é proveniente de operações de e-commerce, com destaque para movimentação de cosméticos e bens de consumo”, comenta Fernandes.

 

Negócios globais

 

Com 262 milhões de euros em novos contratos, o desempenho comercial da FM Logistic apoia o crescimento nos segmentos convencionais em que atua, entre eles, bens de consumo e varejo, enquanto fortalece o segmento industrial. Em torno de 65% do volume de negócios, atualmente, é gerado fora da França, um aumento de 19%, o que demonstra a intenção da empresa de apoiar os seus clientes internacionalmente.

 

Em um contexto marcado pela guerra na Ucrânia, aumento dos custos de energia e níveis recordes de inflação em muitos países onde a FM opera, o aumento nos negócios é resultado de um bom desempenho comercial em todos os territórios e de uma maior eficiência operacional, permitindo a renovação dos contratos comerciais, fatores que ilustram a resiliência corporativa.

 

“O ano passado demonstrou a relevância de nossa estratégia de desenvolvimento omnichannel alicerçado por uma cadeia de suprimentos sustentável, bem como a capacidade da empresa de se adaptar e lidar com as mudanças no contexto externo. Muitos dos novos clientes agora confiam em nós para cuidar de todos os seus canais de distribuição, tanto na França quanto internacionalmente. Mais do que nunca, a nossa estratégia ressoa com as questões ambientais. A ambição é continuar a impulsionar a visão da sustentabilidade e apoiar a sua concretização através da digitalização e automatização dos processos”, afirma Jean-Christophe Machet, CEO da FM Logistic.

 

Logística sustentável e perspectivas futuras

 

Este ano foi marcado por grandes avanços para a FM Logistic, em linha com o plano estratégico Powering 2030, reforçado pela neutralidade de carbono para todos os centros de distribuição e um ambiente de trabalho totalmente seguro que permita o desenvolvimento das equipes profissionais. 

 

Muitas ações foram tomadas em âmbito global em relação à economia de energia, produção energética e transição para fontes de energia mais verdes, o que permitiu à empresa reduzir as emissões de carbono nos armazéns em 26,6% em 2022. Essas iniciativas permitirão à FM Logistic dobrar o faturamento para 3 bilhões de euros até 2030, com foco no comércio omnichannel, logística urbana e desenvolvimento sustentável.

 

Sobre a FM Logistic

 

Fundada na França em 1967, a FM Logistic é uma empresa com faturamento de 1,7 bilhão de euros (2022-2023), está presente em 14 países da Europa, Ásia e América Latina e conta com, aproximadamente, 28 mil colaboradores.

 

A FM Logistic investe constantemente em inovação para oferecer soluções logísticas de armazenagem, co-packing, nacionalização e transportes de cargas completas e fracionadas para atender às necessidades dos clientes, suportando o crescimento nos canais B2B, B2C, incluindo soluções de e-commerce e omnichannel. Seu portfólio de atuação abrange indústrias nacionais e internacionais de bens de consumo, varejo, cosméticos, manufaturados e produtos de cuidados pessoais. No Brasil, está presente desde 2013, onde conta com três centros de distribuição localizados estrategicamente em SP, SC e RS, empregando cerca de 600 colaboradores.