Indústria madeireira abastece frota de empilhadeiras gastando menos energia

0
438

Indústria madeireira abastece frota de empilhadeiras gastando menos energia

     

Após substituir os carregadores, a austríaca Wallner Holzhander mantém 11 veículos de carga pesada operando o dia todo com consumo de eletricidade 30% menor

Uma simples substituição de equipamento por um modelo mais avançado pode fazer toda diferença na indústria. A Wallner Holzhander, fabricante austríaca de cortes e produtos de madeira com mais de 80 anos de mercado, por exemplo, conseguiu a proeza de manter a sua frota de empilhadeiras de carga pesada, constantemente abastecida para operar ininterruptamente durante o turno, consumindo menos eletricidade, apenas substituindo os carregadores de 50 Hz por um modelo mais avançado.

Para carregar e descarregar os pesados e volumosos painéis de madeira dos caminhões e transportá-los em suas instalações de 60 mil m2, a Wallner opera com empilhadeiras eletrônicas Heavy Duty. “Atualmente, contamos com 11 caminhões com empilhadeiras laterais, que foram fabricados especialmente para atender as nossas necessidades. Há vários anos, adotamos uma frota elétrica, que agora é alimentada por bateria de chumbo-ácido”, explica Herbert Baumgartner, gerente de depósito da empresa.  

Antes, a empresa utilizava carregadores de baterias de 50Hz, que sobrecarregavam a rede elétrica com pico de consumo de energia na fase inicial de carregamento. Essa sobrecarga, muitas vezes, provocava interrupções no processo de carregamento, fazendo com que as empilhadeiras ficassem paradas. Como o depósito operava em turno único, o uso de baterias intercambiáveis era inviável. Todos esses problemas afetavam a estabilidade e a qualidade da operação.

Com a expansão da unidade e o planejamento de um novo depósito, a infraestrutura de carregamento também foi completamente renovada. Os carregadores convencionais de 50Hz foram substituídos por carregadores de alta frequência (HD) para baterias de chumbo-ácido, com recursos inteligentes da Fronius. Além de fornecer os carregadores Selectiva 4.0, a unidade Fronius Perfect Charging desenvolveu o modelo ideal de carregamento, com estações de carga de baterias projetadas individualmente para se adequar aos requisitos especiais e às dimensões das empilhadeiras Heavy Duty.

Redução na conta de luz e recuperação de baterias com descarga profunda

Com o novo sistema de carregamento de bateria, o abastecimento é controlado pelo processo Ri, que ajusta o fornecimento de energia elétrica de acordo com as condições, o tempo de uso e a resistência da bateria. O que mais impressionou Baumgartner foi a capacidade da solução de regenerar as baterias de chumbo-ácido mais antigas. “Já estávamos abandonando essas baterias, pois não era mais possível recarregá-las usando os carregadores antigos. Com o recurso de carregamento inteligente para descarga profunda da linha Selectiva, conseguimos reutilizar as baterias por vários meses”, comenta.

O sistema de carregamento inteligente da Fronius também permite organizar a carga de uma parte da frota, programando o processo de carregamento em intervalo de meia hora, otimizando o uso de energia elétrica, evitando picos de consumo. “Desde que substituímos os carregadores antigos pela Selectiva, nossas baterias estão sempre com carga completa no início do turno e com a vantagem de reduzir o consumo de energia em cerca de 30%”, conclui o gerente da Wallner.

Nós somos Fronius

Somos mais de 7 mil funcionários em todo o mundo, nossa taxa de exportação é de 89% e contamos com 1.366 patentes ativas. Isto é a Fronius! Fundada em 1945 como uma operação regional de um homem só, a Fronius é, hoje, um player global. Fato que é impressionantemente demonstrado por nossas 37 subsidiárias internacionais e nossa rede de parceiros de vendas em mais de 60 países. E, no entanto, em nossa essência, ainda somos uma empresa familiar da Áustria, ativa em tecnologia fotovoltaica, soldagem e carregamento de baterias. Sempre desenvolvemos produtos e soluções para um futuro que vale a pena viver, oferecendo aos nossos clientes um pacote tudo-em-um no processo: desde o planejamento e consultoria antecipados até o monitoramento contínuo e um serviço de reparo adaptado às suas necessidades específicas. Somos inovadores. Somos curiosos. Nós somos Fronius!

Perfect Charging

Perfect Charging é a mais antiga das três unidades de negócios da Fronius, sendo uma das maiores especialistas em inteligência e carregamento sustentável de tração e baterias de arranque há mais de 75 anos. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias em automóveis, a tecnologia Fronius confere sustentabilidade e eficiência a milhões de usuários no mundo todo.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here