Riachuelo utiliza carros elétricos nas entregas da Grande São Paulo
Ação faz parte do CRIA!, plataforma que engloba todas as iniciativas da marca a caminho de uma moda mais sustentável
São Paulo, junho de 2022 – Rumo a novas soluções e a um novo jeito de fazer moda, a Riachuelo, por meio do CRIA!, plataforma que reúne ações e iniciativas sustentáveis da marca, anuncia entregas com carros elétricos para todos os munícipios da Grande São Paulo. Após fase de testes, iniciadas em setembro de 2021, a marca aumentou o número de modais de transportes que colaboram com a sustentabilidade do planeta. Ao todo são nove carros elétricos, sendo cinco veículos tipo Vuc, para abastecimento de lojas de São Paulo e quatro veículos tipo HR e Van, para a operação de entrega de compras pelos canais digitais.
Percorrendo toda cidade de São Paulo e Guarulhos, os veículos saem do Centro de Distribuição (CD) de Guarulhos, responsável pelo abastecimento de lojas e de pedido gerados na capital paulista. Para operacionalizá-los, é necessário mão de obra especializada e treinada para lidar com a nova tecnologia e extraírem o melhor do modal de transporte. A substituição aos veículos tradicionais movidos a combustíveis fosseis é uma das ações da Riachuelo para reduzir suas emissões de carbono. Já que um caminhão elétrico, por exemplo, emite, em média, 90% menos carbono em relação ao caminhão a diesel.
A Riachuelo pretende adquirir mais veículos elétricos na operação de abastecimento de lojas e entregas do e-commerce e ainda estuda a adoção de caminhões elétricos na frota da logística da marca, ou, até mesmo, de uma nova parceira para garantir entregas via transportes mais limpos.
“A mudança ocorre de maneira gradativa. Nosso objetivo é entregar uma moda consciente de ponta a ponta para os nossos consumidores. Ou seja, desde a escolha de matérias-primas, fornecedores certificados, processos de produção e produtos mais sustentáveis, até a chegada destas peças na casa do cliente. A utilização de veículos elétricos em substituição aos veículos tradicionais movidos a combustíveis fosseis é uma das nossas ações para reduzir emissões de carbono nos próximos anos”, diz Mauro Mariz, diretor executivo de Gente e Sustentabilidade.
Segundo dados do estudo feito pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), o setor de transporte como um todo é responsável por 14% das emissões de gases do efeito estufa no mundo. Só em São Paulo, os carros representam 72,6% dessas emissões da cidade e são mais poluentes que os próprios ônibus, se comparada a quantidade de material particulado lançado por pessoa transportada.
O passo da Riachuelo, de acordo com o Elio Silva, diretor executivo de Marketing e Canais, vem de encontro com a evolução digital do Grupo e o aumento das vendas pelos canais digitais da marca: “Nos primeiros três meses de 2022, a participação do app na originação das vendas online foi de 45%, com crescimento de 134% no número de usuários diariamente ativos no aplicativo. Mesmo diante da retomada do fluxo para o varejo físico, a participação dos canais digitais nas vendas foi de 10,1%. Ao somarmos isso ao nosso propósito de fortalecer o pilar de sustentabilidade da Riachuelo, temos como foco seguir investindo em ações e iniciativas mais robustas dentro dos seguintes eixos de atuação: cadeia limpa e transparente, gestão de resíduos, mudanças climáticas, circularidade, eficiência hídrica e energética, produtos mais sustentáveis e investimentos sociais”, conclui Silva.
Sobre a Riachuelo
Com 75 anos de história, a Riachuelo trabalha com o propósito de conectar desejos a realizações. Unindo inovação, dinamismo e agilidade para entregar coleções e produtos para todos os estilos, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil. Com o maior parque fabril da América Latina, são mais de 30 milhões de clientes no cartão Riachuelo e mais de 370 lojas próprias espalhadas pelo país.
Informações à Imprensa