Tecnologia 5G: a nova era do setor logístico 

0
625

Tecnologia 5G: a nova era do setor logístico 

A quinta geração de rede móvel trará muitas vantagens para as empresas de diversos setores, especialmente para a logística, melhorando a comunicação com o ecossistema de fornecedores e tornando processos mais ágeis

*Por Waldir Bertolino

O ano de 2022 marcou a estreia do 5G no Brasil, onde as principais capitais passaram a contar com a nova tecnologia. Era natural imaginar que 2023 começasse com uma grande expectativa sobre a expansão do sinal para mais localidades e a previsão é que 420 municípios brasileiros deverão estar aptos a receber a quinta geração da internet móvel.  

Cresce a expectativa por parte dos usuários, mas também das empresas. Isso porque a nova tecnologia promete aumentar mais de 10 vezes a velocidade das conexões na comparação com a geração anterior, permitindo a alta transmissão de dados e uma melhora na gestão das informações, que em muitos casos ainda é feito de forma manual. 

Essa é a realidade de muitas empresas do setor logístico. Segundo uma pesquisa encomendada pela empresa Ericsson, um terço dos tomadores de decisão que atuam nesse segmento afirma que trocar informações facilmente com clientes e fornecedores é um obstáculo para melhorar as operações logísticas de suas empresas. Com o 5G a análise dos dados ganha impulso e esse cenário tende a reduzir drasticamente. Além disso, os gestores passam a contar com uma ótima ferramenta para melhorar a tomada de decisões estratégicas. 

Confira abaixo quatro maneiras que o 5G pode ajudar a logística: 

Mais velocidade: como mencionado anteriormente, o 5G oferece velocidades de conexão muito mais rápidas que o 4G. Dessa forma, os líderes logísticos passam a ter uma atualização em tempo real de veículos e entregas, possibilitando alteração de rotas por variáveis como acidentes e engarrafamento. 

Maior capacidade de infraestrutura: além da velocidade, o 5G também oferece maior poder de processamento, o que significa que a infraestrutura de rede poderá acomodar um número maior de dispositivos conectados. Em um armazém, por exemplo, vários dispositivos podem manter uma conexão rápida e estável dentro da mesma rede sem sofrer interferências. 

Adoção da nuvem e maior visibilidade do supply chain: a baixa latência oferecida pelo 5G é fundamental para que as soluções na nuvem entreguem os benefícios a que se propõe. O tempo de latência reduzido garante que as empresas não tenham que esperar muito para acessar os dados armazenados em cloud, possibilitando uma troca de informação quase que instantaneamente entre os sistemas. Isso é um fator preponderante para aumentar a visibilidade sobre todos os processos da cadeia de suprimentos.

Novos padrões de entrega: como já acontece em outros países, o setor de logística está desenvolvendo cada vez mais soluções de entrega remota, principalmente por drone. No entanto, essas ferramentas requerem uma rede de comunicação de alto desempenho. É nesse ponto que entra o 5G, melhorando significativamente a performance das entregas dos produtos por meio de drones ou carros autônomos, tornando o serviço mais eficiente e ágil.    

Levará algum tempo para que o 5G na logística se torne comum, mas é perfeitamente possível imaginar que o seu potencial irá revolucionar o setor, transformando os processos logísticos mais eficientes, ágeis e competitivos. Já é possível ver alguns testes da nova tecnologia em vários setores, reescrevendo modelos de negócios atuais. A logística não pode ficar de fora dessa nova era. 

*Waldir Bertolino é Country Manager da Infor no Brasil

Sobre a Infor 

A Infor é líder global em software de nuvem empresarial especializado por setor. Desenvolvemos soluções completas para nossos setores de foco, incluindo manufatura industrial, distribuição, saúde, alimentos e bebidas, automotivo, aeroespacial e defesa e alta tecnologia. Os aplicativos e serviços corporativos da Infor para operações críticas são projetados para oferecer vantagens operacionais sustentáveis com segurança e tempo de retorno mais rápido. Estamos obstinados em fornecer resultados bem-sucedidos para os clientes. Mais de 65.000 organizações em mais de 175 países – de empresas da Fortune 500 a PMEs – contam com os 17.000 funcionários da Infor para ajudar a atingir as metas de negócios. Como empresa Koch, nossa solidez financeira, estrutura de propriedade e visão de longo prazo nos capacitam a promover relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos com nossos clientes. Visite  www.latinamerica.infor.com ou www.infor.com.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here