Tecnologia telemática é uma das tendências para a logística em 2022 

0
1443

Tecnologia telemática é uma das tendências para a logística em 2022 

Soluções telemáticas permitem integração e coleta de dados relevantes para fornecer diferentes aplicabilidades e auxiliar na tomada de decisão 

 

Eduardo Canicoba

 

Dados coletados em tempo real por dispositivos de telemática podem ajudar os usuários na tomada de decisão de forma estratégica. A chamada logística 4.0 é uma das tendências para 2022 e é um reflexo da revolução tecnológica do setor, que teve início diante dos desafios da pandemia. Um dos destaques desta era de inovação são as soluções telemáticas, que podem ser grandes aliadas, garantindo produtividade, otimização de custos, segurança e até mesmo sustentabilidade, contribuindo com a redução de emissões de CO2. 

 

Diferente do GPS, que é telemetria, as soluções telemáticas trazem dados mais abrangentes, como o monitoramento de carros, caminhões, equipamentos e outros ativos, oferecendo dados ricos para ajudar os gerentes de frotas e empresas a obter métricas confiáveis em seus veículos, como estado do motor, eficiência de combustível, e até mesmo o comportamento de direção em tempo real.

Eduardo Canicoba, Managing Director para o Brasil na Geotab, líder mundial em gestão de frotas e transporte conectado, presente atualmente em 130 países e com atividades na América Latina desde 2006, acredita que a partir de dados é possível ajudar a modernizar a logística brasileira, onde o transporte rodoviário continua a ser o método predominante. “A telemática traz a oportunidade de desempenhar um papel fundamental na otimização das operações comerciais dentro desse setor, permitindo que frotas e outras empresas de transporte se aproveitem dessas soluções”. 

 

O executivo acredita que outros temas em voga podem ser beneficiados pela tecnologia, como a sustentabilidade, principalmente em um país como o Brasil. “As emissões podem ser monitoradas com a ferramenta Geotab chamada Green Fleet Dashboard, ajudando a cumprir ou estabelecer as metas de carbono das empresas”, ressaltou o diretor da Geotab, que também possui aplicabilidade para veículos elétricos. 

 

De acordo com Canicoba, a plataforma Geotab, que atualmente está ativa em mais de 2,5 milhões de veículos em todo o mundo, é aberta, flexível e acionada por dados que ajudam os gerentes de frota a monitorarem suas frotas. Ela pode ser integrada com outras aplicações de empresas terceiras, cumprindo o objetivo de cada empresa. “Desde monitorar a segurança dos motoristas, os usuários podem integrar com diferentes ERP ou mesmo otimizar seu consumo de combustível. Há uma quantidade infinita de dados que trazem inteligência à tomada de decisões e criam soluções não apenas para a redução de custos, mas para melhorar a imagem da empresa em termos de responsabilidade social e ambiental”. 

 

Segurança 

 

A telemática também pode ajudar gestores de frota a operar com o máximo de segurança. Veículos conectados aos dispositivos telemáticos enviam dados em tempo real para um serviço em nuvem, que pode ser consultado pelo gestor de frota por meio de uma plataforma. 

 

“É possível ter acesso a uma variedade de relatórios, incluindo métricas sobre velocidade, frenagem brusca, marcha-ré, uso do cinto de segurança, entre outros. Com isso, além de saber sobre as emergências assim que acontecem, há oportunidade de realizar uma abordagem proativa ao invés de reativa, gerando treinamentos e orientações para evitar colisões ou situações de risco”. 

 

Outra importante ferramenta é o reconstrutor de colisões, que oferece dados sobre acidentes, que passam a ser monitorados a partir de impactos fortes. “Esses dados detalhados podem ajudar a recuperar perdas ao acionar o seguro, por exemplo”, finalizou. 

Ao fornecer aos gerentes de frota e motoristas informações em tempo real, utilizando planos de treinamento personalizados como suporte e oferecendo incentivos para dirigir com responsabilidade, é possível não apenas reduzir ou eliminar comportamentos como frenagem brusca ou aceleração rápida, mas também manter os motoristas seguros de ponta a ponta do processo.