Ativa Logística vai além da “obrigatoriedade” e investe em certificação para a armazenagem de medicamentos

0
667

Ativa Logística vai além da “obrigatoriedade” e investe em certificação para a armazenagem de medicamentos

Processo aprovado pela Anvisa avalia recebimento, armazenagem, manuseio, saída, rastreabilidade, além da limpeza, dedetização e temperatura do local

 OUTUBRO 2022 – A Ativa Logística, com 18 unidades distribuídas pelo País, conta hoje com mais de 1 mil clientes nos setores saúde, beleza e bem-estar. Em 2021, foi responsável pela movimentação de 569 mil toneladas de cargas e alcançou a marca de 2, 5 milhões de entregas realizadas no território nacional.

Para ir além do cumprimento obrigatório exigido pelos órgãos fiscalizadores e potencializar cada vez mais a segurança e a qualidade em relação à armazenagem de medicamentos, a Ativa Logística acaba de conquistar o Certificado de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem (CBPDA). A aprovação foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e publicada no Diário Oficial da União.

Segundo Camila Ramos, gerente de Qualidade da Ativa Logística, essa certificação não é obrigatória por parte dos órgãos fiscalizadores, mas é um diferencial muito importante que atesta a qualidade nos processos de armazenagem de medicamentos entre um operador logístico e a indústria farmacêutica. “A certificação comprova que a nossa estrutura logística se torna uma extensão das boas práticas que uma indústria coloca em prática para garantir a segurança da qualidade dos medicamentos, ou seja, cumprimos todas as práticas dispostas na legislação em vigor”, garante Camila Ramos. 

 Como funciona o processo de certificação?

 Após a entrega de documentos, relatórios detalhados e cumprimentos de várias exigências, um representante da Vigilância Sanitária vai até o local informado e coloca em prática uma minuciosa inspeção em relação a todos os processos da operação.

Segundo Camila Ramos, todos os processos técnicos são avaliados, tais como recebimento, armazenagem, manuseio, saída, rastreabilidade do medicamento, além da limpeza, dedetização e temperatura da estrutura. Enfim, é verificado se a Ativa Logística atende todas as regulamentações conforme as boas práticas. “Em relação à rastreabilidade, significa que cumprimos com as premissas da fabricação e garantimos que não haverá ruptura do processo e armazenamento correto em toda as etapas”, destaca Ramos.

“Para que conquistássemos a aprovação da certificação de boas práticas para a armazenagem, a Ativa Logística desenvolveu ao longo dos anos, um conceito de qualidade robusto, que engloba todos os processos citados acima, além de veículos monitorados por temperatura em tempo real e farmacêuticos responsáveis em suas unidades”, destaca ela.  

 A renovação da certificação acontece a cada 2 anos, repetindo todo o processo já detalhado. A certificação é uma garantia concedida pela Anvisa e assegura que todos os processos de armazenagem de medicamentos estão sendo atendidos. “É uma segurança adicional e um diferencial da Ativa Logística e garante que desejamos sempre implantar em nossa estrutura processos que elevam a segurança e a qualidade, além do que a lei exige”, finaliza Camila Ramos.

 SOBRE A ATIVA LOGÍSTICA  

Com 26 anos de história, Ativa Logística é um dos maiores operadores logísticos para os segmentos de saúde, beleza e bem-estar e atende integralmente a todas as normas e resoluções da ANVISA para a armazenagem e o transporte de medicamentos, conforme exigência da nova RDC 430/2020 e RDC 653/2022.      

Para impulsionar ainda mais os negócios oferecendo agilidade no prazo de entrega aos parceiros do mercado de saúde e beleza, a empresa realizou a aquisição da Trans Model Air Express.   

Com uma frota de mais de 1200 veículos e 18 unidades próprias localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina realiza operações em todo território nacional, também através do modal aéreo. A empresa foi premiada por 13 anos consecutivos (2009-2021) na premiação do prêmio Sindusfarma de Qualidade nas categorias de Transporte de Medicamentos e Armazenagem e Distribuição de Medicamentos. Pelo sexto ano consecutivo, venceu o Hyper Ouro no Programa Fox, da Hypera Pharma, e foi considerada um dos melhores fornecedores de serviços para as indústrias de higiene, perfumaria e cosméticos ao ganhar o selo e o troféu referente ao Programa de Qualificação de Fornecedores da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), foi premiada pela Racco Cosméticos no Top Fornecedor 2019 e conquistou o prêmio High Performance da Volk do Brasil 2020. 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA DA ATIVA LOGÍSTICA   

Anna Karina Spedanieri – AKS Comunicação    

Cellular/whatsapp: 11 99722-6600   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here