Stolthaven Terminals comemora 40 anos de Brasil destacando seu foco em sustentabilidade e excelência em serviços

0
592
DCIM100MEDIADJI_0518.JPG

Stolthaven Terminals comemora 40 anos de Brasil destacando seu foco em sustentabilidade e excelência em serviços

 Santos, São Paulo, 26 de outubro de 2022 –A Stolthaven Terminals comemora 40 anos de atuação no Brasil, período em que construiu uma reputação de excelência em serviços e um forte foco em sustentabilidade. 

O terminal portuário, localizado no Porto de Santos e com área de 94.000 m2, armazena e distribui produtos líquidos químicos de especialidade, óleos vegetais, combustíveis, biocombustíveis e petroquímicos limpos numa capacidade de 150.000 m3 que pode ser expandida até 200.000m3. Faz parte de uma rede global de 14 terminais próprios e de joint venture que fornece quase cinco milhões de metros cúbicos de armazenamento para clientes em todo o mundo.

No Brasil, dedicou-se desde o início aos altos níveis de desempenho, qualidade e segurança no manuseio de produtos utilizados nas diferentes indústrias, para importação e exportação. Seu compromisso com a segurança e altos níveis de produtividade ajudou o terminal a atrair e reter uma ampla gama de clientes ao longo de quatro décadas.

Após seu último investimento em expansão em 2018 no Brasil, a empresa começou a intensificar em 2021, seus investimentos em modernização e automação, IoT e inteligência artificial para equipamentos operacionais críticos e a construção de 3 novas linhas de Pier ligando os berços públicos 2, 3, e 4 da Alemoa, ao terminal.

Recentemente, a empresa implementou sua política global de sustentabilidade para destacar seu compromisso com a proteção ambiental e impulsionou importantes iniciativas locais: a mudança do fornecimento de energia elétrica para o mercado livre e verde, o aumento da reutilização da água da chuva, a mudança de toda a iluminação para LED e a recente inauguração, em 2022, de sua  própria planta de geração de nitrogênio,  pioneira entre os terminais líquidos no Brasil  e o primeiro do gênero  entre os Terminais da Stolthaven em nível global.

Sua planta de geração de nitrogênio promove confiabilidade contínua, segurança e eficiência do serviço para os clientes, além de contribuir para uma redução de 80% na movimentação de veículos de abastecimento nas instalações do terminal, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.

Além disso, em busca do futuro da transição energética global, a empresa assinou no final de 2021 um Memorando de Entendimento com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém para o estudo de um novo terminal de armazenamento e exportação de hidrogênio verde e produtos associados no Ceará.  A atenção da Stolthaven Terminals ao hidrogênio verde está ligada aos esforços da empresa em apoiar a transição energética global e ao movimento em direção a fontes de energia mais verdes, cooperando ainda para o cumprimento de sua estratégia de investir, a longo prazo, em soluções sustentáveis de armazenamento para as cadeias de suprimentos. O Porto do Pecém foi escolhido por oferecer recursos ideais para este projeto e facilita a conexão com o maior porto da Europa, o Porto de Roterdã, que já se prepara para operar como porta de entrada de hidrogênio verde na Europa.

A empresa proporciona e investe em um ambiente de trabalho positivo que estimule a participação e valorize o comprometimento, com uma forte cultura de segurança, capacitação e melhoria contínua. Isso é possível com treinamento constante, comunicação aberta e oportunidades iguais e diversidade para crescimento de carreira, aprendizado, adaptação e sinergia.

A empresa coleciona ao longo dos anos vários prêmios de serviços de clientes como por exemplo, Melhor Terminal do Brasil pela Raizen em 2021 e pela Dow Química este ano.

Marcelo Schmitt, Gerente Geral da Stolthaven Terminals Brasil, disse: “Estou feliz e orgulhoso em participar da celebração dos 40 anos da Stolthaven Terminals no Brasil. É uma excelente história de pioneirismo e paixão superar as expectativas de nossos clientes todos os dias com uma equipe de profissionais dedicados e comprometidos. Nosso trabalho impactou positivamente o passado e continuará impactando o futuro do Porto de Santos, o negócio de importação e exportação de granéis líquidos especializados e as comunidades vizinhas, reafirmando nossa missão de ser o mais respeitado prestador de serviços de armazenagem reconhecido pelos clientes“.

Guy Bessant, presidente da Stolthaven Terminals, acrescentou: “A missão da Stolthaven Terminals é ser o mais respeitado prestador de serviços global de armazenagem e, ao longo de seus 40 anos de operação, nossas instalações em Santos tem se comprometido a colocar esse objetivo em prática. Recentemente foi reconhecida por dois clientes por sua excelência em atendimento e segurança, o que é prova da dedicação e trabalho árduo da equipe no Brasil e do espírito cooperativo em que trabalham com os clientes. O futuro de Santos é tão brilhante quanto uma série de novos projetos em andamento, incluindo um potencial terminal de amônia verde no Pecém. Estou muito feliz em poder participar das comemorações dos 40 anos e fincar esse marco com a equipe.”

 Sobre Stolthaven Terminals

Com uma rede global de14 terminais de propriedade e joint venture, a Stolthaven Terminals fornece quase cinco milhões de cbm de serviços de armazenamento e distribuição de líquidos a granel, incluindo produtos químicos, produtos petrolíferos limpos, gases liquefeitos de petróleo, óleos vegetais, biocombustíveis e oleoquímicos. Nossa missão é entregar valor aos nossos clientes através da operação de terminais de última geração que complementem as capacidades de nossas empresas irmãs Stolt Tankers e Stolt Tank Containers, garantindo uma interface eficiente ship-to-shore com o objetivo de reduzir os custos potenciais de demurrage e facilitar cadeias de suprimentos ágeis e competitivas. Tudo dentro de um ambiente de qualidade assegurada, segurança e proteção ambiental.

A Stolthaven Terminals é uma divisão da Stolt-Nielsen Limited (SNL). Investidor de longo prazo e gestor de negócios focado em oportunidades em logística, distribuição e aquicultura. O portfólio Stolt-Nielsen consiste em seus três negócios globais de logística a granel e produtos químicos – Stolt Tankers, Stolthaven Terminals e Stolt Tank Containers – Stolt Sea Farm e investimentos em GNL. A Stolt-Nielsen Limited está listada na Bolsa de Valores de Oslo (Oslo Børs: SNI).

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here