Com a máquina adequada é possível aumentar a eficiência, produtividade e a segurança da operação

0
351

Com a máquina adequada é possível aumentar a eficiência, produtividade e a segurança da operação

                   

Empilhadeira trilateral [EKX 516], ideal para empilhar e selecionar pedidos em racks altos. 

São Paulo, agosto de 2023 – A Jungheinrich, uma das líderes em intralogística, tem como principal objetivo fornecer soluções sustentáveis e sob medida para maior eficiência e desempenho do armazém, reduzindo os custos operacionais e a emissão de carbono. Além disso, as empilhadeiras desempenham um papel fundamental nas empresas, uma vez que são projetadas para movimentar cargas pesadas de forma rápida, segura e ergonômica para o operador.

O primeiro ponto avaliado é a função logística que atende a demanda da operação, pois interfere diretamente na escolha do equipamento ideal. Confira quais são as principais funções logísticas e alguns exemplos de equipamentos que atendem a cada uma delas:

1.Transportar: Uma das principais funções em um armazém é o deslocamento e a movimentação de materiais entre curtas, médias e grandes distâncias.

  1. Empilhar / Estocar:  O processo de empilhamento é frequentemente utilizado em galpões que possuem estruturas de armazenamento vertical.
  2. Picking: Basicamente, o processo de “picking” consiste na coleta de produtos e separação de pedidos. Desta forma, os equipamentos podem fazer a seleção de pedidos vertical, horizontal ou ambas.
  1. Carga / Descarga: O processo de carga e descarga tem como objetivo fazer a movimentação dos produtos/insumos entre as áreas (interna e externa) e retirar os pallets dos caminhões durante o recebimento ou carregamento para expedição.

É importante lembrar, ainda, que os produtos também podem ser categorizados de acordo com suas características:

  1. Empilhadeiras Contrabalançadas: Possuem uma estrutura mais robusta, com contrapeso na parte posterior do chassi para aumentar a capacidade residual. Esse equipamento pode ser utilizado para mais de uma função logística e sua versatilidade fez com que se tornasse o modelo mais usado e conhecido no mercado.

 

  1. Empilhadeiras Retráteis: Projetadas para operar em corredores estreitos, são eficientes para armazenar cargas em racks mais altos. Sua principal função logística é empilhar, tornando-a ideal para verticalização de armazenamento, otimizando a área do galpão.

 

  1. Empilhadeiras Patoladas: Perfeitas para o transporte interno de mercadorias em percursos curtos e médios ou até mesmo para operações mais leves. Além disso, o equipamento pode ter plataforma com operador embarcado ou a pé, oferecendo praticidade e conforto e ergonomia durante a operação.

 

  1. Empilhadeiras Trilaterais: Possuem esse nome pois podem empilhar a carga em três sentidos distintos (para frente e dois lados, com giro de 180º). Essa característica pode otimizar o processo de armazenamento, evitando manobras inoportunas.

 

  1. Transpaleteiras: São produtos de entrada com baixo custo, perfeitas para compor a frota de uma operação.

 

Sobre a Jungheinrich: A Jungheinrich é uma das líderes globais em soluções de intralogística e fluxo de materiais. Conhecida por ser inovadora, oferece a seus clientes consultoria e tem como proposito “Movimentar o mundo para um futuro mais feliz e sustentável, inspirando pessoas a cuidar de pessoas e do planeta.” Sediada em Hamburgo – Alemanha, é uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na bolsa alemã. Representada mundialmente em 41 países, emprega mais de 18.000 colaboradores. No Brasil, possui sede em Itupeva (SP) e filiais nas cidades de Belo Horizonte (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), São José dos Pinhais (PR), Itajaí (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Leopoldo (RS). 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here