Estação de carga de baterias na área externa otimiza espaço no depósito

0
526

Estação de carga de baterias na área externa otimiza espaço no depósito

Além de dispensar obras de ampliação na sala de baterias, a instalação garante mais segurança durante o processo de abastecimento das empilhadeiras
 

A substituição de empilhadeiras a diesel pelas elétricas e o surgimento de novos equipamentos para cargas e descargas automáticos movidos à bateria obrigaram os centros logísticos a deixar as estações de abastecimento externas da frota e instalar uma sala de carregamento de baterias dentro de suas instalações. Mas com o aumento do volume e diversidade de mercadorias, transferir a sala de baterias para o lado de fora do armazém está se tornando uma opção para as empresas que estão com gargalos na capacidade de armazenamento.

 “Às vezes compensa mais carregar as baterias tracionárias de empilhadeiras fora do depósito”, afirma Mariana Kroker, diretora de vendas de Perfect Charging da Fronius do Brasil, unidade da empresa austríaca especializada em soluções para carregamento de baterias. Isso porque, segundo a executiva, o uso da área externa se tornou uma saída para as atuais necessidades dos centros de distribuição, que estão frequentemente operando no limite da sua capacidade, e consequentemente precisam de mais espaço para aumentar as frotas mistas de veículos, acomodar infraestrutura necessária para carregamento de baterias, além de atender as normas de segurança.

A indústria já oferece soluções para montar uma estação móvel de carga de baterias tracionárias completa, para uso externo. A Fronius, por exemplo, desenvolveu a solução em contêiner, Energy Hub, já disponível no Brasil.
Mariana aponta as principais vantagens da estação de carregamento de baterias móvel externo:

– Facilidade para expansão: as empresas podem montar com rapidez e facilidade espaços para estação de carregamento de baterias conforme a sua necessidade, com contêineres adaptados de diferentes tamanhos ou combinando mais de um módulo.

– Menos custo e menos burocracia: a empresa não precisa comprar novo terreno, investir em obras de ampliação do edifício e nem enfrentar processos burocráticos como autorizações da prefeitura, alvarás, cronograma de construção, etc.

– Segurança: a instalação na área externa, por ser mais ventilada, reforça a segurança tanto para as empilhadeiras e equipamentos com baterias de íon-lítio, que devem seguir normas de segurança durante o carregamento em edifícios, e também para as baterias de chumbo-ácido, que emitem gases tóxicos. Além disso, as estações móveis da Fronius vêm equipadas com sistema de exaustão de ar, de monitoramento, proteção contra incêndio REI 90 e proteção contra as condições climáticas e temperaturas extremas.

– Facilidade de customização: como a estrutura dispensa obras, também é possível instalar com facilidade recursos adicionais para otimizar a operação, como por exemplo, sistema de energia solar para alimentar os carregadores de bateria e iluminação do local, soluções de monitoramento e gestão de carga da frota, piso reforçado para equipamentos mais pesados, sistema inteligente de sensor de bateria que indica o estado de carga de cada bateria.

“Podemos fornecer um pacote completo, com carregadores de bateria de íon-lítio ou chumbo-acido, sistema fotovoltaico e outros complementos pronto para funcionamento, o que libera os clientes de qualquer preocupação”, conclui Mariana.

Nós somos Fronius
Somos mais de 7 mil funcionários em todo o mundo, nossa taxa de exportação é de 89% e contamos com 1.366 patentes ativas. Isto é a Fronius! Fundada em 1945 como uma operação regional de um homem só, a Fronius é, hoje, um player global. Fato que é impressionantemente demonstrado por nossas 37 subsidiárias internacionais e nossa rede de parceiros de vendas em mais de 60 países. E, no entanto, em nossa essência, ainda somos uma empresa familiar da Áustria, ativa em tecnologia fotovoltaica, soldagem e carregamento de baterias.

Sempre desenvolvemos produtos e soluções para um futuro que vale a pena viver, oferecendo aos nossos clientes um pacote tudo-em-um no processo: desde o planejamento e consultoria antecipados até o monitoramento contínuo e um serviço de reparo adaptado às suas necessidades específicas. Somos inovadores. Somos curiosos. Nós somos Fronius!

Perfect Charging
Perfect Charging é a mais antiga das três unidades da Fronius. Desde a sua fundação, a empresa trabalha na área da tecnologia de carregamento de baterias e no desenvolvimento de carregadores para baterias de arranque e acionamento. A inovadora gama de produtos e serviços em Perfect Charging convence com seu desempenho, sua eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias de arranque em automóveis – na produção, em salas de exposição ou oficinas –, a tecnologia da Fronius proporciona máxima disponibilidade para os veículos, custos operacionais consideravelmente reduzidos e baterias com uma vida útil maior a inúmeros usuários no mundo todo.
 

Informações para a imprensa
LILÁS COMUNICAÇÃO
Denise de Almeida (11) 99753-7360