Grupo GPS, Maior Grupo Multisserviços do Brasil fortalece sua Divisão Logística

0
805

Grupo GPS, Maior Grupo Multisserviços do Brasil fortalece sua Divisão Logística

O investimento visa proporcionar aumento na produtividade, minimizar erros e reduzir custos

O Grupo GPS uniu quatro respeitadas e consolidadas empresas logísticas nacionais (In-Haus Logística, Loghis, Motus e Wrapper) para ampliar e otimizar os serviços oferecidos ao cliente através de uma logística integrada. Formando assim uma divisão logística que já atua há mais de 10 anos e que vem crescendo e consolidando resultados a cada ano, fato que só comprova que em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, a eficiência logística é crucial. 

O objetivo principal da união, explica Jazeel Santos, diretor da divisão logística do Grupo GPS, é alcançar eficiência e eficácia nos serviços prestados para os diversos clientes dos mais variados segmentos que a divisão atende. “Estamos muito felizes com a expansão crescente da divisão logística, explicada pela nossa visão de inovação e gestão sempre focada no cliente e, consequentemente, em uma prestação de serviço de extrema qualidade, produtividade e performance”, afirma. 

Com uma logística integrada, os tempos de ciclo são reduzidos, os estoques diminuem e as empresas ganham flexibilidade para lidar com as mudanças na demanda. Todo o processo envolve recebimento de mercadoria, armazenagem, movimentação interna, separação das cargas, expedição e transporte até que o produto chegue, efetivamente, no lar do consumidor.

Com 60 anos de história, o Grupo GPS alia tecnologia, solidez financeira, abrangência nacional e experiência consolidada em diversos segmentos de atuação (indústria, serviços, infraestrutura e varejo). 

Tecnologia

Assim como as demais áreas, o ambiente da indústria também está cada dia mais digitalizado, demandando mais investimentos em alta conectividade, inovações tecnológicas e transformação digital. 

O Grupo GPS conta com a ajuda de um sistema exclusivo de gestão, desenvolvido para gerenciar as operações e realizar o apontamento dos serviços prestados. “O GPS Vista, como é conhecido, consegue mostrar ao cliente se o que foi planejado está sendo realizado, em quanto tempo e por quantas pessoas. Se uma tarefa não for realizada, ela é escalonada, ou seja, o superior ficará encarregado de resolvê-la”, afirma o diretor da divisão logística do Grupo GPS.

As plataformas e recursos digitais oferecidas pela empresa incluem ainda veículos inteligentes com abastecimento autônomo e tecnologias para automação de armazéns, projetados para aumentar a eficiência operacional, otimizar o espaço disponível e acomodar o maior número possível de produtos. “O Grupo faz investimentos altos para desenvolver e incorporar as mais recentes tecnologias em suas operações, com o objetivo claro de otimizar a performance e eficiência produtiva. Sem dúvidas, nosso comprometimento com tecnologia em favor da performance é o que garante o sucesso das operações logísticas dos nossos clientes e, consequentemente, nosso próprio sucesso como Grupo.”, esclarece Jazeel Santos.  

In-Haus Logística 

A In-Haus Logística oferece soluções de intralogística inteligentes e personalizadas, focadas na eficiência operacional e na especialização de segmentos específicos. A intralogística estratégica otimiza processos, impulsiona a produtividade e traz resultados tangíveis para as indústrias. 

A empresa desenvolve um conjunto de atividades e processos realizados internamente em uma indústria para gerenciar, controlar e otimizar o fluxo de materiais, informações e recursos no ambiente de produção.

Diferente de outras empresas de intralogística, a In-Haus logística se destaca pela capacidade de desenvolvimento de soluções tecnológicas customizadas e transformação digital. A In-Haus Logística tornou-se uma importante referência brasileira em construir e entregar operações intralogística personalizada e de alta performance. 

Loghis

A Loghis é uma empresa de soluções logísticas personalizadas especializada em transporte, armazenagem e gestão da cadeia de suprimentos. Com alta capacidade de adaptabilidade e foco em soluções personalizadas para atender as necessidades específicas de cada cliente.

A Loghis tem como essência a adoção de tecnologia de ponta para aprimorar a performance e eficiência logística, assim como sua própria versatilidade operacional garantida pelo seu know how conquistado por atuações em diversos segmentos e regiões.

Motus

A Motus tem expertise em logística para o setor de varejo, com soluções consultivas para atender as necessidades específicas desses clientes na gestão de Centros de Distribuição. Com foco em atender empresas de varejo têxtil, farmacêutico e e-commerce, a Motus tem capacidade comprovada em redução de lead time por meio de soluções personalizadas, tecnologias, otimização de processos e gestão de pessoas, resultando em redução de custos operacionais significativos e trazendo maior competitividade ao segmento.

Wrapper

A Wrapper  possui a solução completa RFID para aprimorar a eficiência da cadeia de suprimentos. 

Suas tecnologias vão além da mera rastreabilidade, ao oferecer um controle completo e em tempo real de todas as etapas da cadeia logística.

Com foco em impulsionar a performance operacional logística, por meio de controle preciso do estoque, monitoramento em tempo real dos produtos em trânsito e uma redução significativa de perdas, a Wrapper possibilita: tomadas de decisões inteligentes, rotas otimizadas, melhor alocação de recursos, gestão eficiente de estoques, fluxos de trabalho aprimorados e um atendimento excepcional aos clientes.

Logística Integrada 4.0 

A logística Integrada 4.0 é uma abordagem avançada de gerenciamento de cadeia de suprimentos que combina não só tecnologias e inovações. Ela envolve poder de adaptabilidade por parte dos gestores de uma operação logística, seja pelos desafios específicos exigidos em cada operação ou pelas características intrínsecas a cada tipo de indústria.

Outro ponto fundamental a se observar na Logística Integrada 4.0 é capacidade de análise de performance impulsionada por tecnologias de rastreamento e sistemas de gestão integrada, inteligência artificial, robótica, big data, etc.

A qualidade de processos e tecnologias envolvidas em uma operação logística de ponta-a-ponta vai ser crucial na medição e veracidade das informações e, logicamente, no resultado.

“Quando conseguimos ter a garantia de que todo o processo logístico está integrado por empresas que compartilham entre si das mesmas tecnologias e das mesmas metodologias processuais, temos a transparência pleno do processo todo. E eventuais ajustes que contribuam para otimização de performance e ganhos significativos de resultados são feitos com uma rapidez impressionante. É como uma corrida de revezamento onde todos sabem exatamente onde, quando e como o bastão deve mudar de mãos”, conclui Jazeel Santos.

Em resumo, a logística integrada oferece um pacote completo de soluções para o cliente, desde a captação da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.