Grupo Martins adota soluções sustentáveis nas operações intralogísticas

0
118

Grupo Martins adota soluções sustentáveis nas operações intralogísticas

                       

Pautada nos pilares ESG, a tradicional rede atacadista optou por sistema inteligente de recarga para abastecer equipamentos M&A com um menor consumo de energia e ainda aumentar em 50% a vida útil das baterias

 A necessidade de atingir eficiência logística para atender o varejista com agilidade, seguindo os princípios do conceito ESG (sigla em inglês que significa as práticas de sustentabilidade, inclusão social e governança) e Logística 4.0, levou o grupo Martins Comércio e Serviços de Distribuição a investir continuamente na modernização do seu parque de máquinas de movimentação e armazenagem (M&A). Há oito anos, a rede atacadista está renovando o sistema de recarga com carregadores de baterias inteligentes, capazes de manter seus equipamentos rodando por mais tempo, consumindo 30% menos energia, além de reduzir a manutenção e descarte do ace ssório por danos.

A substituição dos carregadores convencionais por modelos inteligentes da linha Selectiva 4.0 da austríaca Fronius vem acontecendo gradualmente à medida que a frota é renovada. “Optamos por fornecedores que oferecem soluções sustentáveis. E os carregadores da Fronius possuem as características que atendem os nossos pilares ESG, ou seja, menos consumo de eletricidade e carga através de rampa de carregamento suavizada que aumenta a vida útil das baterias”, afirma Danilo Daud, gerente de armazenagem da Central de Armazenagem e Distribuição, sediada em Uberlândia (MG).

Aumento de 50% na vida útil das baterias – Os carregadores da linha Selectiva têm como diferencial a avançada tecnologia RI, de controle de corrente elétrica para recarga. O sistema faz uma avaliação prévia das condições internas da bateria e, a partir dos dados obtidos, como resistência interna, nível de descarga, entre outras variáveis, programa e executa o carregamento, fornecendo energia na medida certa, evitando o superaquecimento que danifica os componentes. A solução ainda permite programar a recarga nos horários em que a tarifa de energia é mais baixa e fora do pico de consumo. 

Atualmente, o parque de baterias tracionárias da Martins conta com 50 carregadores da série Selectiva 4.0, nos modelos 2070, 4090, 4160 e 8075, para abastecer 50 equipamentos de M&A, que utilizam baterias de 24V, 48V e 80V, da matriz e de outras unidades instaladas em Camaçari (BA), Hidrolândia (GO), João Pessoa (PB) e Manaus (AM).

Os equipamentos de M&A operam em dois turnos intensos, movimentando cerca 2 mil pallets, com cerca de 160 mil itens de outbound (produtos acabados das indústrias para ponto de venda) como também de inbound. “A solução da Fronius consegue otimizar todo o ciclo de carga e descarga, entregando a bateria 100% carregada e resfriada. E com isso, percebemos uma melhoria na performance operacional. Temos apenas uma troca de bateria por turno de trabalho”, observa Daud.

Segundo o gerente de armazenagem, o sistema de carregamento suavizado da Selectiva 4.0 ainda ajuda a aumentar a durabilidade das baterias. “Percebemos um aumento de 50% na vida útil das baterias, temos unidades operando há 7,5 anos com boa performance de carga”, afirma Daud, que destaca ainda maior rentabilidade no investimento no equipamento. “Sempre adquirimos duas baterias por equipamento de M&A e com a preservação das baterias por mais tempo há ganho no Capex (investimento de bens de capital)”, conclui.

Sobre a Fronius

Reconhecida como líder em inovação e tecnologia, a Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje está presente em mais de 30 países por meio de filiais e em mais de 60 países por distribuidores e representantes. Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. No Brasil, a sede da empresa está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes e filiais em todo território nacional. Saiba mais em www.fronius.com.br

 Perfect Charging

Perfect Charging é a mais antiga das três unidades da Fronius. Desde a sua fundação, a empresa trabalha na área da tecnologia de carregamento de baterias e no desenvolvimento de carregadores para baterias de arranque e acionamento. A inovadora gama de produtos e serviços em Perfect Charging convence com seu desempenho, sua eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias de arranque em automóveis – na produção , em salas de exposição ou oficinas –, a tecnologia da Fronius proporciona máxima disponibilidade para os veículos, custos operacionais consideravelmente reduzidos e baterias com uma vida útil maior a inúmeros usuários no mundo todo.

Sobre Martins Comércio e Serviço de Distribuição

A empresa, fundada em 1953, é um dos maiores redes atacadistas e distribuidor marketplace do Brasil. Além da sede em Uberlândia, Minas Gerais, o grupo possui mais cinco centrais de armazenagem e distribuição instaladas em Camaçari (BA), Hidrolândia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM) e Cajamar (SP), e mais 24 hubs de armazenagem, consolidação e distribuição, 68 cross docking e transit points, além de minimercados. Saiba mais no site da empresa