Plataforma de geoprocessamento de Suape recebe prêmio nacional

0
385

Plataforma de geoprocessamento de Suape recebe prêmio nacional

                               

Conhecido como SuapeGeo, a plataforma desenvolvida pela estatal pernambucana conquistou a honraria por excelência no uso de Location Intelligence

O SuapeGeo, plataforma de geoprocessamento voltada para estudos e informações sobre o território do Complexo Industrial Portuário de Suape, foi premiado, no início da noite desta quinta-feira (3), no GovSummit 2023, realizado em Brasília (DF), quinta-feira (3). O evento tem como tema “Geotecnologias e Inovação no Desenvolvimento Sustentável de Cidades e Governos” e objetiva apresentar aos participantes o que há de mais moderno no setor de location intelligence. O encontro reuniu centenas de gestores públicos federais, estaduais e municipais de todas as partes do país e foi encerrado com as premiações.

   

A plataforma desenvolvida pela equipe da Diretoria de Inovação e Transformação Digital, com apoio de uma empresa contratada, apresenta soluções para praticamente todas as áreas de ação de Suape, dando suporte nas operações portuárias, na segurança patrimonial e nos projetos socioambientais. “O SuapeGeo é robusto e inovador e demonstra o quanto nosso porto está em sintonia com a transformação digital. Estamos muito felizes com esse reconhecimento nacional e esperamos incrementar mais serviços para melhorar a performance do porto e demais setores do complexo industrial portuário”, comenta a diretora Adriana Martin.

O prêmio de excelência no uso de Location Intelligence na Gesta Pública tem um gosto especial para Gleidson Dantas, idealizador da plataforma. “Um incentivo e tanto para avançarmos ainda mais na transformação digital, ajudando a empresa a acelerar processos e a ter controle total sobre o que acontece no vasto território da estatal, que é de 17,3 mil hectares”, pontua, acrescentando que novos procedimentos serão incorporados ao SuapeGeo à medida em que forem surgindo novas demandas. “Foram meses de muita dedicação para chegarmos a esse nível de qualidade”, destaca. A plataforma é uma tecnologia que funciona por geolocalização voltada para estudos e informações sobre os territórios continental e marítimo, apoiando as operações e a tomada de decisão em diversas esferas.

SOLUÇÕES

Pelo SuapeGeo, o corpo funcional de Suape pode acessá-lo para monitoramento do tráfego marítimo destinado ao atracadouro, apontando os horários exatos de atracação e desatracação de embarcações; para cadastrar e traçar o perfil socioeconômico das famílias que vivem no território do complexo; para detectar inconformidades ambientais que possam decorrer de operações no porto, a exemplo de lixo acumulado, derramamento de óleo na água etc. Além disso, possibilita em tempo real o monitoramento do território, mapeando ocorrências diversas, como ocupações irregulares, delitos ambientais, entre outras.

GOVSUMMIT

Os desafios da agenda atual dos governos passam pelo desenvolvimento urbano sustentável, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico e social e políticas voltadas à segurança e bem-estar dos cidadãos. O GovSummit 2023, que voltou a ser presencial, busca apresentar serviços públicos de melhor qualidade, alto nível de transparência, eficiência na gestão pública e foco na qualidade de vida da população. As apresentações, rodas de conversa, debates etc., ocorreram no centro de convenções do Hotel Windsor Plaza, no Setor de Hotéis Sul.