Quatro passos para economizar energia no centro logístico

0
666

Quatro passos para economizar energia no centro logístico

A redução pode chegar a 30% na conta de luz, segundo especialista em soluções para carregadores de bateria da Fronius

O aumento constante nas tarifas de energia impacta significativamente no custo operacional de um centro logístico. Cada vez mais as empresas precisam procurar oportunidades e desenvolver ações de redução no consumo de eletricidade. Práticas como a adoção de soluções inteligentes de carregamento de baterias de empilhadeiras e dicas para promover eficiência energética podem gerar economia significativa no final do mês.

Investir em equipamentos eficientes e que consomem menos energia, além de reduzir os testes de aceitação de corrente elétrica em indústria, gera uma redução importante no consumo de eletricidade. “Há um grande potencial de economia quando se combina empilhadeiras elétricas, baterias e sistemas de carregamento que promovem eficiência energética”, afirma Mariana Kroeker, head da negócios da unidade Perfect Charging, da Fronius do Brasil, especializada em soluções de carregadores de baterias para veículos de tração.

Essa otimização, de acordo com Mariana, pode diminuir em 30% o consumo de eletricidade. A executiva dá outras dicas para reduzir a conta de luz:

1-Escolha equipamentos certos
Na hora de adquirir equipamentos, fique atento à potência elétrica e aos recursos que oferecem para otimizar o consumo. No caso dos carregadores de baterias há modelos dotados de tecnologias avançadas, que promovem carregamento suave, gradual, de acordo com o nível de carga da empilhadeira e temperatura interna do veículo. Entre as opções de carregadores inteligentes está a Selectiva 4.0, da Fronius, que conta com exclusivo processo de carregamento RI, que faz uma avaliação prévia das condições da bateria antes de iniciar o abastecimento, realizando um carregamento seguro e eficiente, na medida certa. “Esse recurso não só gera mais economia de energia, como também aumenta a vida útil da bateria de 10% a 15% em média”, afirma Mariana.

2-Programe o carregamento das empilhadeiras
Verifique se a sua cidade oferece tarifas de energia variáveis, com valor mais em conta de acordo com a hora ou dia. Se for o caso, programe o carregamento de bateria da frota nos dias da semana e horários em que a energia está mais barata. Outra forma de otimizar o carregamento das baterias, evitando picos de carga na rede e aumento de energia cumulativa no início do processo, é colocar as empilhadeiras para carregar regularmente a cada 15 minutos ou em estações de carregamento de baterias individuais.   

3-Identifique oportunidades de economia adicional
Buscar constantemente práticas e recursos para minimizar o consumo de energia é vital para empresas reduzir o custo operacional. Portanto, avalie qual é o processo de carregamento ideal em diferentes unidades e departamentos, para identificar os pontos de melhoria, bem como definir ações para promover eficiência energética. Para ajudar nesta tarefa, a Fronius oferece aos seus usuários o software I-SPoT Calculator Smart, uma ferramenta que calcula os custos operacionais totais e o consumo de eletricidade durante o processo de carregamento, de acordo com o dia, horário e em diferentes situações.

4-Consulte especialistas
Investir em consultoria é outro caminho para identificar os pontos para otimizar o uso de energia. Os especialistas podem fazer uma análise mais detalhada do consumo de eletricidade, as condições do ambiente e dos equipamentos utilizados, independentemente do fabricante e da tecnologia, sempre com objetivo de aumentar a capacidade e desempenho da operação gastando menos na conta de luz.

Por isso, complementando as linhas de carregadores inteligentes, a Fronius Perfect Charging oferece serviço de consultoria e desenvolvimento de projetos para orientar o centro logístico no planejamento, na escolha de tecnologia de baterias e soluções de rede mais adequadas, e ajudar na implementação do processo de carregamento. “Entendemos que toda solução precisa ser completa para gerar os resultados desejados. Por isso, também fornecemos suporte contínuo aos nossos usuários”, conclui Mariana.

Sobre a Fronius do Brasil
Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW.
Saiba mais no site da empresa.

Perfect Charging
Perfect Charging é a mais antiga das três unidades de negócios da Fronius, sendo uma das maiores especialistas em inteligência e carregamento sustentável de tração e baterias de arranque há mais de 75 anos. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias em automóveis, a tecnologia Fronius confere sustentabilidade e eficiência a milhões de usuários no mundo todo.

Informações para a imprensa
LILÁS COMUNICAÇÃO
Denise de Almeida (11) 99753-7360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here